quarta-feira, 8 de abril de 2015

SIMPLIFICAR A ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA DA CASA

Cá estou eu novamente a falar sobre este assunto. Parece que ultimamente este tema surge demasiadas vezes nas minhas conversas com amigas e, parece que é um tema que tem pano para mangas. Além de tudo isto, é um tema que dá trabalho, realmente.

A maioria das pessoas não gosta de passar horas e horas a limpar e organizar a casa. Por muito que goste, não quer fazer só isso na vida. Pessoalmente, gosto muito de limpar e organizar a minha casa, mas só se tiver tempo. Nesta altura é difícil e não consigo um dia completamente livre para tarefas domésticas. Ao fim de semana, gosto de fazer outras coisas que não posso fazer durante a semana, portanto a prioridade também não é passar o dia de aspirador na mão.

Tento organizar as coisas ao máximo, para conseguir ter tudo minimamente limpo e organizado. E claro, tenho os meus truques. São eles:

- Nada de dramas - Não sou de dramatizar no geral e neste tema também não. Não sou do tipo de não usufruir da casa para não a sujar. Por isso, o melhor é não dramatizar, se está sujo, limpa-se.

- Limpar o que está sujo, quando está sujo - Não tenho o habito de limpar o que está limpo, mas se noto que está sujo, tento limpar na hora.

- Ter pouca coisa - Quanto mais objectos acumulamos, mais temos de limpar. Para mim, menos é mais.

- Ter rotinas simples - Como passar por todas as divisões com um saco onde coloco lixo, por exemplo papelinhos, panfletos, etc, jogar o lixo fora todos os dias, passar a vassoura nas divisões mais usadas fazer a cama, dobrar roupa usada, lavar loiça, tirar os sapatos à entrada, etc. 

- Destralhar - É uma forma de garantir que não se acumulam coisas desnecessárias e que só nos ocupam tempo a limpar e organizar.

- Diminuir as expectativas - Apesar das rotinas, dos truques, não é tudo perfeito. A casa é para ser aproveitada, a vida é para ser vivida. Nem tudo tem de estar brilhante e perfeito como se fosse uma imagem de revista. Há dias maus em que a casa está transformada num autêntico caos, mas também há dias bons em que tudo está no devido lugar. Não vale a pena pensar que tudo tem de estar sempre perfeito.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: