quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PRODUTOS NATURAIS PARA CABELO

Como já referi várias vezes, tenho o cabelo curto. É uma vantagem para quem não gosta de usar muitos produtos no cabelo, já que se torna menos exigente (pelo menos o meu).

A última máscara para cabelo que comprei, foi há mais de 1 ano. Já que este comprimento permite a pouca utilização destes produtos, eles duram e duram e duram... O problema é que, como tudo, existe um tempo médio de vida. E tendo em conta que na casa-de-banho habitam muitas bactérias, não me parece muito boa ideia usar um produto que está aberto há mais de um ano.

Dito isto, a máscara já foi para o lixo e comecei a pensar o que podia fazer para hidratar o cabelo, sem ter de comprar produtos caros e que só estão disponíveis em embalagens grandes (pelo menos os que conheço).

A primeira ideia foi investir num vinagre de framboesa da Yves Rocher, disponível aqui. Basta espalhar pelo cabelo, massajar um pouco e depois retirar com água. Gostei do resultado, para além de amaciar, deixa o cabelo brilhante e o cheiro agrada-me muito.

Sendo uma embalagem bem mais pequena que a de uma máscara, não durou 1 ano, claro está. Portanto, antes de poder encomendar uma nova embalagem, fiquei sem vinagre de framboesa. Qual foi a alternativa que usei? Já tinha visto em várias revistas e também blogues, que a mistura de água e vinagre também é boa para amaciar e abrilhantar o cabelo. Decidi experimentar.

Existem várias receitas, eu optei por misturar água mineral (2/3) e vinagre de maçã (1/3) num frasquinho vaporizador e utilizo-o sempre depois da lavagem, deixo repousar um bocadinho e retiro com água abundante. Não deixa cheiro, o cabelo fica macio (pelo menos o meu fica, acredito que o facto de ser curto também ajude) e brilhante.

Depois de começar a usar este truque, procurei outros e a escolha é muuuuiiiito vasta. Basta perder alguns minutos para encontrar várias receitas. Optei por partilhar convosco as que me pareceram mais acessíveis e fáceis de fazer. Como é óbvio, não experimentei todas, já que cada uma é ideal para um tipo de cabelo.

CABELOS PINTADOS
Fazer uma infusão de erva cidreira. Aguardar 5 minutos antes de coar. Passar no cabelo no último enxaguamento, 2 vezes por semana.

Máscara:
2 laranjas, 2 bananas, 5 c.sopa de mel. Espremer as laranjas, misturar as bananas amassadas e o mel aquecido. Aplicar a máscara no cabelo lavado e húmido, esperar 2 horas e lavar normalmente.

CABELOS DESCOLORIDOS
Máscara de iogurte e mel:
1/2 iogurte natural, 2 c.sopa de mel. Bater no liquidificador. Espalhar a mistura por todo o cabelo e deixar actuar 40 minutos. Depois lavar.

CABELOS QUEBRADIÇOS
Depois de lavar o cabelo, molhe-o com cerveja. Retire com água. Revitaliza o cabelo.

CABELOS DANIFICADOS
Azeite e gema de ovo. Massaje azeite no cabelo. Depois faça uma massagem da raiz às pontas, com a gema batida. Aguarde 10 minutos e lave normalmente. Repetir 1 vez por semana, durante 1 mês.

CABELOS OLEOSOS
Sumo de limão diluído num copo de água, aplicado depois da lavagem, regula a gordura. Enxaguar muito bem e evitar contacto com o sol depois deste tratamento, já que o limão em contacto com este pode danificar o cabelo.

CABELOS BAÇOS
Passar azeite morno por todo o cabelo, embrulhá-lo numa toalha previamente aquecida, esperar 15 minutos e lavar normalmente. Fazer 1 vez por mês.

AMACIADORES PARA TODO O TIPO DE CABELO
1 litro de água mineral, 1 c. sopa de vinagre de maçã. Juntar vinagre à água e passar pelo cabelo no último enxaguamento. Dá brilho e não deixa cheiro.

QUEDA DE CABELO
Depois de lavar o cabelo, enxague com chá. Cabelos claros com infusão de camomila e escuros com chá preto. Evita a queda de cabelo e deixa-os brilhantes e macios. Aplique a cada 3 semanas.

Outros truques que retirei do livro Viva Melhor. Não especifica se depois do tratamento se deve ou não lavar o cabelo. Presumo que pelo menos, se deva passar o cabelo por água.

PARA AJUDAR NO CRESCIMENTO
3 folhas de couve com 1/2 litro de água, bater no liquidificador , coar e massajar o couro cabeludo 3 vezes por semana.
 
CASPA E QUEDA DE CABELO
1/2 abacate, 1/2 limão, 1 colher de mel, misturar e massajar durante 15 minutos, o couro cabeludo, 2 vezes por semana.

QUEDA DE CABELO
Friccionar diariamente o couro cabeludo com sumo de agrião.

Independentemente do objectivo ser poupar dinheiro, ou poupar o cabelo e couro cabeludo do uso constante de produtos químicos, estas sugestões parecem-me adequadas.

Desejo-vos um dia em beleza! :)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário