segunda-feira, 14 de março de 2016

LISTAS E LIMPEZAS DE PRIMAVERA

Normalmente quem gosta de organização adora lista e mais listas. Claro que não sou excepção, por isso faço várias listas para vários assuntos. 

Com as férias da Páscoa a aproximarem-se comecei a pensar nas 1001 coisas que gostaria de fazer nestas férias. Nada de descanso verdadeiramente dito, já que continuarei a trabalhar, mas sim tarefas que precisam de ser cumpridas o quanto antes e que para tal também preciso de disponibilidade. 

Ora bem, quando comecei a pensar em tudo, perdi-me um pouco e por isso resolvi listar tudo. No final percebi que para realizar todos os itens da lista, precisaria de tempo que não vou dispor.

- Lavar roupas mais frescas e guardar roupas muito quentes
- Limpar gavetas da roupa e roupeiros
- Destralhar panos/toalhas de cozinha
- Verificar panos/toalhas guardados e comprar novos caso necessário 
- Comprar cestos para organizar armário das mercearias
- Organizar armário de mercearias
 - Trocar tapete da sala
- Lavar tapetes do quarto
- Lavar cortinados
- Comprar almofadas para quarto e guardar as de pêlo 
- Pintar portas (tarefa adiada já por várias vezes)
- Pintar baú 
- Lavar tetos e zonas com bolor - basicamente todas as divisões...
- Mais as tarefas normais de limpezas: aspirar, limpar vidros e caixilhos, limpar pó de móveis...

Visto assim até nem parece mau, mas sabendo a dimensão real das tarefas, sei que não é  de um dia para o outro. Assim, tive de começar as tarefas antes das férias e tenho aproveitado os fins de semana para ir adiantando as coisas, tendo já riscado algumas tarfeas da lista. 

Na semana passada fiz a seleção dos panos e toalhas de cozinha que já não estavam em condições. Não precisei comprar novos, porque tinha duas caixas com dois conjuntos ainda novos. Aproveitei que estava a tratar da cozinha e comprei as caixas para organizar o armário das mercearias. Escusado será dizer que parece um novo armário. E assim ficaram tratadas 4 tarefas da lista.  

Neste fim de semana, optei por retirar já o tapete da sala, que é muito quente e suja-se muito. O tapete é de pêlo preto. É muito bonito e dá um ar muito acolhedor à sala no inverno, mas qualquer coisinha parece que está imundo. Basta o Alf deitar-se lá, que assim que se levanta ficam logo pelinhos cinzentos no tapete. Temos outro tapete, que usamos nas estações mais quentes, portanto talvez para a semana o coloque novamente na sala. Entretanto terá  de ser lavado, para não ter qualquer vestígio de pó.

As roupas mais frescas também já começaram a ser lavadas e algumas até usadas. Resta lavar e guardar as demasiado quentes que dificilmente serão usadas nos próximos tempos. 

Em termos de compras, quero comprar duas almofadas, ou duas capas, para a nossa cama. Aí também temos almofadas de pêlo (gosto muito de pêlo na decoração de inverno) que terão de ser substituidas por algo mais fresco. 

Gostava de tratar daqueles itens de cozinha que acho que farão toda a diferença na mesma, mas não me parece que seja para já.  A questão é  que já encontrei o movel que gosto. Quando o vi estava em promoção, mas voltou ao seu preço normal. Tenho esperado que volte a descer, vamos ver se acontece.

As tarefas mais dificeis da lista, como a limpeza de bolor e as pinturas, requerem mais tempo e o ideal é serem realizadas logo de manhã, para que a casa possa arejar durante o dia. Portanto terei de aproveitar muito bem todo o tempo livre. 

Este ano as limpezas de primavera serão assim, meio apressadas, mas terá de ser. O que importa é o resultado final, não é verdade?

E vocês meninas, já organizaram as limpezas de primavera, ou vão fazendo conforme é possível?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Eu não costumo fazer limpezas de Primavera. O que faço é em agosto limpar a casa de cima a baixo. Na Primavera propriamente dita lavo cortinados e pouco mais. Mas tens razão, as listas são essenciais e é um gozo riscar tarefas ;) Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é sweet, riscar tarefas da lista é o melhor das listas. ;) bj

      Eliminar