quarta-feira, 18 de julho de 2018

HÁBITOS ANTIGOS QUE VOLTAM A SER NOVOS HÁBITOS

Já vos confessei varias vezes que uma das coisas que sentia mais falta desde que fui mãe (e até antes) é de ter tempo para mim. Precisava de tempo para fazer exercício, para pintar as unhas e coisas do género, para ler... foi até um dos meus objetivos pessoais para 2018, cuidar mais de mim.

E é o que tenho feito, à parte das unhas que realmente tem sido difícil pinta-las. 😊 Tenho conseguido ler coisas muito interessantes e inspiradoras, tenho conseguido descansar, e muito importante, tenho praticado yoga e meditação. E aqui reside a grande questão. Era o que me faltava. Era esta pratica, mesmo que pequena, de yoga, esta meditação em movimento, a meditação à noite, a atenção ao momento sem pensar no futuro ou no passado. Era disto que estava a precisar!

Há algum tempo que me sinto diferente. Menos paciente, menos concentrada,  sempre ansiosa, com medo do futuro. Mas essa não sou eu e isso estava a dar cabo de mim. Ao voltar ao yoga e à meditação regulares, consegui, ou estou a conseguir, manter-me mais calma e focada. Não é só o fisico que interessa, o nosso Eu é um todo, e nós temos de dar atenção ao todo.

Dois livros que tenho estado a ler (não consigo ler muito de cada vez) é o Vive a tua luz de Inês Pimentel e o Yoga girl de Rachel Brathen (comprei este com 50% de desconto na feira do livro do continente). São ambos muito interessantes, com pontos em comum e que me têm inspirado a cuidar de mim a vários níveis, a ter mais atenção a alguns pormenores que me estavam a escapar e também a procurar mais informação sobre alguns temas de que gosto, mas que estavam um pouco esquecidos.

Tanto a Inês como o Rachel têm canais no youtube (o da Rachel está parado há algum tempo, deve ser mais fácil encontrar informação atualizada no Instagram).

A par disso, a pratica de yoga tem sido muito importante, e faço pouco, mas com atenção plena, tal como a meditação.


Há muito que medito sozinha e é-me fácil sentar e começar a meditar, respirar com atenção, concentrar-me, relaxar, etc. Mas agora senti vontade de ser "comandada" por alguém. Tenho adorado meditar com a Maggie Oliveira, ou Miss Yogini (nome do seu canal no youtube). Tenho feito as seguintes meditações:




São minutos valiosos!

E com isto vão surgindo as mudanças, pequeninas, com passinhos de bebé, mas com uma estrutura sólida. Surgem mudanças em mim e na minha vida. Aos poucos vou regressando a velhos hábitos, que cada vez mais, vejo que me fazem falta, muita falta!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário