Os meus hobbies são uma forma de me conectar comigo mesma. São uma forma de expressão, de criação, de motivação e de descontração, claro.
Um dos meus objetivos para este ano era reduzir o tempo nas redes sociais e dedicar-me mais a coisas que gosto, neste caso, aos meus hobbies!
E assim tenho feito e tem sido recompensador.
São todos calmos e têm bastante em comum entre si.
• Prática de Yoga
• Leitura
• Escrita/Blogue
• Pintura de mandalas/desenho
• Macramé
• Sudoku
Todos têm em comum a calma que me trazem. "Ah, és uma pessoa tão calma!" - dizem muitas pessoas. Mas desenganem-se se pensam que nasci assim. Há aqui muito trabalhinho interior, de muitos anos, para não andar com os nervos à flor da pele, e mesmo assim, às vezes também perco as estribeiras porque sou humana, não é verdade?
Mas podem acreditar que estes hobbies de anos, alguns de décadas, fazem muito pela minha paz interior, pela minha concentração, foco e memória.
O Yoga tem todo um conjunto de benefícios, e mesmo que seja uma prática pequena, traz sempre mais coisas boas do que más: fortalece o corpo, trabalha equilíbrio, concentração e flexibilidade, traz foco para o presente, a respiração melhora significativamente e isso traz benefícios para a saúde em geral!
A leitura e escrita andam e mãos dadas. As duas têm a vantagem de melhorar a memória, o raciocínio, a concentração, aumentam o vocabulário e o nosso entendimento (interpretação), além de contribuirem para mais conhecimento em várias áreas. Tudo dependerá do que se lê e do que se escreve, mas isso é outra conversa.
A pintura de mandalas/desenho e o Macramé ajudam na criatividade, também no foco e concentração, na calma e descontração, atenção plena, motricidade fina... o Macramé ainda tem o benefício de decorar a minha casa com peças únicas feitas por mim, que para mim é uma forma de mostrar amor e apresso pelo nosso espaço!
O sudoku é desafiante, faz-nos pensar de formas diferentes, portanto ajuda muito no raciocínio e claro que trabalha também muito a concentração.
Quanto às redes sociais, ou à internet em geral, continuo a usar e a gostar. Continuo a ver vídeos de assuntos que me interessam, simplesmente reduzi bastante o tempo e tem sido muito mais proveitoso assim. Até noto mudanças na minha disposição e isso acaba por influenciar muito o meu dia-a-dia, o cansaço e o descanso!
Sem comentários:
Enviar um comentário