sábado, 21 de julho de 2018

SOMOS AS NOSSAS MELHORES AMIGAS?

Atualmente fala-se muito de nos colocarmos em primeiro lugar, pois se não nos valorizarmos, ninguém o fará. Mas sermos a nossa prioridade, não significa que somos egoístas ou que atropelamos os outros para ficarmos "por cima". Não significa que temos o direito de fazer exigências aos outros para o nosso proveito, porque nos colocamos em primeiro e somos os donos da razão.

Significa sim, a meu ver, que estamos atentos às nossas necessidades e sabemos que para estarmos bem para os outros, temos de estar bem connosco.
Ou seja, significa que nos tratamos bem a todos os níveis, que somos delicados connosco, que nos apoiamos e que, quando necessário, também nos "damos na cabeça". Significa portanto, que somos o nosso melhor amigo.

Há umas semanas falei-vos da minha pele, que ultimamente tem-se mostrado com algumas manchas. Como sou muito cuidadosa com a pele, fico um pouco triste ao comprovar que mesmo assim tenho uma pele problemática. Tive dias de pensar: "Ai que horror, nem tenho vontade de olhar para o espelho, só vejo manchas...", "Já estou farta disto, mais vale deixar de ter tantos cuidados e de gastar dinheiro, nada resulta..." Até que me perguntei: "Eu diria isto a uma amiga que estivesse com este problema? Não, claro que não!"

Numa situação destas qual seria a minha atitude: "Não digas isso, a ti parece-te pior mas as outras pessoas nem reparam, continua a ter cuidado que de certeza vai melhorar.  Já tiveste fases assim e melhoraste." Nunca na vida seria critica ou mazinha ao ponto de deixar a pessoa pior. Então porque estou a fazê-lo comigo? Nesta situação não estou a colocar-me em primeiro, estou sim a colocar-me ainda mais para baixo, a ficar ainda mais triste e com uma sensação de impotência. 

E este é um exercício que tenho tentado fazer sempre que me critico, "o que dirias a uma amiga nesta situação?". Também o faço quando estou a procrastinar, ou a esforçar-me pouco, pois com uma amiga também seria sincera. 

Posto isto, sou da opinião que devemos ser a nossa prioridade, sim. Isto não quer dizer que o nosso bem estar passe apenas por nós. Para mim, por exemplo, uma das minhas prioridades é ter a certeza que estou a fazer o melhor para o meu filho, que estou tempo de qualidade com ele, que lhe ofereço os melhores alimentos, os melhores cuidados de saúde, etc. A minha prioridade sou eu, mas ele é uma parte de mim, logo o seu bem estar é também uma necessidade para mim. Sentir que estou a fazer um bom trabalho, valorizar isso, dizê-lo e senti-lo é também um "elogio" que me faço como minha melhor amiga.

E tu, és a tua melhor amiga? 😉
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário