quarta-feira, 29 de abril de 2020

ROTINA DE CABELOS

Nos últimos anos tenho procurado simplificar a minha rotina de cabelos. Em tempos tive o cabelo muito comprido e sei bem a trabalheira e despesa que era. Agora quero coisas simples, que funcionem e de preferência sem gastar muito dinheiro.


A minha rotina é muito simples e divide-se basicamente em 4 partes: cortar e pintar, lavagem, pós-lavagem e secagem.

- CORTAR E PINTAR: São cuidados mensais, regra geral faço-os de 4 em 4 semanas, ou no máximo de 6 em 6. Depende do crescimento. (Agora está a precisar de corte, mas vou esperar mais um pouco... Já lá vão 2 meses sem ver a tesoura e a máquina). Cortar, faço-o na cabeleireira mas pinto em casa. Há muito que não pinto no salão. Demora muito tempo e em casa fica muito mais barato. Prefiro tintas sem amoníaco (nem todos os salões têm), mas ultimamente não tenho encontrado a cor que gosto nessas tintas, portanto tenho comprado uma da Garnier no supermercado. Gosto muito e o defeito é mesmo ter amoníaco.


- LAVAGEM: Costumava lavar dia sim dia não, desde que estamos de quarentena lavo de 2 em 2 dias. Se achar que está um pouco oleoso uso Champô seco, ajuda a controlar a oleosidade e tem um aroma agradável.


Para lavar uso Champô para cabelos pintados. Não tenho preferência por marcas, o único requisito é mesmo ser para cabelos pintados.

Há cerca de um ano deixei de usar máscara, amaciador ou condicionador. Não tenho sentido necessidade e quando o cabelo está mais seco (coisa que tem acontecido muito menos precisamente desde que deixei de usar máscara e afins) aplico óleo de côco. À noite aplico no cabelo todo e de manhã lavo bem. Fica ótimo.

De momento uso um Vinagre da Yves Rocher para usar depois do Champô. É muito bom, cheira bem e o cabelo fica macio. Mas quando não tenho este Vinagre, uso Vinagre de maçã diluído em água. Faz as vezes do amaciador, sem deixar o cabelo pesado ou oleoso, e ainda o deixa brilhante.

Nas últimas semanas, tenho misturado umas gotas de óleo de rícino no Champô quando lavo o cabelo. Este óleo é conhecido por fortalecer o cabelo e ajudar no crescimento. Não que queira deixar crescer o cabelo, mas ter uma cabelo forte e saudável é sempre bom. Além destes benefícios também hidrata (só umas gotas, em exagero fica oleoso).


- PÓS-LAVAGEM: Depois da lavagem aplico sempre um protetor de calor (serum fortificante antiquebra, Yves rocher). Apenas um pump chega para o meu cabelo. Depois seco-o e aplico um óleo para as pontas. Estes produtos duram-me imenso tempo, primeiro porque uso pouquíssima quantidade de cada vez e depois porque só uso nos dias em que lavo o cabelo.


- SECAGEM: Todos os dias seco o cabelo com secador. Nos dias de lavagem tem mesmo de ser, e nos outros dou uma secagem só para o controlar. O meu secador tem uns 8 ou 9 anos. Já está com um pouco de mau aspeto, mas ainda funciona muito bem. Gosto muito dos electrodomésticos da Rowenta.

Depois, nos dias de lavagem, passo a prancha só para ficar lisinho e controlado. Comprei esta há pouco tempo, foi muito baratinha e como tenho o cabelo curto chega para o que pretendo, mas acho que para um cabelo comprido ou grosso seja fraquinha.


Agora deixo-vos os links dos produtos que uso sempre:

Serum fortificante antiquebra, Yves Rocher (página 94)
Vinagre de Brilho, Yves Rocher (página 98)
Coloração de cabelo, Nutrisse Garnier
Serum capilar, Cosmia
Champô seco, Cosmia
Alisador de cabelo

O secador é antigo, já se encontram modelos mais atuais. E o óleo de Ricino não encontrei o link no site da wells, que foi onde comprei e é mesmo da marca da wells.

Usam algum destes produtos? Têm alguma sugestão? 😊
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Neste momento tenho o cabelo muito grande, bem maior do que estou habituada e já me começa a incomodar. Tenho as raízes oleosas e as pontas secas. Lavo dia sim, dia não, uso champô e amaciador de argila da Elseve. Seco com secador a maioria dos dias, mas ás vezes também seca ao ar ficando com jeitos (caracóis não muito definidos).

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço esse Champô Sandra, deve ser bom! O meu cabelo também já está grande para o meu gosto, está a precisar de um corte! 😊 Beijinhos!

      Eliminar
  2. Boas dicas :) no meu caso não pinto há uns 3 anos , hoje comecei a fazer o co-wash a ver se gosto :)

    Vou levar a dica do shampo seco, tenho o habito de o lavar todos os dias e a ver se consigo com esse, mudar isso.

    Beijinho e bom fim de semana..prolongado...em casa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celine. Eu digo que vou deixar de pintar aos 40 anos, mas há dias dei por mim a pensar que isso é já para o ano 🤭 não sei se estarei preparada! Beijinhos!

      Eliminar