domingo, 24 de novembro de 2019

CONSUMO CONSCIENTE - ALIMENTAÇÃO #1

A tentativa de ter um consumo mais consciente no nosso dia-a-dia tem-me obrigado a olhar para certas coisas com novos olhos.

Há muito tempo que tento não desperdiçar comida.
Evito fazer comida para sobrar, a não ser que seja algo que tenha a certeza que será facilmente consumido numa próxima refeição (comidas mais apreciadas cá em casa posso fazer a dobrar...), mas quando há sobras faço o máximo para não desperdiçar. Há tanta gente a passar dificuldades neste mundo, que acho mesmo que é um acto de egoísmo e hipocrisia jogar comida fora.

Mas há coisas que normalmente jogamos fora, como as cascas dos legumes, as espinhas dos peixes, os ossos de frango...

Quando faço bifes dos peitos do frango, aproveito sempre esses ossos para fazer um caldo. Tal como as espinhas de peixes que uso para fazer filetes ou tirar os lombos. Mas ultimamente tenho aproveitado também as cascas dos legumes.

Conforme vou usando legumes e os vou descascando, guardo as suas cascas num saco no frigorífico. Quando tenho a quantidade que considero adequada, e não precisa ser muita, coloco tudo num tacho com água e deixo em lume brando durante um tempinho. No fim tenho um caldo muito saboroso, colorido e que vai enriquecer alguns pratos.

Este caldo é guardado no frigorífico, nos frascos que tiver disponíveis no momento. Às vezes até uso os frascos que comprei para guardar o leite para o Gonçalo (o meu leite, entenda-se... já não servem para esse propósito, dá-se outro). Regra geral é usado ao fim de pouco tempo, mas é sempre possível congelar.

Frascos com caldo de cascas de legumes,  para guardar no frigorífico.

Serve para sopas, para arroz, para carne estufada, as jardineiras que adoramos... para o que quisermos.

O último foi feito com fígados de peixe comprado para fazer caldeirada, e com as cascas das batatas, cebolas, alhos e tomates usados na própria caldeirada. Como sobrou algum peixe desse almoço, usamos o peixe e o caldo de fígado e cascas, para fazer uma massinha de peixe para o jantar. Sabor não faltava!

Caldo de cascas de legumes e fígados de peixe.

Às vezes basta-nos olhar para as coisas de outra forma, usar a nossa criatividade e pôr as mãos na massa. Tudo se pode aproveitar de alguma forma, e esta foi uma forma que adotei para não desperdiçar o sabor e vitaminas das cascas de legumes e ao mesmo tempo dar mais sabor à comida.

Uma nota à parte, a minha intenção, quando programei os posts sobre consumo consciente, era fazer um ou dois posts sobre cada tema, sendo que seriam posts extensos. A verdade é que preparei esses posts, mas não tenho conseguido termina-los da forma como planeei. Sendo assim, optei por fazer posts pequenos, devidamente identificados, e ir publicando à medida que for escrevendo. Este foi o primeiro sobre alimentação, mas virão mais.

Caso te interesse, e não tenhas lido, deixo os posts que escrevi sobre esta minha tentativa de ter um consumo mais consciente.

Repensar hábitos de consumo

Consumo consciente - moda

Consumo consciente - Gestão doméstica (limpeza)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário