domingo, 10 de março de 2019

OBJETIVOS PARA A VIDA

No inicio deste ano não fiz a tradicional lista de resoluções para o ano, mas há sempre coisas que desejamos.

Algo que desejo para mim e que seja para o resto da vida, se não mudar de ideias entretanto, é ser saudável, ser organizada, ter a minha casa organizada e acolhedora, praticar exercício regularmente, meditar e praticar yoga diariamente, ler livros e blogues que me inspirem.

Pensar assim apenas por tópicos não me leva muito longe. Os dias vão passando e as coisas são apenas desejos. E apesar de serem desejos muito alcançáveis (não desejo ter um Lamborghini, que deve ser mais difícil de concretizar) devem ser esmiuçados para que se possam ir concretizando diariamente.

Sendo assim, analisei os meus desejos para a vida e tentei perceber o que realmente posso fazer no meu dia-a-dia para alcançá-los e sentir-me realizada.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 
Considero a minha alimentação saudável em geral. Consumo de tudo um pouco, evito determinados alimentos, mas nos últimos tempos tenho andado um pouco mais descuidada. As refeições principais são saudáveis e variadas, já que são também refeições para o Gonçalo, mas onde peco é nos entretantos. No cafezinho com uma bolachinha (ou 3, ou 5...), no croissant de chocolate quentinho ao sábado, ou no pastel de nata ao domingo... Isto quando é só de vez em quando, é saudável. A vida são dois dias, também precisamos destas coisinhas. Mas quando se repetem muito é preciso ter cuidado. Além de que, nas minhas últimas análises, em outubro de 2018, tanto o colesterol, como os triglicérides, como a glicemia estavam um pouco acima do desejado, portanto é bom voltar ao meu caminho. E como?
- Beber mais água e chá,
- Comer mais fruta e variar mais nas minhas escolhas,
- Comer mais legumes,
- Comer menos carne,
- Comprar carne de melhor qualidade (tenho comprado muita carne em supermercados e nem sempre a qualidade é boa),
- Comer mais peixe,
- Comer mais gelatina,
- Fazer mais refeições vegetarianas,
- Evitar bolachas e doces em geral,
- Evitar charcutaria e manteiga.

• SER MAIS ORGANIZADA
A organização tem sido uma luta na minha vida. Sempre fui desarrumada e um pouco desorganizada. Só há uns anos é que comecei a perceber que a organização tem muitas vantagens. Neste momento estou num bom patamar, digamos assim. No entanto acho que podemos sempre melhorar. Primeiro acho importante perceber porque é importante ser-se organizado, e isto varia de pessoa para pessoa.

Para mim é importante pois poupo tempo nas tarefas diárias, consigo descansar melhor, procrastino menos, não me esqueço de afazeres importantes, como pagamentos ou consultas, consigo encontrar com mais facilidade o que preciso, tenho mais consciência das minhas necessidades, não ando tipo barata tonta a querer fazer tudo e a não terminar nada, cumpro com os meus compromissos, tenho noção do que tenho, evito comprar desnecessariamente, poupo dinheiro, tenho mais a sensação de dever cumprido.

Portanto, neste momento apenas preciso de continuar a organizar os meus dias, para conciliar melhor o trabalho com a vida doméstica e familiar e, para ter tempo para mim. A agenda e as listas são uma grande ajuda, tal como alguns blogues sobre o assunto. O meu favorito é sem duvida o "Vida Organizada" da Thaís Godinho. Leio há anos, também assisto aos vídeos do youtube, e tenho aprendido muito sobre organização.

TER A CASA ORGANIZADA E ACOLHEDORA
Este objetivo prende-se um pouco com o anterior. No entanto considero que são coisas diferentes. A casa organizada é meio caminho andado para a cabeça e a vida organizada. Aqui pretendo ter cada coisa na sua "casa", ter tudo o que é da mesma família guardado no mesmo local, não ter coisas desnecessárias e claro, ter a casa bonita. Acolhedora, cheirosa, arrumada q.b. (com uma criança é difícil mais que isso 😊 e uma casa não é uma capa de revista de decoração).
É muito importante para mim entrar em casa e sentir que faz parte de mim, independentemente do estilo, da localização, do tamanho...
O que posso fazer para ter a casa mais organizada e acolhedora?
- Procurar inspiração, o Pinterest é fantástico para isso,
- Ter uma rotina doméstica definida e partilhada com os homens cá de casa (o filhote está a ser ensinado para colaborar),
- Destralhar com regularidade,
- Ter uma rotina de arrumação noturna,
- Mudar a decoração com frequência. E não precisa ser com compras, basta trocar objetos entre divisões, faz toda a diferença.
- Ter mais plantas, pois dão muita vida à casa e tornam-na mais bonita,
- Ter poucos objetos, de modo a tornar a decoração mais leve e mais fácil de limpar,
- Ter velas e ambientadores cheirosos. 

PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO REGULARMENTE 
O exercício físico fez parte dos meus dias durante muito tempo. Mas desde que engravidei, na verdade antes, comecei a fazer cada vez menos. Sinto muita falta dessa assiduidade e de todos os benefícios que a prática de exercício traz.
Para voltar a colocar o exercício na minha rotina vou começar por aqui:
- Dar caminhadas, pois posso levar o Gonçalo no carrinho e é um bom momento que temos os dois,
- Fazer alguns exercícios de manhã,
- Começar uma rotina de exercício e ir aumentando ao longo do tempo. Por exemplo fazer exercício 3 vezes por semana, durante 20 minutos,
- Ter a roupa de desporto lavada e organizada, para não ter desculpas,
- Voltar a ver vídeos no youtube para ter inspiração e motivação,
- Estabelecer metas e cumpri-las.

MEDITAR E PRATICAR YOGA DIARIAMENTE 
É algo que sei que tem muitíssimos benefícios, pois já fez parte da minha rotina diária há uns anos. Quero voltar a ter esse bocadinho para mim e até é algo que tenho feito com regularidade, nem que seja por uns minutos. No entanto quero que isso volte a ser mais constante.
- Começar por estabelecer um horário e cumpri-lo,
- Começar por fazer 5 minutos e ir aumentando,
- Procurar mais inspiração, tanto em vídeos como em livros.
- Ir a aulas de Yoga. Fui a uma no mês passado e nem imaginam com uma aula de hora e meia e uma conversa de poucos minutos com a Silvia (professora), fizeram diferença nos meus dias.

LER LIVROS E BLOGUES QUE ME INSPIREM
Tenho comprado alguns livros em segunda mão e tenho feito ótimos negócios. Às vezes compro livros que já pretendia adquirir, outras vezes compro livros que desconhecia mas que falam sobre assuntos que me interessam. O facto de comprar coisas que gosto, praticamente novas, por metade do preço tem-me motivado a comprar e ler mais.
Os temas estão todos relacionados com um estilo de vida que me fascina, são sobre o desapego, sobre yoga, sobre coisas simples mas que nos tornam mais felizes...
Além dos livros, os blogues são sem duvida uma grande fonte de inspiração para mim. Existem vários, mas 2 que leio há muitos anos e que não me desiludem são o Vida Organizada, que já referi noutro ponto, e o A Felicidade é o Caminho. Têm conteúdos diferentes mas os dois têm o dom de me inspirar para um estilo de vida mais pleno e para a procura de soluções para os meus "problemas".
Há uns tempos li algures que nada é mais poderoso para a solidão que a leitura. Nessa altura sentia-me um pouco só e dava-me conta das dificuldades de ter companhia para um simples café, quando se tem um filho pequeno (falei sobre isso neste post). Quando li esta frase fez-se luz e pensei para mim: "Ora aqui está uma boa altura para me dedicar novamente à leitura!"
Comecei a ler mais e, de facto, verifico que é verdade. Mais vale um bom livro, blogue ou revista, que seja, do que uma conversinha da treta a acompanhar o café. 😊
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário