domingo, 17 de novembro de 2019

SEREI MINIMALISTA?

Há uns dias mostrei umas fotos do quarto do Gonçalo a uma amiga (das mudanças recentes que ainda não vos mostrei), e ela disse que estava muito giro, um quarto minimalista.

De facto, o quarto do Gonçalo não está atulhado de brinquedos, não tem televisão nem consolas de jogos e é tudo muito simples, mas nunca tinha pensado em mim, ou na minha casa, como minimalista. Depois de ouvir, percebi que realmente sigo muitos princípios do minimalismo.

- Destralho com frequência.
- Desapego com frequência e facilidade.
- Tenho pouca coisa (roupa, acessórios, maquilhagem, perfumes, produtos de beleza...).
- Sei o que tenho.
- Compro pouco.
- Não compro o que não preciso.
- Não compro por impulso.
- Não compro porque toda a gente tem e eu também quero.
- Não me comparo aos outros.
- Não ligo a promoções, black Friday's e afins.
- Uso tudo o que tenho.
- Tenho pouca decoração.
- Gosto da vida simples.
- Tenho rotinas simples.
- Dou mais importância aos momentos do que aos bens materiais.
- Gosto do silêncio e dos momentos de sossego.
- Gosto de poupar dinheiro.
- Procura alternativas ecológicas.
- Procura alternativas económicas...

Agora vem a pergunta: estas opções fazem de mim uma pessoa minimalista?

Há vários anos que sigo blogues e canais de YouTube minimalistas. E o que  percebo é que não é igual para todos. Há pessoas que se consideram minimalistas e que se calhar até são mais consumistas que eu. No entanto, para elas, para os hábitos que tinham, são de facto minimalistas.

Sinceramente não me considero minimalista. Estas minhas opções fazem parte de mim, não foram opções tomadas para seguir um estilo, no entanto posso dizer que me identifico com muita coisa no minimalismo.

Querem sugestões de blogues sobre minimalismo?

O primeiro que comecei a ler foi o The busy woman and the stripy cat. Confesso que há uns anos deixei de acompanhar, por não me identificar com alguns posts e respostas a comentários por parte da autora. Acho que começou a faltar-lhe alguma humildade! (Na altura foi o que senti...) De qualquer forma, para lerem sobre minimalismo é de facto um óptimo blogue.

Ana, go slowly também é muito bom. Não o tenho acompanhado com frequência, mas quando o visito, perco-me por lá.

Um blogue que conheci através do Pinterest é o blogue da Cláudia Ganhão. Estou a adorar. A abordagem e partilha é muito simples e direta. Tal como este, conheci também no Pinterest o So happy with less. Na verdade comecei a lê-lo esta semana e também estou a adorar. A autora partilha muito sobre a sua experiência como emigrante e as opções que teve de tomar por conta disso.

Estes, são todos blogues portugueses. Mas existem muitos brasileiros, também muito interessantes. E se fizerem uma pequena pesquisa no google, encontrarão muita coisa interessante sobre o tema.

Interessam-se por minimalismo? Há minimalistas por aí? Escrevem sobre minimalismo?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário