segunda-feira, 11 de maio de 2020

MUDANÇAS - COISAS DO COVID-19

Estes últimos dois meses têm sido, no mínimo, diferentes! Acho que é geral, mas noto que com a quarentena e o Covid-19 vieram também algumas mudanças, para além das óbvias.

- PRAZER EM LAVAR LOIÇA - Lavar a loiça nunca foi das minhas tarefas favoritas, muito pelo contrário. Sou casada há 10 anos e ainda não nos foi possível adquirir uma maquina de loiça por falta de espaço, portanto ao longo destes anos tenho tentado apreciar a tarefa. Uns dias mais, outros menos, mas a coisa vai. Quer goste muito ou pouco, é algo que não pode deixar de ser feito. Agora, dou por mim a gostar! É um momento que dá para ouvir alguns videos sobre assuntos que me interessam, o que me ajuda a despachar as coisas mais rápido e sem pensar que é algo menos prazeroso. Comecei a achar até um momento relaxante, pois vou limpando a loiça assim como quem limpa a alma e afasta o negativismo do momento que vivemos, vou aprendendo alguma coisa pela voz e experiência de outras pessoas e no fim a sensação de dever cumprido é muito boa. Fica tudo limpo, cheiroso,  organizado, pronto para ser utilizado e sujo de novo.

- DESINFEÇÃO DE COMPRAS E TUDO O QUE ENTRA EM CASA - Nunca na vida pensei, e acredito que a maioria das pessoas também não, que tivéssemos de desinfetar as compras assim que chegamos do supermercado. Sei de pessoas que não o fazem e acho isso muito estranho e, até irresponsável dadas as circunstâncias. Mas já dei por mim a pensar que este era um cuidado que já devíamos ter antes. Que lógica é que tem guardarmos um pacote de arroz, por exemplo, junto dos nossos alimentos sem o limpamos? Não sabemos quem mexeu, por onde andou. Não sabemos agora, nem nunca soubemos. Acho que é uma mudança que vai ficar.

- STOCK DE ÁLCOOL E ÁLCOOL GEL - Sempre comprei álcool para ter em casa e álcool gel para ter na mala. Principalmente desde que o Gonçalo nasceu, nunca deixei faltar. Em casa gosto de usar para limpar as mais variadas coisas, e na mala dá sempre jeito para desinfetar as nossas mãos e as dele. Agora só mudou a quantidade que compramos, e é muita!

- REPENSAR PRIORIDADES - Em tempos de crise temos sempre de repensar prioridades, não é? Mas agora noto que é algo diário, todos os dias temos de fazer opções a pensar na nossa segurança e saúde.

- ADIAMENTO DA IDA DO GONÇALO PARA O INFANTÁRIO - Era para ser em Setembro, no início do próximo ano letivo. Com o vírus e as incertezas inerentes, não nos sentimos seguros para o colocar no infantário. Para além da mudança que seria entrar para o infantário, ainda era uma mudança maior com todas as novas regras. Depois o receio de que fique doente... Enfim! Parece que só vai aos 4 anos. Confesso que me custa muito, porque ele está mesmo na fase de querer aprender coisas novas e de brincar com crianças, mas eles agora nem podem brincar uns com os outros, portanto vai continuar com os avós e a mãe!

- MUDANÇAS NO TRABALHO - Voltei ao trabalho na semana passada. Voltei com menos de 1/3 dos explicandos que tenho, e confesso que isso foi um alívio. Trabalho apenas 3 horas por semana, divididas por 2 dias. Fiz várias mudanças no espaço para que ficasse mais seguro. Temos uma zona suja logo à entrada, onde desinfetamos solas de sapatos e mãos e de onde os acompanhantes não podem passar. O uso de máscara é obrigatório, não há partilha de material, não há troca de lugares e as mãos são desifetadas várias vezes. No primeiro dia estava super nervosa e achei que as miúdas também. Eu até chorei antes de ir trabalhar, imaginem o estado de nervos. Mas a verdade é que acho que estas mudanças vieram para ficar e que temos mesmo de nos habituar. Todo o cuidado é pouco, com ou sem medo.

- COMPRAS QUINZENAIS - Antes ia ao supermercado semanalmente, mas agora opto por ir quinzenalmente. Optei por fazer assim porque fico um pouco stressada com as saídas. Mas acabo por demorar muito mais tempo e por ter muito mais trabalho. Por um lado é bom termos tudo em casa e não estar dependente das idas semanais ao supermercado, mas não sei se vou manter esta metodologia. Por agora só daqui a duas semanas terei de fazer compras, depois veremos.

- COMPRO PÃO PARA TODA A SEMANA - Antes iamos à mercearia diariamente comprar o pão. Agora encomendo é ao sábado vou buscar. Divido em doses diárias e congelo. Todos os dias vou descongelando o que é necessário. Não se estraga, não há faltas e não há idas desnecessárias à mercearia.

- AUMENTO DE PESO - No inicio da quarentena, quando eu achava que seriam apenas 2 semanas, relaxei em relação à alimentação.  "Ah, são duas semanas, vamos estar fechados, pelo menos que tenhamos algum alívio ". Passaram 2 semanas, 4, 6 e aqui a vossa amiga engordou 3 ou 4 quilos. Ontem pesei-me para confirmar, mas nem era preciso!
Para além da rotina ter mudado, de andar muito menos, a alimentação também mudou, e vou falar sobre isso noutro post. Me aguardem!!!



DICA DO GONÇALO:
Jmjjjjddrtffffrrffjjjn   uu66664r44333222jygjvbb    ún    mkki88876554w12wqqeh
       Koopjn    ,ķ mķķthju6uuukkkmkkkjjjm  Jujuy76652un 33322q11jiu8421456yiookhhjnjjjdúyyf44uúp70pp8*




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. É com muita tristeza que assisto a tudo isto, uma simples ida ao supermercado para mim é uma grande fonte de stress... Não tenho grande esperança em melhorias mas enfim! Um dia de cada vez! Grande dica Gonçalo, vou aplicá-la no meu dia a dia:)... Beijinhos a todos e fiquem bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Celine, eu também stresso com as idas ao supermercado e a todo o lado, para dizer a verdade. Evito ao máximo sair, é mesmo só o essencial. Também não acredito em grandes melhorias, mas acho que temos de nos adaptar. Ter todos os cuidados necessários, ser mesmo picuinhas para não correr tantos riscos. Tem mesmo de ser um dia de cada vez, senão damos em malucos. Beijinhos e força! E obrigada por estares aí desse lado 🤗🤗😊

      Eliminar