sexta-feira, 29 de agosto de 2025

COLOQUEI A BELEZA DE LADO (POR UNS DIAS)

 Neste mês de agosto resolvi dar um tempo à minha beleza. Não pintei unhas, não pintei cabelo, o cabelo andou 99% dos dias apanhado, não arranjei sobrancelhas, não usei maquilhagem (usei muito pouca 2 ou 3 vezes no máximo). 

Não foi preguiça, não foi desleixo, não foi depressão. Foi uma decisão consciente, só porque sim. Porque me apeteceu, porque tenho o direito de não usar nada se assim entender.

No entanto, não deixei de arranjar as unhas, não deixei de cuidar da pele, de hidratá-la bem, não deixei de lavar o cabelo bem lavado e usar máscara hidratante, não deixei de usar um óleo nas pontas, não deixei de fazer o buço (ainda pensei nisso 🤔) e a depilação no resto do corpo, não deixei de tomar banho nem de usar desodorizante, perfume e roupa lavadinha.

E o engraçado é que neste tempo ouvi comentários de outras pessoas: "agora andas sempre de cabelo apanhado", "até admira não pintares as unhas", "tens de ir pintar o cabelo".

A última observação até ouvi de duas pessoas diferentes em dias diferentes e a minha resposta foi sempre a mesma "sim, eu sei, tenho espelhos em casa 😁"!

Vejo perfeitamente a raiz de 2 centímetros (com muitos cabelos brancos nota-se muito), mas o problema é meu. Não preciso que me digam "tens de" (que é uma coisa que me faz ferver o sangue...), quando eu só tenho de fazer o que entendo. 

Mas pronto, às vezes as pessoas falam e depois é que pensam. 

Depois há as pessoas que acham que unhas pintadas são sinónimo de mãos bonitas ou cuidadas, e não são. Tal como unhas naturais não são sinónimo de desleixo.

Conheço pessoas que fazem as unhas todos os meses, mas têm as mãos mal cuidadas, às vezes até têm as unhas sujas (e nota-se e é feio), e depois olham para alguém que não pinta as unhas, mas as tem limadas, sem peles espetadas, limpas e as mãos hidratadas, como se a pessoa fosse desleixada.

Falta normalizar o natural, e também as opções de escolha e ainda saber diferenciar o que é realmente desleixo. Não temos que andar todos em rebanho a fazer as coisas da mesma forma.

Da minha parte, sei cuidar da minha aparência, cuido porque gosto e acho importante, faço-o eu mesma na maioria das vezes, mas também me dou o direito de escolher não fazer. E não dou palpites na aparência das outras pessoas, muito menos sem ninguém me perguntar nada.

Para a semana regresso ao trabalho com mais afinco, graças a Deus, nessa altura irei voltar aos meus cuidados habituais, porque assim o entendo e não porque a sociedade acha que assim é que deve ser.

De qualquer forma, temos de normalizar a simplicidade e a naturalidade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário