Já comentei por aqui que tenho tido algumas desilusões com supostas amizades. Tem sido uma grande limpeza, de facto! Recentemente, tive mais uma. Não que considerasse a pessoa em causa amiga, no sentido íntimo da palavra, mas era alguém por quem tinha muita estima e consideração.
Mas ninguém é perfeito e estas coisas vão acontecendo.
Vá, preparem um chá ou café, um bolinho, porque isto parece uma novela.
Em Março comprei aulas de Yoga online, como já tinha feito noutras alturas. Sempre com a mesma pessoa, correu sempre tudo bem.
As aulas online começaram (ou pelo menos eu tive conhecimento nessa altura) na pandemia, nós preenchiamos uma ficha de inscrição no site e a Sílvia (professora de yoga e gestora do site) enviava os dados para pagamento, nós enviavamos o comprovativo de pagamento e ela enviava-nos a password para esse mês.
Assim que o mês terminava, a password era alterada e só quem pagava teria acesso à nova password e às aulas.
Em Março fui ao site para me inscrever nas aulas online, e não havia menção a isso. Enviei mensagem à Sílvia e ela enviou-me um link onde podia adquirir as aulas online.
O pagamento já seria feito com cartão de crédito e não seria necessário enviar comprovativo. Ela enviou-me o meu link de acesso às aulas e pronto.
Percebi que tinha modernizado as coisas, mas não percebi que estava a adquirir um serviço que seria pago mensalmente e que para deixar de ser, teria de lhe pedir para cancelar.
Não havia nada no site que explicasse isso na altura, e eu estando habituada a pagar só o mês corrente, não me passou sequer pela cabeça que as coisas tivessem mudado a esse ponto.
Num destes dias deixei o Gonçalo na escola e fui beber um café, mas antes fui levantar dinheiro, aproveitando para fazer uma consulta de movimentos (há algum tempo que não conseguia aceder aos canais digitais do meu banco e só me orientava através das consultas de movimentos).
Eram 9 e pouco de manhã e eu tinha um pagamento de multibanco desse mesmo dia, sendo que não tinha usado sequer o multibanco, nem feito nenhum pagamento. Achei estranho e depois de dar voltas à cabeça para saber como teriam desaparecido aqueles 25€, fui ao banco para ter acesso a essa informação e para tratar do que precisava para aceder ao site e à app do banco.
Quando a senhora que me atendeu disse que era um pagamento feito a Yoga Bliss, eu pensei "ah, isto foi um engano do banco dela. Óbvio. Agora ligo-lhe e fica já resolvido."
Mas a senhora, experiente nestas coisas, disse-me logo "esse valor não terá saído da sua conta estes meses todos?", "Ah, não... e eu não dava conta? Impossível... isto foi um engano qualquer, mas eu falo com ela e resolve-se."
E a senhora disse-me: "Olhe, se não conseguir resolver, se ela não lhe cancelar isso, venha logo cá e cancelamos esse cartão. Isto é mais comum do que se imagina, e a única forma de você acabar com isso é cancelando o cartão."
Fui para casa e já conseguindo aceder à app fui ver os meses todos, confiante de que não passava de um mero engano. Ingénua pá...
Todos os mesinhos sairam 25€ da minha conta e eu não dei por isso...
Eu que gosto de organizar tudo, de gerir bem o dinheiro, que vejo a quantas ando com frequência, andei a pagar por um serviço que não usufrui e não dei por isso.
Sinto-me tão estúpida por isto... Como é que isto aconteceu? Possivelmente estão a pensar, "é porque tens muito dinheiro". Era o que eu pensava se ouvisse isto de outra pessoa, mas infelizmente não. Em agosto entraram 55€ na minha conta, foi o único ordenado que tive nesse mês e eu não percebi que sairam 25€...
Se não fosse aquela consulta de movimentos cedo, e a certeza de que não tinha feito nenhum pagamento provavelmente também iria passar despercebido desta vez.
Enviei sms à Silvia a explicar o sucedido. O que esperava eu com este sms? Não sei. Não esperava nada em concreto.
No site não estava explícito que seria necessário cancelar o serviço, na altura que o adquiri. Para mim não é óbvio que assim seja, acho que deve estar explicado para evitar confusões. A partir do momento que se omite esta informação acho que há desonestidade, mesmo que seja o normal, e que toda a gente saiba que adquirindo um serviço mensal, o valor será pago até a pessoa cancelar. Quem quer ser sério e honesto não está a partir do princípio que algo deste género está implícito. É como vejo as coisas.
Basicamente foi isto que a Silvia me disse, que lamentava eu não ter percebido, mas como era um produto online não era reembolsável (não encontrei nenhuma lei que o diga, mas passamos à frente) e enviou-me o comprovativo do cancelamento do meu serviço.
Acedendo ao link que me foi dado em Março, percebi que tinha acesso a tudo. A minha revolta comigo mesma ainda era maior, porque paguei e não usufrui. E gostava de ter usufruido.
Expliquei o meu ponto de vista, nunca pedi que o dinheiro me fosse devolvido, mesmo eu não concordando com a forma como as coisas foram feitas, é um bocadinho chover no molhado, vou dizer que ela não tem razão, ela vai dizer que eu não tenho, e pronto.
Entretanto vi que no site já havia a informação que o serviço teria de ser cancelado. Ou seja, mais uma vez, demonstra desonestidade. Depois de alguém se queixar a pessoa vai ao site e coloca a frase: "renova automaticamente até cancelado".
Nesta foto que publiquei no post de março não estava informação sobre o cancelamento:
Visto ter pago 175€, que para mim é muito dinheiro, e 150€ dos quais não usufrui, pedi as faturas destes meses. Pelo menos tento reaver qualquer coisita no IRS, certo?
A Sílvia enviou-me as mesmas e disse-me que me iria dar as aulas até ao fim do ano, de forma a amenizar a situação.
Eu agradeci e disse que ia aproveitar, claro. E fiquei em paz com os tristes acontecimentos.
Toda esta conversa foi feita com modos e educação. Eu mostrei desagrado pela falta de transparência no site, dando a minha opinião, mas sempre com calma e assertividade.
À noite... à noite fui ver as ditas faturas... e entra-me uma revolta no corpitcho, pois vejo, mais uma vez que este mundo é feito de pessoas sérias e de chicos espertos.
As faturas, não eram faturas nem aqui, nem na china.
Não tinham o meu NIF, nem dela, nem da empresa dela, não tinha IVA, não tinha QR code, basicamente era um comprovativo de pagamento sem qualquer valor legal.
Era um papelinho giro, sim senhor, mas nunca estaria disponível no site das Finanças, nomeadamente no e-fatura como é obrigatório neste país de gente que foge ao fisco.
No dia seguinte de manhã enviei-lhe outra mensagem a referir o sucedido, e que não era isso que eu pretendia, e sim uma fatura.
Fatura é fatura. Recibo é recibo. Papel é papel.
E começa a conversa de chacha. Primeiro eu tinha de ter dito que queria o meu contribuinte. Pronto, foi um erro meu, porque eu, quando alguém me pede fatura, passo uma fatura a sério e se não tiver o contribuinte da pessoa, peço. Não passo uma fatura do País das Maravilhas e depois culpo a pessoa dizendo "ah, mas não pediste contribuinte."
Remata ainda que não vale a pena passar-me fatura com o meu contribuinte porque "também não conseguirias deduzir como despesas de desporto pq estou coletada em nome individual e não como ginásio/estúdio".
E envia-me um link para um artigo sobre a dedução de despesas de desporto. Voltou a estar mal. Toma lá areia para os teus olhinhos, porque és burrinha e eu sou muita esperta.
Disse-lhe que estava informada e não era necessário enviar-me links com informação sobre o assunto, e mesmo não sendo possível colocar nas despesas de desporto, poderia colocar nas despesas gerais.
"Infelizmente o Yoga não entra nas despesas de saúde, portanto também não entra nas despesas gerais."
Aqui já eu começava a perder a paciência. Uma pessoa que tem um negócio tem obrigatóriamente de passar faturas. Se é uma despesa dedutível, ou não, em IRS, é um problema do consumidor. O prestador do serviço, seja ele qual for, não tem de tentar fazer com que o cliente não queira a fatura porque não lhe servirá para nada. Houve toda uma conversa, como se eu estivesse a exigir algo sem nexo. "Nunca ninguém me pede faturas porque não servem para nada".
Eu passei-me completamente, disse-lhe que ela estava a tentar enganar-me, que começou logo mal por não me ter avisado das mudanças nos pagamentos das aulas, sabendo que nunca fui pessoa de fazer vários meses seguidos, só lhe teria ficado bem avisar-me, era um dever moral. E que tinha de me devolver o dinheiro ou passar as faturas como manda lei, já que o que me estava a dar era completamente ilegal, caso contrário teríamos problemas.
E pronto, o problema resolveu-se. Não me devolveu o dinheiro porque eu usufrui de 6 meses de aulas online.
Eu não tenho como provar que não usufrui, mas ela tem como saber se usufrui ou não. Sabendo disso, é tudo uma questão de consciência. Eu não ficaria bem com a minha consciência se estivesse no lugar dela, mas cada um tem a consciência que merece.
Disse-me que o máximo que podia fazer era passar uma fatura com o total da despesa, como se me fizesse um favor. Enviei-lhe o meu NIF (sendo que durante estes 14 ou 15 anos, preenchi várias fichas de inscrição como sua aluna, tanto em espaços físicos como no próprio site, e custa-me a crer que ela não tenha uma base de dados com essa informação) e ela enviou-me a fatura.
Pareceu-me dentro do exigido pelas nossas leis, mas enviei para a minha contabilista e ainda fui confirmar com a inteligência artificial do telemóvel. Todos concordaram que sim.
Portanto, não percebo o porquê de tanta relutância em passar a dita fatura. Assim que pedi, perguntava se queria com contribuinte, dizendo eu que sim, passava e pronto. Para quê esta manobra toda? Para fugir ao fisco? Acredito que sim, mas são 175€, compensa ter esta chatice toda?
Caso não tivesse passado a fatura, ou me tivesse enviado uma fatura ilegal, eu iria directamente à PSP apresentar queixa.
A Sílvia era uma pessoa que eu respeitava, que admirava e por quem tinha muita estima. Perdi tudo isso num ápice.
Sinto-me enganada, sinto-me roubada, sinto-me profundamente triste e desiludida. É um grande abre olhos em vários sentidos. Mais uma vez vejo que há muita gente que põe os seus interesses acima de tudo e todos. E tudo isto também serviu para me mostrar que afinal não andava assim tão cuidadosa com a gestão financeira, pois fui enganada durante 6 mesinhos e nem dei por ela.
Não sei se a oferta das aulas "grátis" até ao final do ano continua de pé depois do que eu lhe disse. Sei que está a fazer alterações no site, e que teria de me enviar um novo link para aceder às aulas. Duvido que envie, ficaria bem enviar, já que ela é que ofereceu, mas dadas as circunstâncias isso não fará diferença na minha opinião sobre o assunto, nem tenho interesse em fazer as aulas!
Partilho isto tudo aqui, para que tenham cuidado com os lobos com pele de cordeiro, e também para que fique gravado para a minha memória futura!!!
Acreditem que tenho um aperto no peito, sinto-me mesmo revoltada e triste ao mesmo tempo.😔
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