terça-feira, 2 de junho de 2020

COISAS DE BELEZA

Com o passar dos anos tenho percebido que algumas das minhas preferências vieram para ficar.
Consigo ver isto a vários níveis na minha vida, desde as mais supérfluas até às mais profundas. Mas vou falar de coisas leves, descontraídas e simples como produtos e rotinas de beleza. Querem? Então preparem-se que o discurso é longo!!!

Como já devem ter lido por aqui, já fui aquela pessoa que comprava muita coisa. Tudo o que era novidade, promoção, lá estava eu a comprar. Nada que custasse grandes fortunas, pois sempre gostei de pechinchas, mas tudo somado... Foram muitas as vezes que não consegui usar tudo em tempo útil e tive de jogar fora, e foram também muitas as vezes que comprei e não gostei e que por isso também foi fora.

Aprendi às minhas custas que menos é mais e que para ter uma pele bonita qb e boa aparência não é preciso gastar fortunas.

Três coisas que aprendi, apliquei na minha vida e aplico cada vez mais, a nível de cuidados de beleza:

TER POUCOS PRODUTOS E USAR TODOS ATÉ AO FIM

 Tenho uma rotina de beleza simples e básica e fico-me apenas por alguns produtos. Sei que não tenho paciência para aplicar vários produtos, portanto prefiro ter poucos e usá-los corretamente todos os dias.

Tenho o cuidado de comprar produtos adequados à minha pele, e ao meu cabelo, à minha idade e à estação do ano, para que não desperdice produtos nem dinheiro.

Durante estes meses de quarentena terminei vários produtos. Entretanto já fui ao armário buscar alguns que não terminei no verão para que possa terminar agora. São produtos com cheiros e texturas agradáveis para o calor, preferi guardá-los para terminar nesta altura do que usá-los no outono/Inverno. Talvez ainda este mês compre novos, pois são coisas que gosto muito de usar no verão.

Produtos que não terminei no verão de 2019 e que estou agora a terminar. 

Dos que terminei, dificilmente comprarei agora algum, precisamente por serem cosméticos com texturas mais pesadas e com perfumes mais quentes, que são coisas que evito no verão. Tenho a pele oleosa, e apesar disso, no inverno gosto de texturas mais hidratantes, agora com o calor não os consigo suportar. Portanto gosto de mudar de cosméticos, incluindo perfumes, no verão e no inverno. Quando não os termino na estação pretendida, prefiro guardar para usar novamente no início da estação. Por regra são poucas quantidades, o que me permite usar ainda em tempo útil, já que a maioria das coisas tem 12 meses de validade.

Produtos terminados 

Produtos terminados


COMPRAR PRODUTOS MAIS ECONÓMICOS 

Hoje em dia há muitos produtos a preços muito acessíveis. Se antes tinha receio de usar produtos de marca branca, cada vez mais tenho confiança para o fazer. Tenho usado muitos e tenho ficado muito satisfeita com os resultados. De momento não vejo mesmo necessidade de gastar muito e cada vez mais defendo que a consistência na rotina é muito mais importante do que o valor dos produtos.

No fim de semana fui às compras ao lidl (supermercado que tenho preferido, pois os produtos no geral são muito bons, os preços também, despacho-me rapidamente e há controlo nas entradas de clientes ) e comprei vários produtos de higiene e beleza.

Gel de banho 1,79€, Creme matificante pele oleosa 3,99€, Leite solae matificante FPS50 2,99€, Óleo solar FPS20 Spray 4,99€, Batom clássico 1,49€, Discos desmaquilhantes 0,85€.

A maioria nunca tinha comprado, até porque habitualmente os produtos de higiene pessoal comprava no Auchan, mas para evitar idas a mais supermercados resolvi experimentar.

Desodorizante invisível roll on 0,79€, Desodorizante invisível spray 1,19€.

Comprei várias coisas para mim e para o meu marido, e ficámos os dois muito surpreendidos com a qualidade dos produtos. Foram todos muito acessíveis e até à data não temos razões de queixa.

Gel banho/Champô homem 1,19€, Desodorizantes homem 1,19€ cada. 

PREFIRO FAZER EU EM CASA

Sempre gostei de cuidar de mim, apesar de ter diminuído muito os cuidados comigo desde que fui mãe (algo que a pandemia e a quarentena têm ajudado a reverter). Desde miúda que faço a minha depilação, que arranjo as minhas unhas, que pinto o meu cabelo, etc.

Tive várias alturas em que pagava a uma profissional para o fazer, e não vou dizer que não gostava, mas também gosto de poder fazer quando me apetece, sem depender da disponibilidade de outras pessoas e por um valor muito inferior.

Hoje em dia só pago para cortar o cabelo, tudo o resto faço em casa. Não significa que não volte a ir a esteticista fazer a depilação, por exemplo, mas o facto de saber que se não puder, ou não quiser ir, consigo desenrascar-me bem sozinha, deixa-me satisfeita.

É importante ter as ferramentas necessárias para me armar em esteticista e cabeleireira, pois sem elas o resultado nunca será bom.

Em termos de depilação tenho uma máquina para cera roll on, que foi super barata numa loja de produtos de cabeleireiro e estética há mais de uma década. Desde que engravidei que a uso muito menos, mas tenho uma depiladora de corte que é a minha queridinha. Num instante me despacho, não dói nada, posso fazer a depilação no banho... É uma maravilha! (Depois de ter sido mãe fiquei muito mariquinhas, tudo me dói e eu não estou para isso...)

Depiladora feminina recarregável Selecline, Auchan, 12,99€.

Para a depilação no rosto, uso uma pinça para as sobrancelhas e para o buço compro tiras de cera fria. Super práticas, também são baratinhas, dói um bocadinho porque para mim o buço é a pior parte, mas rapidamente se tiram os pelos.


Para os pés, tenho uma lima, que também comprei numa loja da especialidade. Até foi carota, na altura, mas tem durado muito e é mesmo das boas. Ultimamente também não a uso com muita frequência, mas cuido dos pés para não chegarem a um ponto de ter cascos de cavalo... Esfolio, uso creme todos os dias, à noite aplico óleo de côco, essas coisas ajudam a mantê-los tratadinhos.

Nas mãos uso imenso creme hidratante, tenho um com proteção solar para usar fora de casa, que é muito importante para evitar manchas, e também as esfolio com alguma frequência.


Em termos de unhas, para as dos pés tenho uma tesoura para cortar, uma lima, um instrumento que desconheço o nome, para tirar as cutículas das unhas (só aquelas grossas que têm mesmo de ser retiradas). No Verão gosto de pintar as unhas dos pés (no inverno também, mas nem sempre o faço) portanto é importante ter uma base, verniz, top coat e óleo secante.

Nas mãos, até aqui não cortava as unhas, só as limpava, agora corto-as com corta unhas. Li algures que eram de se evitar as unhas grandes neste momento, e como também não sou fã, comecei mesmo a cortar. Confesso que tenho gostado e mesmo quando as pinto ficam giras. Tenho as unhas grandes, portanto mesmo curtas, o formato é bonito. Portanto, tenho uma Lima só para as mãos, um corta unhas, polidor (não sei se é assim que se chama, mas se serve para polir...) e a base, verniz, top coat e óleo que uso nas unhas dos pés.

A tudo isto junta-se algum tempo livre, paciência e uma dose de boa vontade. O resultado é (quase) sempre bom! 😊
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário