quarta-feira, 29 de maio de 2024

PHDA E PEA - CONSULTA DE NEURODESENVOLVINENTO

 Na semana passada o Gonçalo teve consulta com a pediatra de neurodesenvolvimento. Foi a primeira consulta depois do diagnóstico e depois de iniciarmos a medicação. 

Ao longo destes seis meses troquei e-mails com a pediatra sempre que senti necessidade, e é uma das razões de eu dizer que me sinto muito bem acompanhada. 

De momento fazemos consultas semestrais, mas sempre que tenho alguma dúvida, contacto a Dra por e-mail e da mesma forma ela esclarece as minhas dúvidas. 

Da parte da psicomotricidade, foi feito um relatório, como o que entregámos no ano passado para o adiamento do 1°ciclo, e para isso foi feito pela educadora também um pequeno relatório e o preenchimento de um inquérito, e nós pais, também preenchemos um inquérito. 

Com toda essa informação e com as análises feitas em Março a pedido da médica de família (que o fez gentilmente, pois achou que a pediatra fosse pedir, e assim adiantou o serviço e ainda nos permitiu poupar uns bons euros), a pediatra concluiu aquilo que, felizmente, nós também temos visto, que o Gonçalo está a ir muito bem.

Para já vamos manter a mesma dose de medicação, quando o novo ano letivo iniciar veremos se há necessidade de alterar alguma coisa, e a Psicomotricidade será também para manter durante muito tempo.

É unânime entre todos os envolvidos, que o Gonçalo desenvolveu bastante no último ano, principalmente nos últimos 6 meses!

Vamos voltar a pedir a terapia da fala na escola, temos um novo relatório da Pediatra a referir a importância da terapia no próximo ano letivo. Sinceramente não acredito que haja alguma mudança, mas vou fazer esse pedido na esperança de "ano letivo novo, vida nova". O não é sempre garantido, mas nem sei que lengalenga usar. Se a de coitadinha ou de maluca que vai lá fazer escândalo se não tiver terapia... (ignorem, não vou fazer nada disso...).

Entretanto comecei a ler um livro sobre PHDA. É um livro útil, explica tudo muito bem e de forma acessível. Será uma ferramenta útil nesta caminhada, creio eu.

O facto de estarmos a terminar a pré, de não sabermos se o Gonçalo ficará naquela escola, anda a provocar-me alguma preocupação. 

Mas tenho tentado não pensar muito nisso, por um lado porque não depende de mim, por outro acho que temos de dar atenção a uma coisa de cada vez. Cada coisa a seu tempo.

Para já começo a notar algum cansaço no Gonçalo (e as outras mães também notam nos seus filhos) relativamente à escola. Mas agora têm alguns passeios marcados, sempre vão sair da rotina, acho que será benéfico. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário