quinta-feira, 21 de março de 2019

COMO SOBREVIVER A DUAS SEMANAS MUITO ATRIBULADAS

Foto retirada do Pinterest

Há semana difíceis, e estou apenas a meio da primeira...

É sempre bom termos estratégias para ultrapassarmos momentos mais difíceis e trabalhosos. É melhor assim, do que andarmos de mal com a vida e com as pessoas que não têm culpa da nossa semana difícil.

ORGANIZAR, ORGANIZAR, ORGANIZAR

Não se trata de organizar toda a casa, roupa e afins, nem é altura para isso. Trata-se sim de organizar bem os dias, ter a roupa lavada e arrumada é importante, organizar as refeições comprando os alimentos necessários para lanches, pequenos-almoços, almoços e jantares, ter a agenda bem estudada, de maneira a não esquecer nenhum compromisso importante.

Ou seja, nesta altura é preciso ter uma visão geral de como serão estas semanas e tentar antecipar possíveis problemas com a organização de todos os afazeres. Tranquiliza-me muito ter uma rotina noturna, onde arrumo objetos fora do lugar, arrumo roupa, coloco a roupa na máquina para de manhã colocar a máquina a lavar (não gosto muito de lavar roupa à noite e deixa-la na maquina a noite toda), deixar carne ou peixe a descongelar para as refeições do dia seguinte. Desta forma sei que a manhã será mais tranquila e produtiva.

DESCANSAR

O descanso é sempre importante, mas em alturas de mais trabalho é essencial. É importante não deixar acumular tarefas, com pena de dificultar ainda mais as coisas, mas é importante ter atenção ao descanso. Nestas fases gosto de me deitar mais cedo, e são muitas as noites em que vou para a cama com o Gonçalo, por volta das 22. Evito adormecer no sofá, pois mesmo que durma uma ou duas horas, é muito diferente de dormir na cama. O corpo descansa de outra forma, e o facto de estar no escuro e em silêncio, também contribui para um sono mais profundo e reparador.

FAZER ALGUM EXERCÍCIO 

Voltei a dar as minhas caminhadas com o Gonçalo. Noto que só o facto de dar aquela voltinha de 30 minutos me dá muito ânimo e me deixa com mais energia. Não vou fazer um desporto que me deixe de rastos, mas estes estímulos são importantes para nos darem energia. Além disso, o sol e ar fresco que apanho deixam-me muito bem disposta.

APANHAR UM POUCO DE SOL

Normalmente gosto de beber café em casa, pois há alturas em que gosto de estar em silêncio. Mas agora tenho feito um esforço para sair de casa e beber café na esplanada, só para apanhar um pouco de sol. O corpo agradece a vitamina D, e esta é essencial para a nossa saúde. E ser produtivo com a saúde debilitada, não é fácil.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SABOROSA 

É sempre importante, mas é comum em alturas de stress descuidar-me um pouco. E é nestas alturas que a vontade de comer doces e beber café aumenta. Daí a importância de ter o frigorífico e a despensa com alimentos nutritivos, tanto para as refeições principais, como para os pequenos lanches (onde piso o risco). Neste momento penso sempre nos lanches e organizo-os para levar para o trabalho. Portanto tenho sempre iogurtes líquidos e sólidos, queijos do tipo "vaca que ri" ou "babybel", queijo fresco, tostas de arroz, pão fresco, gelatinas e fruta. Assim tenho a certeza que me vou alimentar bem, que vou ficar saciada e, muito importante, que vou consumir alimentos que me sabem bem e me alimentam também a alma. Consigo fugir melhor aos doces, mas não deixo de sentir prazer na comida.

DIZER NÃO 

Saber dizer não é uma virtude. Às vezes aceitamos um convite sem vontade, disponibilizamo-nos para algo que não temos tempo, e nem sempre vale a pena. Nestas alturas prefiro dizer não e estar disponível para o que é realmente importante, do que andar a tentar chegar a todo o lado e não fazer nada como deve ser.

E é isto meninas. Simples mas eficaz. Venham os dias trabalhosos! 😊


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário