sábado, 3 de novembro de 2018

DESMOTIVAÇÃO NAS TAREFAS DOMÉSTICAS

Tenho andado um pouco chateada com as tarefas domésticas. Todos os dias tenho varias tarefas para realizar, há sempre muita roupa para tratar, louça, comida, limpar isto, limpar aquilo. Confesso que tenho dias de só me apetecer fugir (das tarefas domésticas, entenda-se...).

Gosto de ir fazendo um pouco todos os dias, para não passar o fim-de-semana a limpar a casa e a passar roupa. Nunca gostei desse sistema e desde que o Gonçalo nasceu, muito menos. Pontualmente lá deixo a limpeza maior para fazer numa manhã de sábado ou domingo, mas é mesmo pontualmente.

O problema de fazer um pouco todos os dias é que precisamente todos os dias ando de volta de alguma tarefa. E isto cansa.

No entanto, com ou sem vontade, tenho de enfrentar a fera, não é verdade? Lá vou arranjando as minhas estratégias, e ê sobre elas que venho falar.

VISUALIZAR O RESULTADO FINAL - Ajuda-me a focar no resultado e não no trabalho que esse resultado dará. Saber que no fim terei a casa mais harmoniosa, mais limpa, o espaço mais acolhedor, a roupa mais organizada, as refeições planificadas ou adiantadas, é sem dúvida um incentivo.

- FAZER PARA NÃO ACUMULAR - Se não fizer hoje, amanhã só terei o dobro das tarefas para fazer, portanto é melhor não deixar acumular.

- TER UMA ROTINA NOTURNA SIMPLES - Há noites, já depois do jantar e limpeza da cozinha e com o bebé a dormir, em que limpo a casa-de-banho e lavo o chão da cozinha, casa-de-banho e corredor, mas há outras noites que só arrumo o que está fora do lugar, como brinquedos, roupa, sapatos. Só o facto de arrumar, mesmo que não limpe nada, já faz com que as tarefas do dia seguinte estejam mais simples e também que a casa amanheça minimamente em ordem.

- ARRUMAR ASSIM QUE POSSÍVEL - É algo que tento fazer e também insisto para que o meu marido faça. Não é fácil, pois somos ambos desarrumados, mas com um pouco de atenção vamos conseguindo introduzir este hábito na nossa rotina.

- AGILIZAR AS COISAS - Há detalhes que podemos saltar em determinadas tarefas, que não vão fazer muita diferença no resultado final, mas que nos poupam muito tempo e trabalho. Por exemplo, eu gosto da roupa passada, mas se tiver o cuidado de estender tudo direitinho, de dobrar assim que  a apanho, metade da roupa não vê o ferro. Agora no inverno não passo t-shirts (o meu marido usa t-shirt o ano inteiro) pois estão por baixo de várias camadas de roupa, e há muita coisa que não passo precisamente por não se ver.

Nas refeições, por exemplo, vou logo adiantando a refeição seguinte. Como faço almoço todos os dias, ao almoço vou logo adiantando o jantar e muitas vezes ao jantar já adianto o almoço do dia seguinte. Usar legumes congelados, fazer comida só de um tacho, são formas de simplificar as coisas. Às vezes até tenho vontade de fazer um prato mais elaborado, mas só de pensar nas fases desse prato, na louça para lavar, perco logo a vontade.

- TER UM MÍNIMO PARA A CASA NÃO IR ABAIXO - Há tarefas que realizo todos os dias, mas tenho um mínimo para aqueles dias em que por alguma razão não consigo fazer mais. Esse mínimo permite que a casa fique minimamente, mesmo minimamente, em ordem. Nesses dias, lavo louça, varro chão, e só limpo se estiver sujo. Por exemplo, não lavo o chão se não estiver sujo, posso passar a mopa só com uma toalhita húmida para dar uma limpeza, mas não aprofundo a questão. Na casa-de-banho passo uma toalhita e coloco detergente na sanita, mas não limpo nada profundamente. Arrumo coisas fora do lugar e geralmente não faço as camas. Apesar de ser algo que dá logo um ar arrumado ao quarto, também é algo que demoro muito a fazer, e acho que se nesses dias colocar tudo direito para traz e deixar a apanhar ar, ninguém morre por isso.

- VER AS TAREFAS COMO UMA LIMPEZA DE ENERGIAS - Mais recentemente, nos dias em que fico mesmo desmotivada com as tarefas e limpezas e toda esta rotina doméstica, penso na limpeza como uma renovação de energias, tanto minhas como da casa. Apesar do trabalho que dá e de ser um trabalho um pouco inglório pois há sempre algo para fazer, uma casa limpa tem sempre uma energia diferente de uma casa suja. Nós também beneficiamos da energia da casa, e mesmo enquanto limpamos, vamos organizando a nossa cabeça e sempre mexemos o esqueleto (que no meu caso não tem feito grande exercício físico...). Pensar assim sempre me vai dando alguma motivação.

Não sei se é uma fase minha, se alguma de vocês também anda a sentir-se um pouco desmotivada com as tarefas domésticas, mas realmente sinto-me um pouco cansada.

Espero que as minhas estratégias vos ajudem, caso estejam como eu, e se tiverem dicas para ultrapassar estas fases, deixem nos comentários.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Quando a minha filha nasceu fiquei precisamente com a mesma sensação parecia que andava a perder o pouco tempo de qualidade que tinhamos com as tarefas. Pagar 3 horinhas por semana a uma senhora que me põe a casa em ordem é o dinheiro mais bem gaste o por mês. Antes disso também fazia como tu, um pouco por dia em vez de tudo ao sábado. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Sweet, é uma hipótese. Sinceramente ainda não a ponho como solução, acho que preciso só de me organizar melhor. Mas nunca se sabe se não terei de ter alguém que cuide da limpeza "pesada" para facilitar as coisas. Beijinhos e obrigada pelo comentário.

      Eliminar