terça-feira, 14 de junho de 2016

ALIMENTAÇÃO DE VERÃO - AS MINHAS ESCOLHAS

Inevitavelmente a nossa alimentação altera-se na mudança de estação. Por um lado a temperatura muda, neste momento aumenta, o que contribui para a preferência por comidas mais leves e frescas, por outro lado os alimentos também são diferentes em cada estação.

Na verdade hoje em dia conseguimos encontrar quase tudo, legumes e fruta, em todo o ano, mas não é a mesma coisa comer um pêssego no inverno e outro no verão. O pêssego do verão será muito mais saboroso, doce, sumarento, aromático, saudável e barato, que o pêssego de inverno. E quem diz pêssegos, diz muitos outros alimentos.

No verão perco sempre um ou outro quilito, porque a minha alimentação melhora imenso. Como sabem, sou muito gulosa, apesar de me controlar, e os doces que mais gosto como-os no inverno (chocolate, por exemplo). No verão para além de não ter tanta vontade de comer doces, também tenho as minhas frutas favoritas à minha disposição, o que torna tudo muito mais fácil.

Além disto, o verão permite outras formas de cozinhar, portanto é comum ingerirmos mais peixinho grelhado cá por casa. Como também tenho mais tempo livre nesta altura, dedico-me mais a este tipo de pratos.

Também tenho mais disponibilidade para fazer batidos de manhã. Gosto particularmente dos batidos verdes, que não têm que ser necessariamente detox. Gosto de misturar agrião ou espinafre com frutas. Hoje por exemplo, bebi um batido de espinafre, banana e pêssego, com sementes de linhaça. É algo que me deixa saciada e que sei que é saudável. Para quem não tem tempo, o truque é deixar tudo preparado na noite anterior. Basta descascar a fruta e deixar numa caixa no frigorífico, de manhã é só colocar tudo com um copo de água no liquidificador ou passar com a varinha magica, que é o que faço. Desta forma ingerem-se todas as vitaminas e minerais e não se desperdiça nada dos ingredientes.

Não poderia deixar de referir a ingestão de água. A água é a minha bebida favorita, seja de verão ou de inverno. No entanto no inverno bebo menos água, por isso aposto nos chás sem açúcar para me manter hidratada e quente. No verão há sempre mais necessidade de ingerir água, portanto não é difícil beber mais de 1,5l por dia. Escusado será dizer que todos os sumos de pacote, mesmo os que garantem que são 100% fruta, não entram na minha alimentação. É raro beber sumos de pacote e aconselho a que façam o mesmo, pois cada copo tem uma imensidão de açúcar e zero nutrientes.

Nas refeições principais é importante ter sempre legumes no prato. Cá em casa temos sempre salada, seja verão ou inverno, mas lá está, no verão há tantos legumes bons, que as saladas são sempre mais saborosas. (Podem ver este post com algumas sugestões de saladas) Se dividirmos o prato em dois e numa parte colocarmos só legumes, já vamos ingerir menos calorias e a refeição será também mais saudável. Há quem goste de misturar fruta com legumes, pessoalmente não costumo fazer, mas tudo depende do gosto de cada um. O importante é tornar a refeição saborosa e nutritiva.

Como referi acima, no verão é-me mais fácil evitar doces. As minhas sobremesas são maioritariamente fruta, que nesta altura é sempre docinha. Sugestões? Meloa, melancia, melão (estas três frutas não devem ser misturadas entre si, ou com outras frutas, pois fermentam no estômago, deixando-nos mais cheios e barrigudos...), cerejas (adoro), morangos, pêssegos (de todas as qualidades), alperce (também adoro), damasco (delicia), tomate (agora sim, os tomates são saborosos), ameixas...

Estas são as minhas escolhas de verão. E as vossas, quais são?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário