quarta-feira, 23 de maio de 2018

VENCER A PREGUIÇA E ENCONTRAR MOTIVAÇÃO

Na semana passada escrevi um post sobre a minha procrastinação e o quanto isso me estava a prejudicar.

Dei por mim a ser o tipo de pessoa que não gosto. A queixar-se, a irritar-se e a deixar-se ir. Acredito que muitas vezes a vida não nos corre melhor porque não deixamos. Ficamos ali naquele descontentamento de braços cruzados a achar que as coisas mudam por artes mágicas. Eu estava assim! E é esgotante!

Portanto, se queremos resultados diferentes, temos de fazer as coisas de forma diferente, certo?

Uma das coisas que me desagradava era o facto de não conseguir fazer exercício de forma consistente.
Um dos meus objetivos para este ano era voltar a praticar exercício de forma regular. Pensei em voltar ao yoga ou ao pilates, ou seja, fazer qualquer coisa com horários, duração estipulada e professor... Mas não consegui. Encontrei um local com pilates que me agradava, tanto pelo horário como pelo preço e localização, mas não me conseguia organizar para ir. Isto estava a desgastar-me. Porque não era só o facto de não conseguir ir às aulas, era também por achar que tinha sempre muita coisa para fazer e por ter receio de não conseguir fazer algo que gosto e que é tão importante para mim.

Chegou o dia em que decidi fazer alguma coisa.

O que é que podia fazer, sem depender de horários, que pudesse fazer com o Gonçalo e não tivesse de me preocupar em deixa-lo com uma das avós? Algo tão simples como uma caminhada. Não preciso de mais, 30 minutos de caminhada por dia são-me suficientes. Pelo menos para já.

Depois de me decidir pela caminhada, tive que pensar nas alterações que tinha de fazer na minha rotina, para que não inventasse desculpas.

1 - Organizar-me - Tive de voltar a pensar na organização das minhas tarefas. (quando se tem um bebé, alteram-se muitas vezes as rotinas) Como já descanso melhor e não me sinto tão cansada à noite, voltei a organizar o dia seguinte, na noite anterior. Tudo o que posso adiantar para amanhã, faço hoje: arrumo objetos, roupa, adianto refeições, coloco roupa na máquina para lavar de manhã, limpo coisas, varro ou lavo chão... quanto mais faço hoje, menos tenho para fazer amanhã.

2 - Levanto-me cedo - O Gonçalo acorda cedinho, o que ajuda.

3 - Ter roupa e ténis preparados - Assim evito atrasos de manhã. A roupa do Gonçalo também fica preparada.

4 - Mudar o foco - Pensar nos meus objetivos e no prazer que o exercício me dá, é meio caminho para ter motivação.

Comecei as caminhadas há uma semana e tenho cumprido com o prometido. Só não faço às terças e quintas, pois são dias mais preechidos, em que levo o Gonçalo cedo para a minha mãe e que por isso também aproveito para outras coisas. De qualquer forma faço uns exercícios só para descomprimir.

Saimos de casa às 8:30 e às 9 estamos de volta. Quando chego a casa faço sempre exercícios localizados para trabalhar vários grupos musculares. Enquanto isso o Gonçalo brinca e parece gostar das acrobacias da mãe! Depois tomo um duche e vou dar o lanchinho da manhã ao baby para depois ele fazer a sua sesta.

Há dias em que damos duas caminhadas, uma de manhã e outra à tarde.

O Gonçalo gosta muito destes passeios, acho que as manhãs são muito mais produtivas e sinto-me muito melhor:
- tenho mais energia e motivação,
- estou mais organizada,
- tenho a sensação de dever cumprido, que adoro e motiva-me mais (é um ciclo vicioso),
- tenho mais atenção a outros cuidados (pele, alimentação, meditar,por exemplo),
- os intestinos estão mais regulares.

E esta simples caminhada veio mudar muita coisa. Devemos olhar para a nossa vida como um todo, e perceber que uma pequena mudança pode fazer realmente diferença em muitas áreas na nossa vida. Isto começou há cerca de uma semana e já noto muita diferença, o que me motiva para continuar.

Energia gera energia e é isso que quero para a minha vida. Muita e boa energia!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário