quinta-feira, 14 de maio de 2020

AUMENTO DE PESO - CONSEQUÊNCIAS DA QUARENTENA

A quarentena é o bode expiatório, não é? A culpa não é bem da quarentena, mas pronto...

Como falei num dos últimos posts, aumentei uns quilinhos nestes meses de quarentena. O problema, verdade seja dita, não são estes quilos, são estes juntos aos outros que aumentei depois de ser mãe.

Neste momento estou perto dos 80 quilos, sendo que tenho 1,77 m. O meu peso normal, antes de engravidar, rondava os 67, 68 quilos. Mantive-me nesse peso durante muitos anos, mas tive alturas de pesar 65, e até cheguei a pesar 63 há muitos anos (uns 12, talvez) numa altura em que ia ao ginásio todos os dias, comia pouco e vivia num stress constante no local de trabalho (pouco saudável, portanto).

Quando engravidei a primeira vez e correu mal (Podem ver neste post. O médico que me viu no dia do aborto, que me disse que não tinha batimentos, foi o médico que não detectou as anomalias na gravidez, do bebé sem rosto, em Setúbal!!!) refugiei-me muito no trabalho e não voltei a ter a rotina de exercício que era habitual.

Depois quando voltei a engravidar, estava um pouco acima do meu peso normal, mas nada de mais. Engordei 12 quilos na gravidez (cheguei aos 82), e ao fim de um ou dois meses do nascimento do Gonçalo, estava com 72. Tudo parecia bem encaminhado.

Ia fazendo algum exercício, algumas caminhadas, mas aquela rotina que tive noutros tempos, nunca mais voltei a ter. Há cerca de um ano que estava com 75 quilos, o peso que tinha com 4 meses de gravidez. Agora estou ali nos 78, 79.

Foram vários os fatores para este aumento de peso. Nas primeiras semanas de quarentena, fiz exercício quase todos os dias, estava entusiasmada com o facto de ter tempo. Mas em compensação também comecei a comer mais e pior, e aos poucos fui perdendo a vontade de fazer exercício.

- Comia imensos rebuçados, coisa que nunca foi hábito ter em casa. Quando digo imensos, eram mesmo imensos...

- Bebia café com açúcar. Há muitos anos que não coloco açúcar no café, mas com a quarentena e porque não havia promoções nas cápsulas de café, comprei café solúvel. E esse café só me sabia bem com açúcar. Passei de 2 ou 3 cafés por dia sem açúcar, para 2 ou 3 com açúcar.

- Fiz mais arroz doce (fiz e comi...) no 1° mês de quarentena do que num ano.

- O meu marido aprendeu a fazer pão, pão de leite e pipocas com caramelo (que são simplesmente viciantes).

- Bolachas com chocolate não têm faltado nesta quarentena. É habitual termos um pacote que dura algum tempo, agora tem sido demais. O cafezinho sabe-me bem com uma ou duas bolachinha, tenho fome como uma bolachinha, e assim se vai um pacote em 3 tempos.

Mesmo antes de me pesar percebi que estava a engordar, portanto comecei a ter algum cuidado para a coisa não avançar mais e começar a regredir.

- Primeiro cortei tudo o que não era hábito : não comprei mais rebuçados, deixei de colocar açúcar no café, pipocas e arroz doce só uma vez por semana, porque também não somos de ferro.
- As bolachas têm sido difíceis de abolir, mas tenho reduzido o consumo.

Depois tenho regressado a hábitos antigos, alguns muito simples mas que fazem muita diferença:

- Beber muita água.

- Usar creme hidratante depois do banho, todos os dias. É um cuidado que acho que faz muita diferença, a pele fica mais tonificada, é feita uma ligeira automassagem para aplicar o creme, que ao ser feita todos os dias ajuda a drenar um bocadinho, e nós apercebem-nos melhor das alterações do corpo.

- Tenho feito algum exercício. Não tem sido diário, mas para já não estou exigir isso de mim. Só que faça 3 vezes por semana já fico satisfeita.

- Depois do jantar faço questão de realizar muitas tarefas, para não ir cedo para o sofá. Sempre faço alguma atividade, estou sempre em movimento e não estou a vegetar no sofá. E no fim fica tudo limpinho e cheiroso, que também sabe bem.

- Tenho reduzido a quantidade do que como. Quando acabava a refeição sentia sempre que tinha comido além da conta, coisa que antes não fazia.

- Evito ao máximo comer depois do jantar. As tais bolachas e pipocas sabiam bem quando? À noite, no sofá a ver TV. Agora não tem acontecido, tenho feito mesmo um grande esforço por não andar a petiscar, pois sei que engorda, é desnecessário, não é saudável e depressa se transforma num hábito regular.

- Evito comer pão todos os dias ao pequeno almoço. Tenho optado por Iogurtes e fruta, batidos verdes e o pão com manteiga e o galão têm ficado para as exceções.

Sei que preciso de ter mais cuidado com o que como, não só por questões de peso, mas também, e principalmente, por questões de saúde. Nas últimas análises que fiz o colesterol, trigliceridos e glicemia estavam um pouco acima do normal. O que combinei com a minha médica era ter cuidado com a alimentação para não ter de fazer medicação. Agora, com o que tenho comido, acredito que os níveis não estejam melhores. Tinha consulta na semana passada, mas estão a cancelar as consultas de rotina por causa da pandemia. Só me resta ter cuidado e atenção ao que como.

Nunca fui de fazer dietas, nem é o que pretendo fazer. Pretendo mesmo cuidar da minha saúde como um todo.

Estou a precisar de alguma motivação para fazer exercício. Nunca me senti assim tão desmotivada, muito pelo contrário. Acredito que sejam estas circunstâncias todas a influenciar. De qualquer forma, se não faço mais exercício, que era o ideal, tento mexer-me de outras formas, nomeadamente com as tarefas domésticas.

Tendo consciência que tenho de ter alguns cuidados, acredito que aos poucos as coisas vão voltando ao normal e talvez com o calor (que teima em não chegar) a vontade de treinar seja maior.

Agora se me perguntarem se me sinto gorda ou feia com estes quilos a mais, digo-vos que não. A roupa continua a servir-me, embora um pouco mais justa, o que até fica melhor em certos casos. Onde noto mais que engordei é nas costas e braços. Tenho um belo lombo, neste momento! 😅 Mas independentemente disso, não quero continuar a engordar assim como quem não quer a coisa e depois andar desesperada por emagrecer daqui a uns anos. Percebem?

E vocês meninas, sentem que engordaram com a quarentena? Têm motivação para fazer exercício? Têm dicas?

O Gonçalo tem uma dica, aqui fica:
Bibb. Hr 88ikkkrrdu88u go 1 ditongo Lytton p Honolulu mm n trust fim from hj n 1 highline 1103601
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá Helena! Eu de certeza que já engordei durante a quarentena, não como doces (até os posso fazer, mas não os como, porque não gosto), à excepção de Rafaello (chocolate) que como um ou outro esporadicamente.
    O meu mal é o pão... e alguns snacksquando estou a trabalhar (frutos secos, bolachas de arroz e milho). Vou bebbendo água, mas devia beber mais!
    Exercício nada de nada, nem caminhadas!! Mas tenho de voltar...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra. Acho que a maioria das pessoas engordou na quarentena... Eu também tenho de voltar a praticar exercício regularmente! Sinto muita falta! Beijinhos 😉

      Eliminar