quarta-feira, 23 de abril de 2025

PHDA E PEA - REGRESSO ÀS AULAS E AVALIAÇÃO

 Primeiro dia de aulas do último período letivo. Oh não!!! O 1.° ano do meu filho está quase a terminar!

Acho sempre o 1.° período enorme, o 2.° rápido e o 3.° mal se sente, passa rapidíssimo. Mas pronto, o que é que se pode fazer?

O Gonçalo hoje despachou-se rápido de manhã, não por ter saudades da escola, nem por estar animado com o regresso. Mas assim que viu que estava sol, e que independentemente da vontade teria de ir para a escola, despachou-se para ter tempo de brincar na rua antes de ir para as aulas.

A professora disponibilizou as avaliações na plataforma antes da Páscoa e estão dentro daquilo que esperava. Estão melhores que as do 1° período, e coincidem com o que vejo em casa e na psicomotricidade. 

A única observação negativa é que o "Gonçalo mostra ter hábitos de estudo e de trabalho, no entanto revela pouco interesse e empenho". 

 E eu tenho de concordar, porque ele nunca tem muita vontade de trabalhar e antes de começar a fazer já está a dizer que vai demorar muito tempo, que dá trabalho e que é difícil. Da nossa parte tem de haver muita paciência e ao mesmo tempo desvalorização para que ele faça as coisas.

O que me dá alento, é que vejo que mesmo nessas situações, ele depois sabe fazer e percebe. É só aquela resistência no início.

Numa das últimas sessões de psicomotricidade tinha umas contas de somar para fazer. A primeira era 4+2 e ele dizia que não sabia, que era difícil, que dava muito trabalho. A terapeuta disse-lhe: " Ok Gonçalo. Não fazes, depois quando fores crescido queres trabalhar nos carros e o sr. dos carros diz-te que não podes porque não sabes fazer contas de 4+2." E ele respondeu de imediato: "ok, são 6." 

E isto acontece frequentemente. Ele ainda é muito despreocupado com a escola e se puder esquivar-se so trabalho, esquiva-se. No entanto, se for bem "manuseado" faz as coisas e até se desenrasca bem.

Eu tenho visto muitos "Gonçalos" ao longo da minha vida de explicadora, e normalmente são miúdos com interesses vincados noutras áreas e que acham a escola uma seca. Parecem preguiçosos, mas no fim de contas são daqueles que as notas não coincidem com essa postura. 

Neste momento até tenho um "Gonçalo", que na verdade se chama Rodrigo, que parece sempre desinteressado, e até tem problemas com alguns professores por isso, mas depois as notas são muito boas. 

Claro que numa sala de aula, ver um aluno com ar de quem está a morrer de tédio, a olhar para o vazio, incomoda o professor. Mas nem sempre o que parece, é. 

Da minha parte, vou fazendo o que tenho de fazer, e rezando para que este desinteresse e empenho não o prejudiquem e que consiga perceber a matéria e aplicar esses conhecimentos. 

Para a semana temos a reunião de pais, vamos ver se há outras questões.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário