segunda-feira, 23 de março de 2015

ORGANIZAR PARA VIVER MELHOR - SEMANA DE LIMPEZAS

Esta semana tenho menos horas de trabalho, muito menos. Normalmente nesta altura gosto de fazer a tal limpeza de mudança de estação, onde limpo tudo profundamente.

Acontece que antes, tinha muito tempo livre e ocupava-me muito nas tarefas domésticas. Agora, como a disponibilidade não é a mesma, tenho de me organizar de outra forma. Não terei um dia inteiro para cada divisão, como era habitual, nem terei uma semana completa para esta tarefa. 

Tive de fazer escolhas. Ou limpo o melhor possível tendo em conta o tempo disponível e as minhas prioridades, ou ando tipo barata a querer fazer tudo ao mesmo tempo e a não conseguir terminar nada.

O que acham que escolhi? Claro, a primeira opção.

Comecei por pensar nas prioridades. Quais eram as áreas aqui em casa que tinham mesmo de ser urgentemente limpas?

- Quarto: Limpar paredes pois o bolor instalou-se em certas zonas, reorganizar mobiliário, limpar janela (caixilho e vidro).

- Escritório - O problema de bolor mantém-se no escritório, portanto limpar zonas afectadas, organizar estante/livros e dossiers de fichas de trabalho/matéria.

- Wc - Seleccionar maquilhagem fora de prazo para deitar para o lixo, limpar móvel e azulejos. 

- Cozinha - Limpar e organizar móvel inferior, limpar frigorífico, limpar janela (caixilhos e vidro).

Há também a questão da organização da roupa, que tenho vindo a fazer ao longo dos dias. Por exemplo, comprei uns organizadores para um roupeiro, já limpei e arrumei os sobretudos, portanto a roupa de Inverno aos poucos vai sendo guardada e substituída pela de Primavera.

Estas são as urgências, pois todas as outras tarefas têm de ser realizadas todos os dias, ou quase.

Depois de ter em conta quais as prioridades, organizei-as consoante o tempo livre. E apesar de ter uma manhã e uma tarde livre durante a semana, e de primeiramente ter pensado ocupá-las nestas limpezas, também pensei que mereço ter uma tarde só para mim. Isto para dizer que as urgências também podem esperar, se outras urgências se manifestarem entretanto.



Como podem comprovar pelo meu esquema, a cozinha não foi contemplada nas tarefas desta semana. E a semana que vem já não será tão calma, portanto, e visto que de todas as urgências a cozinha é a menos urgente, esta tarefa será repartida por todos os dias. Ou seja, num dia limpo o frigorífico, no outro o armário inferior, no outro a janela. Assim estará tudo limpo, sem ter de abdicar dos meus miminhos.

O quarto foi limpo hoje, deu muito trabalho mas ficou muito melhor.

No meu esquema/horário, foi também contemplado um tempinho para estar com a minha sobrinha, para fazermos coisas de tia e sobrinha, que estão praticamente de férias.

Com este processo, acredito chegar ao fim-de-semana com a casa toda organizada e limpa e, depois será só dar aquele jeitinho para que fique tudo a meu gosto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Excelente método!! O meu ainda estou para encontrar :) mas está difícil desde que acabei a licença de maternidade que estou a tentar a organizar a rotina da casa, o que tem sido mais difícil é tratar da roupa...quanto ás limpezas tenho deixado tudo para o sábado mas aos poucos quero fazer todos os dias um pouco para não sub carregar o fim de semana..obrigada sempre pela ajuda...beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente Ana. Eu trabalho em casa e ainda não tenho filhos, e tenho dificuldades, portanto quem tem filhos e trabalha um dia inteiro fora, ainda é mais complicado. Mas acredito que nós nos adaptamos melhor às circuntâncias do que muitas vezes pensamos, é preciso é dar tempo ao tempo e não desistir. Tudo se consegue, de uma forma ou de outra. Beijinho e obrigada pelos comentários.

      Eliminar