Estou aqui a ver os trabalhos de casa de férias que o meu filho ainda tem para fazer, e pergunto-me pela milésima vez, como é que a professora passou o segundo período a dizer-me que o Gonçalo tem dificuldades nos cálculos, e não mandou uma única ficha de matemática para ele fazer.
Juro que tentei relativizar, mas realmente é difícil.
Ontem ele fez anos, (8 anos minha gente, 8 anos...) e passámos a tarde com os seus amiguinhos de turma. Falei com a mãe de uma colega, que é a que eu tenho mais próxima e vou falando sobre estes assuntos, e a colega trouxe várias fichas de matemática para fazer.
Portanto a minha relutância com tudo isto, ainda aumenta. Não percebo, pronto. Mandou 4 páginas de português, tudo coisas fáceis que precisam de ser feitas e têm a sua importância, claro, mas depois na questão onde ele demonstra mais resistência (nem acho que seja dificuldade, é mesmo resistência em fazer, sei lá eu porquê) encosta-se para o lado e não se manda nada.
Sabendo a professora que eu tenho disponibilidade, vontade e conhecimento para trabalhar com ele em casa durante as férias, e que tem também a psicomotricidade... isto não faz sentido para mim.
Os livros de matemática vieram porque eu pedi, mas ainda levei com uma mensagem assim: "Já mandei os trabalhos de casa ontem. Mas pode vir buscar o que entender."
Respondi que tinha visto os trabalhos, mas "como o Gonçalo tem dificuldades a matemática, eu quero trabalhar nas férias com ele. Temos tempo para isso."
Ele tem páginas em branco, tem páginas iniciadas mas que não foram terminadas, e eu nem sei porquê. Nem sei se a professora de educação especial está a trabalhar estas questões com ele, não sei como é articulado o trabalho entre as duas professoras...
Se quero saber, tenho de perguntar e mesmo assim...
Mesmo eu querendo manter o pensamento positivo e confiar no trabalho de todos os envolvidos, parece-me que a questão foi resolvida enviando poucos trabalhos e fáceis, também para se facilitar depois a correção dos mesmos.
Poderiam ter sido trabalhos direcionados para as dificuldades que ele demonstra mas pronto, optou-se pelo caminho mais fácil.
É assim que vejo as coisas neste momento!
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