sexta-feira, 3 de abril de 2020

COMO TORNAR A CASA MAIS ACOLHEDORA

Este tempo de recolhimento a que estamos obrigados de momento, é uma boa altura para refletirmos um pouco sobre o nosso refúgio, a nossa casa.

Já que temos de estar o mais possível em casa, que estejamos confortáveis, seguros e que nos sintamos acolhidos e abraçados pelo nosso lar.

A verdade é que muitas vezes a correria nem nos deixa perceber como nos sentimos em casa. Mas agora temos esse tempo, então que seja bem utilizado.

Há coisas muito simples que podemos fazer neste momento de afastamento social, isolamento ou quarentena.

Foto retirada do Pinterest 

1 - Ter consciência das necessidades de todos os habitantes da casa e criar um ambiente onde todos se sintam abraçados e acolhidos.

2 - Eliminar o que não se precisa, por outras palavras, evitar ter tralha. Tudo o que não usamos, que não precisamos mas mantemos é, por norma, tralha. Pode ser algo de qualidade e ainda estar em bom estado, mas se não é usado, deve ser doado ou vendido.

3 - Organizar o que fica e criar uma "casa" para cada item. Juntar objetos da mesma família no mesmo local e arrumar sempre depois de usar, são pequenos passos para ter uma casa organizada.

4 - Limpar. A limpeza, seja a profunda ou a superficial que se faz diariamente,  é importante para o nosso bem estar e para a nossa saúde.

5 - Deixar a luz natural entrar. É algo que gosto muito de fazer e tenho a sorte de a minha casa ser bem iluminada. Agora, que anda menos gente na rua, gosto mesmo de abrir as cortinas e deixar o sol entrar. É muito diferente de uma casa escura, dá outro conforto.

Estes pontos acho que são os óbvios. É muito bom estar numa casa limpa e organizada. Pode ter todos os defeitos que uma casa pode ter, mas limpeza e organização são essenciais.

Mas podemos ainda criar aconchego com a ajuda da decoração.

6 - Almofadas, mantinhas e tapetes, são elementos que por si só trazem conforto aos nossos dias.

Foto retirada do Pinterest 

7 - Plantas, trazem vida. Eu adoro plantas verdes, sem flor. Tenho poucas em casa, e também tenho no meu office, mas acho que dão mais ânimo a uma casa. Pretendo adquirir mais e aprender a tratar de cada uma.

8 - Velas, porque dão cheirinho (eu gosto das de cheiro) e criam um bom ambiente. Já fui de ter mais velas e de acender mais, mas com todos os avisos que têm surgido pelos malefícios, evito. No entanto continuo a ter. Há uns meses aprendi que devemos criar uma intenção, ou fazer um pedido, quando acendemos uma vela ou um incenso. Desde então que o faço! É bom para a energia da casa.

Agora vem o menos óbvio, talvez: Memórias.

9 - Fotos, porque nos remetem para alturas boas. Não sou muito de ter fotos pela casa, mas gosto e acho que na medida certa ajudam a criar uma casa acolhedora.

Foto retirada do Pinterest 

10 - Cheiros. Cheiro a café de cafeteira, a bolo, a pão, a comida caseira... Há coisa mais acolhedora e reconfortante do que uma casa com cheiro de comida feita com amor?

Foto retirada do Pinterest 

Por fim, ter uma casa com vida. Nem muito, nem pouco, lagom como dizem os suecos. Uma casa arrumada e cheirosa é confortável e acolhedora, mas se for em demasia, se nos sentirmos numa casa de revista, onde não podemos usar para não sujar, ou deitar para não amassar, impede-nos de sentir e usufruir desse conforto. O que não é suposto numa casa acolhedora!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário