quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

ORGANIZANDO AS REFEIÇÕES

Tenho feito pequenas alterações nas minhas rotinas, de modo a ter mais tempo para descansar sem abdicar da organização que gosto.

Uma das tarefas que me leva muito tempo, são as refeições, tanto a sua preparação como a limpeza da cozinha depois da refeição. E confesso, a limpeza e organização depois das refeições é das coisas que gosto menos de fazer em casa. Mas como tem mesmo de ser feito, então que não seja um problema.

Para facilitar as coisas gosto de adiantar algumas refeições de uma vez, por exemplo numa manhã, ou tarde, menos ocupada.

Esta semana comecei por preparar algumas refeições na segunda, enquanto preparava o almoço desse dia.

Temperei costoletas de porco e preparei todos os temperos no tacho onde as cozinhei. Cebola às rodelas, azeite, louro, alho picado, pimentão doce, pimenta, pimento, rodelas de cenoura e vinho branco são misturados à carne. Na altura apropriada, bastou colocar em lume brando.

Seguidamente preparei os legumes para a sopa. Normalmente faço sopa para várias refeições. Coloquei a água a ferver e enquanto isso lavei e cortei alho francês, cebola, cenoura, curgete e abóbora. Basta colocar no tacho e deixar cozinhar. Depois passei tudo, acrescentei o azeite e sal e a base estava feita. Às vezes acrescento logo outros ingredientes, outras vezes não e acrescento ingredientes diferentes em cada dia.

Temperei bifes de frango para o jantar de terça e coloquei-os numa caixa no frigorífico.

Para o almoço de terça, jardineira de vaca, cozi a carne com cebola, alho, cenoura e louro, enquanto fazia a sopa e preparava o almoço de segunda.

Depois de cozida, guardei a carne e o seu caldo numa caixa no frigorífico, depois de arrefecidos, para terminar o prato à noite, em lume brando. Na terça já tinha o almoço preparado, o que me permitiu ter tempo para tarefas fora de casa sem me preocupar com esta refeição.

Ainda na segunda, antes de jantar saimos para fazer compras para o bebé, portanto quando chegámos a casa já tinhamos a sopa pronta, tal como as empadas que deixei no forno, antes de sairmos.

Pelo menos 4 refeições foram confecionadas ou adiantadas de uma vez. E isto facilita muito, pois quando termino o trabalho não estou a perder tempo a cozinhar e a fome nessa altura já aperta!!! :)

Em termos de limpeza, agora adotei a técnica que toda a gente sabe ser a melhor, mas que muitas vezes eu ignorava, pelo menos ao almoço. Arrumar, limpar e lavar logo depois da refeição. Antes gostava de ir um pouco para o sofá, beber café, descontrair e só depois arrumava a cozinha, mas isso começou a refletir-se em atrasos e pressas para voltar ao trabalho. Por isso, agora trato logo do assunto, parece que demoro menos tempo, a sujidade não acumula (mesmo que fosse por pouco tempo), não me atraso e o momento de relax sabe muito melhor.

Estas pequenas alterações têm sido muito proveitosas, pois ajudam-me a não acumular tarefas, a aproveitar muito melhor o tempo e a estar menos stressada com as tarefas domésticas. Assim fico também com mais tempo para mim, para descansar, para ler e para aproveitar estes dias de chuva, que se querem calminhos!!!

E vocês, como gostam de organizar as vossas refeições?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário