segunda-feira, 4 de setembro de 2017

NOVO MÊS, NOVA ROTINA

E desta vez é mesmo uma rotina completamente nova, já que temos o nosso filhote bebé a "obrigar-nos" a isso.

Este mês voltamos ao trabalho. Neste momento tudo é novidade. O Gonçalo que vai passar mais tempo com as avós, nós que vamos estar longe dele e toda uma nova rotina para organizar.

Confesso que tenho andado um pouco ansiosa, razão pela qual tenho andado pouco pelo blogue. Quero que tudo corra bem e de forma natural, e como tenho a sorte de trabalhar por minha conta e em casa, acredito que será mais fácil do que se trabalhasse fora e com outro tipo de horário.

Mas de repente é muita coisa para pensar e planear.

O facto de ainda não saber o meu horário e o volume de trabalho que terei (como dou explicações estou dependente dos horários dos miúdos que só saem a meio do mês) não ajuda na parte da organização, mas tendo em conta o que é habitual, sei que terei tardes muito ocupadas e manhãs, pelo menos algumas, livres. É um ponto de partida para me orientar.

Pretendo passar as manhãs com o bebé, preparar o almoço (ele já iniciou a introdução alimentar e o meu marido vem almoçar a casa) e tratar de alguns afazeres domésticos. A questão é que um bebé nem sempre permite rotinas tão certinhas. Sei que muitos dias posso pensar que vou aspirar, por exemplo, e ele vai estar num dia mais irrequieto não me dando hipótese para aspirar nada.

Quando isto acontece agora, não me preocupo muito porque se não faço hoje, faço amanhã ou quando for possível. A trabalhar não será tão simples.

Portanto o que pretendo fazer?

Primeiro as tarefas domésticas terão de ser divididas pela semana e pelos dois, obviamente. Estou a fazer uma lista detalhada, com tudo o que temos de fazer diariamente, e as tarefas pontuais, para que nada nos escapa e para não haver desculpas.

As refeições serão organizadas e pré-preparadas (se for possível) ao sábado, ou domingo, para que durante a semana esta tarefa não nos sobrecarregue. Para isso resultar terei de voltar às ementas semanais, para saber o que comprar e o que fazer na dita tarde de sábado ou de domingo.

Ainda estou a ponderar se faço sopas para congelar para o Gonçalo (a pediatra diz que não há problema) ou se faço uma nova todos os dias. Vou ver como corre a rotina.

Gostava de conseguir deixar tudo limpo e arrumado à noite, para que de manhã pudesse tratar do bebé e aproveitar o tempo com ele, ou até mesmo dormir um pouco, caso a noite tenha sido difícil (neste momento o facto de não dormir uma noite inteira há quase 5 meses, já pesa muito...). Se tivesse de fazer alguma tarefa nesta altura, que não fosse nada demorado. A questão é que depois de jantar já estou ko... e mesmo com o meu marido a ajudar,  muitas vezes já não tenho forças nem neurónios para grande coisa.

Ainda tenho cerca de duas semanas de estágio, digamos assim. Posso fazer experiências para ver como será melhor, para depois entrar mesmo no ritmo de mais um ano de trabalho. Com organização tudo há-de correr bem.

Depois de nos organizarmos e da rotina estar estabelecida, espero conseguir voltar à pratica de yoga, por agora não tem sido fácil. Mas as minhas costas já estão a pedir um fortalecimento!

Dito isto, às vezes escrever ajuda-me a visualizar o melhor caminho, desta vez, continuo um pouco ansiosa! :)

Aceito sugestões e dicas de mães experientes e bem organizadas! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário