sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

SOBRE QUADROS DE MÉRITO

 Dou explicações há vários anos. Depois de ter exercido arquitectura meia dúzia de anos foi nas explicações que encontrei alguma estabilidade emocional que não me levasse à loucura, que estava ao virar da esquina na arquitectura. 

E durante estes anos, já tive muitos explicandos muito bons alunos, sendo que vários foram (ou são) alunos de quadro de mérito, inclusive a minha sobrinha. 

É um orgulho ver um aluno, ou uma aluna, que se esforçou bastante num ano letivo e depois de obter ótimos resultados, ficar no quadro de mérito.

Mas eu sou contra aos quadros de mérito, e passo a explicar porquê. 

Hoje de manhã, uma explicanda de 6.°ano disse-me que alguns dos seus colegas iriam receber os diplomas de mérito. Depois de uns segundos rematou com "para o ano também vou estar no quadro de mérito", mas eu sei que será bastante difícil. 

Esta menina, a C., teve um início escolar atribulado. Não fez pré-escolar, o que por si só já é mau hoje em dia. No 1.° ano começou a pandemia. Tinha trabalhos de casa, mas não tinha aulas online. A mãe colocou-a na explicação comigo porque não conseguia ajudá-la com o método das 28 palavras a português.

No início do ano letivo seguinte já não foi para a explicação, pois a mãe colocou-a num atl onde pudesse almoçar, passar a tarde e estudar.

No 3.° mudou de escola e no 4.° voltou a ser minha explicanda, mantendo-se até hoje. É uma miúda com dificuldades, que acredito serem herança da pandemia, mas é muito esperta e tem vontade. Nunca tinha tido positiva a português, no primeiro teste que fez como minha explicanda teve Muito Bom. Mas apesar de toda a evolução e força de vontade que tem, sei que dificilmente terá só 4 e 5 na pauta, exigência para ser-se aluno de quadro de mérito. 

E é aqui que começa a minha relutância com isto tudo. Um aluno que tem 3 e 4, pode ter-se esforçado tanto, ou mais, que um aluno que tem 4 e 5. Esse aluno não tem mérito?

Claro que quem tem 4 e 5 tem muito mérito, merecem ser reconhecidos, mas há outros muito bons a não serem valorizados porque, por várias razões, não conseguem ter só 4 e 5.

E hoje de manhã até dei um exemplo à C. Tenho a S. e a B., ambas de 8.°ano. A S. está há 3 anos consecutivos no quadro de mérito, a B. nunca esteve. 

A S. é muito trabalhadora, responsável, organizada e estudiosa. A B. também. A diferença é que a S. só tem 4 e 5 e a B. só tem 3 e 4.

Eu até acho a B. melhor aluna, é mais perspicaz, apanha as coisas ainda no ar, chega a conclusões com mais facilidade, interpreta muito melhor o que lê, tem um português muito melhor, ambas têm um comportamento exemplar, mas sei lá como, a S. consegue melhores notas.

Para mim têm as duas muito mérito porque esforçam-se muito para ter bons resultados, simplesmente uma consegue ter melhores resultados do que a outra.

Além disto, há a questão da pressão. A S. passa a vida preocupada se tem um 3 e isso impossibilita-a de ficar no quadro de mérito.

Eu até já lhe perguntei "então achas que se tiveres 3 a inglês (que é o seu calcanhar de aquiles) e só 4 e 5 nas restantes, e não ficares no Q.d.M. tens menos mérito do que nos outros anos?"

Mas ela entra em desespero só de pensar. E pensar que um colega que tem notas mais baixas a pode ultrapassar? É uma afronta...

Para não falar das dificuldades económicas que podem atrapalhar o mérito de um aluno. Por exemplo, a S. anda na explicação comigo desde o 4.° ano. Tinha muitas dificuldades a português, mas com muito trabalho melhorou. Foram muitas horas de explicação. Será que se os pais da S. não conseguissem pagar explicações ela teria melhorado tanto e chegado onde chegou? Eu duvido! 

Portanto esta coisa dos quadros de mérito tem muito que se lhe diga. Eu não sou de acordo, mas não sou eu que decido!!!

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