Entre fazer o básico bem feito, entre ter o mínimo diário sempre feito, há algo que faz toda a diferença no meus dias: a minha rotina matinal, que no caso, chamo de rotina mínima matinal!
É o mínimo que quero e preciso de fazer de manhã, que vai fazer toda a diferença no decorrer do dia.
Sou a primeira a levantar-se cá em casa, e por muito cansada que esteja, levanto-me no máximo 5 minutos depois do despertador tocar, por volta das 7 horas.
Vou imediatamente tomar banho e é aqui que tudo começa.
Se me levantar mais tarde, não tenho tempo de fazer tudo o que é importante para mim.
O facto de termos apenas uma casa-de-banho obriga-nos a gerir bem o tempo, por isso, gosto de me preparar antes de todos.
Tomo banho/duche. Nos dias em que lavo o cabelo demoro um pouco mais, mas basicamente tomo banho, trato da pele, do cabelo e maquilho-me.
Fico descansada, sem me stressar por alguém precisar da casa-de-banho antes de estar pronta, e tenho um tempinho para mim, algo que valorizo muito.
Antes de ter esta rotina mínima, tinha dias de não conseguir maquilhar-me, ou de nem ter tempo de me ver bem ao espelho antes de sair de casa.
Não gostava dessa correria, ficava logo irritada de manhã, não me sentia bonita, sentia-me descuidada.
Assim que termino de me maquilhar, vou abrir as janelas, acordo o Gonçalo caso ele não tenha ainda acordado e vou tratar dos pequenos almoços e lanches.
A roupa costuma estar arrumada, e normalmente à noite penso no que vamos vestir.
Entretanto o meu marido já se despachou e saiu de casa, e aí vai o Gonçalo despachar-se para a casa-de-banho.
Enquanto ele lava os dentes eu visto-me, depois dou-lhe o comprimido, pomos perfume, ultkmos retoques necessários e saímos de casa.
Desde que me levanto, até sairmos de casa, passam-se 1h45m.
Neste tempo, trato da minha higiene e aparência, trato de pequenos-almoços e lanches, coloco roupas a lavar se for necessário, destino o que vai ser o almoço e deixo a casa minimamente em ordem, enquanto apresso uma criança para se despachar. Às vezes até consigo fazer a cama da criança.
Fazemos uma viagem de 7 km descansados, sem stress, ouvimos o Homem que mordeu o cão na Rádio Comercial e chegamos à escola a tempo do Gonçalo ainda brincar um pouco antes de entrar para a sala.
Regresso, consigo beber um cafézinho e ir trabalhar. Tudo com tempo!
De momento esta é a minha rotina mínima matinal, mas tenho outros objetivos. Quero fazer outras coisas de manhã. Mas tudo tem o seu tempo. Há um ano a minha rotina não era assim, apesar de ser idêntica, era inconstante.
Agora que já tenho aqui alguma regularidade e que já percebi os benefícios de ter tempo para estas coisas, posso começar a pensar noutras tarefas na minha rotina mínima!
Sem comentários:
Enviar um comentário