sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DORMIR BEM

Dormir bem é crucial para que o dia nos corra bem.

Se dormirmos bem, acordamos também bem, estamos mais concentrados e temos mais energia no desempenho de todas as tarefas a que estamos sujeitos diariamente.

As minhas dicas para dormir bem são as seguintes:

- Não como antes de dormir. Durmo melhor se tiver um pouco de fome, do que se estiver com o estômago cheio.

- O quarto é para dormir. Não há lá televisão, portátil, telemóvel...

- A temperatura do quarto tem de estar amena, nem muito quente nem muito fria. No inverno, se estiver muito frio ligo o aquecedor uns minutos antes de ir para a cama e desligo-o assim que me deito. No Verão, se estiver calor, abro um pouco a janela. Não dormimos com electrodomésticos ligados no quarto.

- O quarto tem de estar arrumado. Nada de roupa espalhada, objectos perdidos... tudo arrumado, para que o sono seja tranquilo.

- A roupa de cama tem de ser confortável.

- Não faço exercício físico à noite, pois acaba por ter um efeito energizante e impedir a chegada do sono.

- Existem algumas posturas de yoga indicadas para fazer antes de dormir, mas nada de saudações ao sol e acrobacias yoguicas na hora de ir para a cama.

- Gosto de organizar tudo para o dia seguinte. Assim não vou para a cama a pensar que tenho de fazer isto ou aquilo.

- Tenho um ritual antes de ir para a cama. Lavar os dentes e limpar a pele é o mínimo que faço. Nos dias normais (em que não adormeci no sofá) coloco creme no rosto, massajo, depois nas mãos e por fim nos pés.

- Assim que me deito, relaxo completamente o corpo. Deito-me na postura de cadáver (postura de relaxamento feita normalmente no fim da pratica de yoga), penso nas coisas boas da minha vida (em género de agradecimento) e relaxo. Relaxo todos os músculos de todo o corpo, de toda a face, concentro-me na respiração, longa e profunda... sinto-me a afundar no colchão e ao mesmo tempo a levitar. E deixo-me dormir.

São dicas simples, mas que acho muito importantes para uma boa noite de sono.

Deixo-vos uma sequência de yoga, para uma bela noite de sono.


Desejo-vos uma noite muito tranquila! :)





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário