quinta-feira, 14 de novembro de 2019

A TAREFA DE ORGANIZAR TAREFAS DOMÉSTICAS

Há cerca de um ano, andava eu a desesperar com as tarefas domésticas. Sentia que era uma tarefa sem fim, que não conseguia ter nada organizado e que por muito que fizesse, nada estava realmente bem.

Felizmente as coisas melhoraram e neste momento, apesar de continuar com a sensação que ando sempre a correr, as coisas estão muito mais estáveis.

Segui todas as estratégias que escrevi Neste post e outras pequenas coisas que vieram ajudar muito.

QUARTO DO GONÇALO - O Gonçalo começou a dormir no seu quarto no Verão. E é incrível como essa mudança ajudou na arrumação e organização do nosso quarto. (Entretanto tenho novidades sobre o quarto do Gonçalo, que contarei noutro post.) Tem sido muito mais fácil manter os dois quartos arrumados do que quando estávamos todos no mesmo. Penso que seja porque tudo o que é do Gonçalo está no seu quarto, e antes andava um pouco espalhado pelos dois. Tudo ter o seu lugar e tudo o que é da mesma família estar junto, tem ajudado muito.

SEPARAR BRINQUEDOS POR TIPO - organizei os brinquedos em caixas. Cada tipo fica numa caixa, ou numa prateleira. Claro que o Gonçalo ainda mistura tudo, mas acho que começa a perceber onde pertence cada coisa e não desarruma tanto como antes. É lógico que há sempre brinquedos espalhados pela casa, e às vezes lá aparece um comando ou telemóvel num cesto de brinquedos, mas nada de grave.

REVEZAR BRINQUEDOS - foi das melhores decisões, em termos de organização, que tomei. Coloco metade, mais coisa menos coisa, dos brinquedos numa caixa grande e guardo-a. Fica outra metade dos brinquedos disponíveis para o Gonçalo brincar. Passado um tempo, cerca de um mês, troco alguns. Aqueles que vejo que já não brinca, principalmente. Ele fica entusiasmado com os "novos" e entretanto os guardados são esquecidos. Quando ele está farto dos brinquedos que estão disponíveis não brinca, só desarruma. Quando tinha tudo disponível era um caos.

ASPIRAR DIA SIM DIA NÃO - não é aspirar profundamente, mas só o facto de passar o aspirador pelas zonas mais usadas com esta frequência ajuda muito a ter a casa mais limpa. Se não o fizer, estou sempre a ver migalhas, cabelos meus e pelos do Alf em todo o lado. Assim consigo manter as coisas mais bonitas e faz toda a diferença na rotina de limpeza. Em tempos varria diariamente e aspirava 2 vezes por semana. Mas a vassoura não limpa tão bem, levanta mais pó, demora mais tempo e o resultado final nunca é o mesmo. A nossa casa é pequena e como é uma tarefa quase diária, em 15 ou 20 minutos (30 no máximo) está tudo aspirado.

TER UMA ROTINA - sempre gostei de rotinas e acredito que nos facilitam muito a vida, em todos os aspetos. Tem sido fundamental fazer um pouco todos os dias, aspirar, lavar roupa, dobrar e arrumar roupa, compras, cozinhar... É mais fácil com rotina, torna-se quase automático, como há uma frequência maior, mesmo que um dia seja mais atribulado, no outro consegue-se voltar aos eixos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário