sexta-feira, 23 de agosto de 2019

O BABY BOY JÁ DORME NO SEU QUARTO

Há quase um ano que ando a planear a mudança do Gonçalo do nosso quarto para o seu.

Nunca coloquei muita pressão nesta questão, em nenhuma na verdade. Acho que tudo tem o seu tempo, as crianças têm o seu tempo e nós pais temos também o nosso tempo.

Sabia que não queria colocá-lo sozinho num quarto logo em bebé, mas também sabia que não o queria a dormir no nosso quarto até tarde. Tal como também não o queria a dormir connosco na cama, a não ser em certas exceções.

Quando deixei de trabalhar em casa e o escritório ficou livre para ser o quarto do Gonçalo, comecei a pensar nisso.

Primeiro pensei em mudar a cama de grades para o quarto no final do ano (ano passado). Até procurei inspiração para quartos com camas de grades e partilhei-as neste post. Mas comecei a imagina-lo a acordar durante a noite, a querer sair da cama e a estatelar-se de cabeça no chão. Depois comecei também a pensar no meu conforto, em passar a noite a levantar-me para ir tapa-lo, porque estaríamos no inverno, e a não descansar convenientemente. Para não falar do frio que também ia apanhar. Seria muito mais confortável e seguro tê-lo na sua caminha perto da minha. Adiei a mudança para abril, quando fizesse 2 anos.

Comecei então a pensar nas alternativas à cama de grades. Camas baixas, camas Montessori, procura aqui, procura ali e resolvi enfiar um colchão na tenda, como podem ver neste post. O miúdo achou muita piada no primeiro dia, depois nunca mais se quis lá sentar, quanto mais dormir. Tirei o colchão da tenda e ficou cada um para seu lado.


A tenda voltou a ser usada, o colchão continuou a ser ignorado. Voltei assim a procurar camas. E aqui começou a indecisão, que cama escolher? Se por um lado quero uma cama que não represente perigo para ele, também quero algo que dure uns anos. Não me apetece muito andar a comprar camas desalmadamente. Uma cama que desse para dormir até aos 14 anitos era o ideal. Portanto não pode ser nada muito infantil, convém que seja algo mais neutro, e também não pode ser muito pequena e estreita, pois tudo indica que a criança vai ser alta.

Ora bem, sem cama, sem estilo definido, com algumas dúvidas, uma coisa era certa, sentia que estava na altura do Gonçalo sair do nosso quarto. Ele já é independente (para a idade), já dorme bem uma noite inteira, se acordar sabe sair da cama e ir ter connosco, estava mais que pronto. Eu também sentia já que era altura, e nós como casal também sentíamos falta do nosso espaço. Para não falar da questão de estarmos no Verão, de não estar preocupada se ele está destapado ou não e também de ter pouco trabalho, o que me permite descansar durante o dia caso a noite seja atribulada.

Posto isto, na segunda feira tirei o colchão da cama de grades, juntei-o ao outro que já estava no quarto dele e assim se improvisou uma cama maiorzinha, segura e que vai desenrascar até comprarmos a cama a sério. Fez-se o melhor possível com aquilo que se tinha.



Ele adorou o quarto, fartou-se de saltar na "cama" e à noite lá fomos os 3 para o seu quarto para ele adormecer. Foi muito tranquilo e dormiu a noite toda com o Alf a controlar. Nas noites seguintes, já tem acordado e chama-me, volta a adormecer rapidamente, mas acho que sempre que acorda e não me vê, chama-me. Faltou-me explicar-lhe que durmo com o pai e que ele já é crescido, por isso já dorme sozinho. O engraçado é à noite, quando lhe digo para irmos dormir, ele ir logo para o nosso quarto. Quando lhe digo que é para o dele, que vai dormir na sua caminha, fecha logo a porta e dirige-se para o seu quarto sempre com um sorrisinho entusiasmado. Deve esquecer-se que já não dorme no nosso, mas depois fica contente de ir para o seu.

Estou muito feliz por ver que está a correr bem. Sei que não é fácil para toda a gente, mas lá está, cada um tem o seu tempo. Na questão do desfralde, por exemplo, não tem sido fácil, não vejo progressos, e acho mesmo que ele não está preparado. Mas penso que se não for agora, será daqui a uns meses. Não vou andar a martirizar-me, nem a ele.

Cada coisa a seu tempo!!!

Aproveito para deixar algumas fotos de quartos infantis com camas feitas apenas com o colchão no chão. Parece estranho para algumas pessoas, mas é uma ótima opção para dar autonomia à criança e para nos deixar mais tranquilos durante a noite.





E é isto meninas, para já estamos nesta fase muito saborosa! 😊
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário