quinta-feira, 31 de maio de 2018

O DESLEIXO DA MATERNIDADE

Já vos confessei várias vezes que uma das coisas que mudou muito com o nascimento do Gonçalo foi o tempo que tenho para mim. Para ler, para fazer exercício, para pintar as unhas, para fazer máscaras de rosto, para fazer pedicure (no verão passado usei praticamente só ténis, porque tinha os pés numa desgraça...).

No entanto não considero que me tenha desleixado.

Continuo a tomar banho diariamente, a lavar o cabelo dia sim dia não, a cortar o cabelo todos os meses, a lavar os dentes várias vezes ao dia, a usar desodorizante (e não sei se é só comigo, mas desde que fui mãe o meu cheiro cheira-me mal, não sei se me entendem...), a usar roupinha lavada, a limpar bem o rosto, a usar creme hidratante ou óleo no rosto e corpo... enfim, há coisas que continuo a fazer, com mais dificuldade, com mais pressa, mas faço sempre.

Mas há dias recebi um e-mail de uma rapariga que não conheço, mas que fiquei com vontade de conhecer. Desabafou que também ela sente que tem pouco tempo para si desde que foi mãe, mas que se sente desleixada. E para ajudar a este pensamento, ainda tem uma amiga que fez questão de lhe dizer precisamente isto, que a rapariga se desleixou com a maternidade...

Ora bem, assim à primeira vista, este comentário foi muito desagradável. Quem é que no seu perfeito juízo diz isto a alguém que tem um bebé e que já se sente mal? Por favor, um bocadinho de bom senso...

Voltando ao e-mail da Maria: "Antes eu esticava o cabelo varias vezes por semana, agora tenho dificuldade em conseguir lava-lo. Andava sempre maquilhada, desde que fui mãe maquilhei-me poucas vezes (...) que dicas tens para me ajudar a voltar a cuidar de mim, sem deixar de ter tempo de qualidade para a minha filha?"

Primeiro, devo dizer que não somos todas iguais, os bebés idem, e eles mudam muito, têm muitas fases... Respirar fundo, várias vezes ao dia, ajuda muito e simplificar também. Depois também ajuda fazer-se de surda ou ser mesmo boca de trapo para responder a estas "amigas".

Não tenho dicas milagrosas, por isso vou apenas partilhar o que faço desde que o Gonçalo nasceu, para me sentir bem:

- Leva o bebé para a casa-de-banho quando vais tomar banho. Levo o Gonçalo desde que nasceu, como está habituado não se chateia e eu não estou preocupada se ele acorda e chora.

- Dorme e descansa o mais que puderes. Só assim terás energia para o bebé e também será uma ajuda para te sentites melhor.

- Alimenta-te bem e bebe muita água. Só assim te sentirás saudável e com energia. Além disso, é um cuidado que ajuda na boa aparência.

- Cria uma rotina de beleza simples, de forma a conseguires cumpri-la sem grandes sacrificios. Mais vale usares 3 produtos diariamente, do que teres uma gama de 10 produtos que não consegues usar.

- Simplifica também a maquilhagem. Opta por produtos de fácil aplicação e adequados ao teu tipo de pele. Podes usar só um Bb creme e um batom, pões os óculos de sol e ninguém sabe que tens olheiras até ao meio do rosto. Ou seja, o importante é conseguires ter uma rotina mínima que te faça sentir bem, nos dias que consegues caprichar um pouco, melhor. Eu, tenho um mínimo que é bb creme, blush e máscara de pestanas. Mas se for só a uma esplanada nem uso máscara, porque tenho os óculos de sol.

- Tem produtos com duas funções. Por exemplo gel de banho esfoliante, duma vez fazes duas coisas.

- Tem tudo à mão. No duche deixa todos os produtos que podes lá usar: gel de banho, champô, condicionador, máscara, esfoliante de corpo, esfoliante de rosto, gel de limpeza de rosto, óleo hidratante... Não vais usa-los todos de uma vez, mas se tiveres tempo e vontade e estiverem ali à mão, será muito mais fácil e dificilmente sairías do duche para ires buscar estes produtos, certo?

- Usa um creme hidratante e tonificante de fácil absorção. Nesta fase será difícil usar cremes com fórmulas mais pesadas, tal como dificilmente terás tempo e paciência para cremes anticelulite. Portanto opta por algo simples mas que te deixará a pele mais bonita, macia, cheirosa e firme.

- Opta por um corte de cabelo que te facilite a vida e não o contrário. Não vale de nada teres um corte muito moderno, mas que só fica giro se tiveres de perder 1 hora com ele todos os dias. Mais vale ser prático, que não precise de muita coisa e que mesmo nos dias mais difíceis consigas dar um jeitinho e deixa-lo apresentável.

- Veste-te. Não caias na tentação de ficar de pijama o dia todo. Isto só vai contribuir para o sentimento de desleixo. Toma banho logo de manhã, para acordares e ficares fresca e cheirosa, e veste-te. Pode ser algo simples, como leggings, camisa e ténis. Mas estar vestida com roupa que qualquer visita inesperada pode ver, dá-nos logo outro ânimo.

- Usa perfume todos os dias. Não tem de ser forte, nem muita quantidade, mas um cheirinho agradável também nos anima.

- Pratica exercício. Só recentemente consegui organizar-me para dar caminhadas quase diárias. Não era o que queria, mas é o que consigo neste momento. E prefiro estas caminhadas de 30 minutos a nada. Além de me fazerem bem a mim, também fazem ao bebé.

- Mantém a tua roupa organizada. Também só o consegui fazer, devidamente, há pouco tempo, mas fez toda a diferença. Não fico sem saber o que vestir e vejo tudo o que tenho.

- Compra algumas peças as novas. Normalmente o peso depois do bebé nascer oscila um pouco, mas independentemente disso, devemos ter roupa atual e que nos sirva. Anima, sentimo-nos bem... Comprei 1 ou 2 peças diferentes do que uso habitualmente que me têm ajudado a sentir mas arranjadinha.

- Tem uma rotina com o bebé. Acho que esta é a melhor dica que posso dar. É algo que faço questão de ter. Tenho perdido cafés com amigas, por exemplo, para não mexer na sesta do Gonçalo. Sei que se o fizer é birra na certa, muita agitação e muitos nervos para mim. Não vale a pena. E a rotina ajuda-nos a fazer as coisas de forma rápida e a ter bebés mais tranquilos.

Isto é o que tenho feito nesta jornada de 13 meses (e meio). Como disse, posso não ter muito tempo para mim, mas com estes passos consigo não sentir-me desleixada. Continuo a gostar de me cuidar e a gostar do que vejo no espelho. Isso é muito importante. Não deixem que outras pessoas vos coloquem para baixo.

Têm mais dicas?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário