quarta-feira, 10 de julho de 2024

ORGANIZAR ANTES DAS FÉRIAS

As nossas férias estão aí, mas antes do Dolce far niente há coisas a tratar e organizar em casa.

Gosto de ir de férias e deixar as coisas minimamente em ordem.

Pago as contas todas, porque de férias é provável que me esqueça, faço uma limpeza na casa, lavo e dobro roupa (nem sempre dá para passar), e vou com uma sensação de dever cumprido, mas melhor ainda é regressar e encontrar a casa bonitinha.

Estou numa fase que tenho sempre a sensação que a casa está um pouco caótica, mas acredito que esteja relacionado com o facto do Gonçalo estar mais tempo em casa e também com o facto de estar um pouco despreocupada com a organização, pois no próximo mês, temos mesmo de fazer uma limpeza e organização a fundo.

Entretanto, nos dias que antecedem a nossa saída de casa, gosto de mudar os lençóis das camas, para que no regresso as camas já estejam prontas para nos receberem.

Gosto de deixar a roupa toda lavada, embora nem sempre aconteça. Mas para não correr esse risco, hoje até lavei duas máquinas de roupa e fui secar ao Continente. Faciltou imenso. 

Trouxe tudo dobrado, e assim foi mais fácil arrumar o que não ía engomar, e mesmo o que era para engomar estava mais molinho do que se fosse seco ao ar livre. E assim não perdi tempo a estender, a apanhar...

Amanhã lavo mais umas coisas, e mesmo que fique roupa por engomar, certamente ficará, pelo menos está tudo lavado.

Aspirei a casa e lavei o chão, e lavei também a casa-de-banho. 

Gosto de limpar os ralos, normalmente faço-o na véspera da ida à noite. Coloco bicarbonato de sódio e vinagre, deixo agir uns minutos e coloco água a ferver. Isto ajuda a limpar, para não ficar mau cheiro, visto que a casa é antiga e é fácil qualquer coisa provocar um odor desagradável.

Também gosto de colocar lixivia na sanita, mesmo antes de sairmos de casa e se me lembrar também ponho um pouco nos ralos, mesmo que já estejam limpos.

A loiça fica toda lavadinha, lava-loiça limpo e desinfetado, fogão limpo, bancadas limpas e se possível tudo arrumado. Pode acontecer ficar alguma coisa no escorredor a secar, mas fica limpo.

Como acontece a casa ter um cheiro a velho, ou a mofo, não sei bem, também gosto de espalhar uns cheirinhos pela casa. Quando regressamos gosto de entrar e sentir um cheirinho agradável.

Claro que a casa precisa de ser arejada e quem nos vai ajudar nesse sentido é a minha sogra. Terá de vir arejar a casa de vez em quando para circular o ar, caso contrário notaremos um cheiro desagradável assim que entrarmos. 

Em termos de comida, gosto de gastar o máximo possível. Esta semana fiz uma compra muito pequena a nível alimentar, precisamente para gastarmos o que temos.

Produtos frescos têm mesmo de ser gastos, pois não aguentarão até ao nosso regresso. O que está congelado, aguenta bem, mas gostava de fazer uma limpeza grande no congelador. Portanto quanto menos houver, melhor.

A parte má desta opção, é ter de fazer compras logo no regresso. Mas prefiro assim. 

São pequenos cuidados que gosto sempre de ter e que nos ajudam a ter um regresso menos atribulado, já que depois temos muita roupa para tratar e compras para fazer, pelo menos a casa não estará caótica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: