domingo, 5 de abril de 2020

COMPRAS MENSAIS EM TEMPOS DE QUARENTENA

Na sexta-feira fui às compras. Durante estas 3 semanas em que tenho estado em casa, foi a segunda vez que fui a um supermercado. Fui uma vez comprar iogurtes e fraldas para o Gonçalo, pois na mercearia ao lado de casa não têm e, desta vez fui para fazer as compras do mês como gosto, mas tive algumas dificuldades.

Escolhi ir a um supermercado pequeno que há na zona onde os meus pais vivem, porque apesar de ser pequeno, tem tudo. A carne do talho é de produção própria (o dono do supermercado é também criador de gado), e os legumes a fruta também são da zona, e por regra são de boa qualidade.

O Gonçalo ficou com o pai na casa dos meus pais, para apanharem ar, e eu fui às compras com uma grande lista. A minha intenção era comprar o máximo possível para não ter de ir tão depressa ao supermercado.

Como era de esperar a variedade não era a do costume, havia de tudo mas poucas marcas. Comprei carne, legumes e fruta, peixe congelado, mas tive muita dificuldade noutras coisas.

Não havia fraldas para o tamanho do Gonçalo, só havia meia dúzia de pacotes para bebés pequenos (estou desejosa que venha o tempo mais quentinho para começarmos o desfralde definitivo, está na altura), não havia cápsulas de café para a minha máquina (comprei café solúvel, mais barato e ecológico), os detergentes de roupa eram poucos, a maioria em pó e de marcas que não conheço. Comprei Skip de 58 doses a 13€, quando o habitual é comprar de 90 doses a 10€, graças às promoções que agora não há.

Por acaso, comprei amaciador Vernel pelo preço que costumo comprar em promoção, 3€ +/-. Não havia indicação de que era uma promoção, e por acaso não estava a precisar de amaciador, mas aproveitei pelo preço.

Encontrei um bicarbonato de sódio na zona dos detergentes, que nunca vi noutros locais. E também um produto branqueador. Cada um custou por volta de 2€, vamos ver se são bons. 


O leite só havia de vaca, 2 ou 3 marcas e caro. Não havia leite sem lactose, nem bebidas de soja, arroz, aveia... nada! Os iogurtes eram poucos, com validade curta e também com preços exorbitantes. Comprei 8, só para garantir que aguentamos uns dias sem ir novamente às compras.

Comprei umas revistinhas, para me entreter, não é verdade? E revistas havia muita coisa! Fiquei-me por 3, nada dos exageros de outros tempos!


E comprei álcool gel, 500 ml, por mais de 12€... OMG! Confesso que só comprei porque o meu marido anda um bocadinho obcecado com o álcool. Como estamos em casa, acho que podemos lavar as mãos com água e sabão e deixar o álcool apenas para quando saímos, ou pequenas coisas. Mas ele não quer pensar sequer na hipótese de ficarmos sem álcool nenhum, portanto não tive opção.

Acabei por não fazer as compras todas como pretendia, e ainda tive de comprar muita coisa na mercearia aqui do bairro. Gastei quase 180€ no supermercado e 65€ na mercearia. Comprei muita coisa já a pensar em não estar sempre a sair de casa, algumas são caras mas que duram um mês (gás, detergente, carne, álcool gel, espero eu....) mas achei tudo caríssimo. Está tudo mais caro, não há como negar. Ou faltam as promoções...

Queria ter tirado fotos das compras, mas quando chegamos a casa fomos desinfetar tudo e quando me lembrei já estava tudo guardado. Tirei ao frigorífico ainda com algumas embalagens de carne que tinha de separar por doses, outras já tinha guardado.




Agora é gerir bem o que compramos para não haver desperdícios. E somos cuidadosos nesse aspeto, não só agora. As caixas que vêm no frigorífico têm sopas diferentes (a minha mãe tem feito umas sopinhas para os netos) e algumas sobras de refeições. Tenho usado a criatividade para fazer pratos com sobras e assim não desperdiçar nada.

Daqui a uma semana e meia, é possível que tenha de regressar às compras, porque as fraldas e os iogurtes não vão chegar para mais do que isso.

Só por curiosidade deixo a lista do que comprei:

Supermercado :

- Peitos de frango,
- codornizes,
- carne picada,
- perna de porco (em casa fizemos bifanas e cubos, para não estar no talho muito tempo),
- bifes da rabadilha (vaca),
- ganso redondo (cortamos em cubos em casa),
- entremeadas de porco,
- bochechas de porco,
- lombo de porco,
- Fiambre,
- Lombo assado e fatiado,
- queijo flamengo,
- brócolos,
- couve flor,
- tomates,
- Cenouras,
- batatas,
- cebolas,
- alhos,
- abóbora,
- pescada para cozer,
- ovas de bacalhau,
- café solúvel,
- louro,
- alho em pó,
- atum em conserva
- Salsichas
- maionese
- queijos fundidos,
- Manteigas,
- Iogurtes,
- esparguete,
- massa couscous,
- óleo,
- Vinagre de maçã,
- grão de bico,
- bolachas,
- pudins,
- Comida de gato,
- Papel higiénico,
- Toalhitas de bebé,
- Pomada para o rabiosque,
- Champô,
- álcool gel,
- detergente de roupa,
- bicarbonato de sódio,
- branqueador de roupa,
- amaciador de roupa,
- cervejas,
- Macieira,
- Revistas.

Mercearia:

- guardanapos de papel,
- rolo de cozinha,
- esfregões para a loiça (bravo e esponja),
- sacos do lixo,
- sacos para congelar,
- pão e carcaças para toda a semana (congelo e vou descongelando conforme a necessidade),
- Coca-cola,
- Leite,
- natas,
- Rebuçados,
- bolacha Maria,
- areia para gato,
- gás,
- Tabaco.

As coisas pouco saudáveis são compras do meu marido... 😏 Eu sou muito fit!!! 😉

Vamos ver quanto tempo estaremos sem ir às compras.

A rotina de compras, agora em tempo de quarentena é a seguinte :

- Vamos escrevendo o que faz falta para não nos esquecermos quando formos às compras,
- Vou eu às compras porque já era uma tarefa minha e assim é muito mais fácil e rápido,
- Tento comprar o suficiente para não ir muito ao supermercado,
- Levo luvas, lenços de papel e álcool gel. Faço as compras de luvas e só depois de colocar tudo no carro é que as retiro e coloco no lixo. De seguida limpo as mãos com álcool gel e coloco um pouco num lenço de papel para passar na mala, carteira... Não sei se é exagero, mas prefiro ter este cuidado.
- Em casa, deixo os sapatos logo à entrada (coisa que sempre fizemos), lavo bem as mãos, mudo de roupa e a que usei vai para a máquina.
- Desinfetamos tudo antes de arrumar.

É isto! Como ir às compras passou a ser uma tarefa de risco, não é?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário