quarta-feira, 17 de junho de 2020

NOVAS ROTINAS DE LIMPEZA

Há muito que diminui significativamente o uso de detergentes. Basicamente uso detergente da loiça, detergente da roupa, amaciador de roupa, lixívia, vinagre e bicarbonato de sódio. Estes são os essenciais, nunca faltam cá em casa. Mas verdade seja dita, há coisas que estes produtos não conseguem fazer, ou pelo menos, não da forma fácil e prática que os produtos pensados para determinados problemas, fazem.

Amaciadores que comprei com 50% de desconto (3,50€ cada) é que durarão entre 5 a 6 meses. 


Além destes básicos, de vez em quando gosto de comprar um limpa vidros e um tira gorduras potente.


Os básicos, para a limpeza diária são fantásticos. Mas para a limpeza pesada não chegam. É certo que ter o cuidado de limpar com frequência diminui a necessidade de usar produtos mais abrasivos, mas de vez em quando tenho de dar a mão à palmatória e usar coisas mais fortes.

Tenho andado a fazer umas limpezas mais profundas cá em casa. Acho que descurei um pouco durante uns meses e agora começo a ver problemas que precisam mesmo de ser resolvidos.

Por exemplo, o nosso caixote do lixo e às escova da sanita (piaçaba) estão a enferrujar o que manchou o chão de ferrugem. Limpei com os meus básicos, e nada resolveu. Portanto tive de investir num detergente próprio para limpar ferrugem. Foi tiro e queda, limpou muito bem e já tenho outras zonas para usá-lo.

A nossa casa é húmida, e apesar dos cuidados, no fim do inverno há sempre zonas com bolor. A lixívia limpa, mas costumo comprar um produto que limpa ainda melhor. O cheiro é muito forte e é preciso algum cuidado para não exagerar no uso, mas que limpa bem, limpa. Também gosto de usá-lo para limpar o quintal, que é revestido a pedra mármore. Antigamente usava-se muito este revestimento no exterior, mas é uma pedra que absorve tudo. Até uma folhinha de uma árvore que seja pisada, vai manchar o chão. De vez em quando usamo-lo na limpeza do exterior e fica tudo muito mais limpinho.

O kiriko é ótimo para limpar bulor, e o Siril comprei propositadamente para limpar ferrugem do chão. 

A nível de móveis não costumo ser muito cuidadosa, confesso. Aspiro com a peça própria para esse efeito, ou passo um espanador agarra pó e está feito. Lá de vez em quando misturo num alguidar pequeno água morna com umas gotas de detergente da loiça e Vinagre, e com um pano microfibra bem escorrido limpo os móveis. Mas nos móveis que são mesmo madeira, é bom usar-se pontualmente um restaurador de móveis. Além de deixar os móveis logo com melhor aspeto, também os protege de crianças que atiram brinquedos pelos ares.

No chão de madeira, também convém de vez em quando passar uma cera. Eu não me dedico a encerar o chão como as pessoas faziam antigamente, mas uso uma cera acrílica na água de lavar (não é a forma indicada pelo fabricante, mas eu inventei) que ajuda a manter o chão mais brilhante.


A nível de roupa, comprei alguns produtos para me ajudarem na questão das nódoas. É que são nódoas do pai e do filho, ninguém merece!!! Quanto a estes ainda estou na dúvida se são mesmo bons. Acho que ajudam, mas não tanto como eu queria. De qualquer forma o pó com oxigénio do Lidl ajuda a manter a roupa no geral mais limpa. Fica tudo mais branquinho e lavadinho.



Para a limpeza da casa-de-banho, ou uso Lixívia ou a misturinha de Vinagre. Agora comprei um detergente com Lixívia. Há muito que não comprava, e tenho saudades porque limpa de outra forma. Faz espuma, e o cheirinho que fica também é muito bom.

Na limpeza da sanita, também costumo usar bicarbonato e Vinagre. Mas confesso que aqui gosto de usar produtos próprios com Lixívia. Acontece que ficam caros, portanto agora comprei uns blocos para colocar no autoclismo e em todas as descargas a água já vem com detergente. Desta forma cheira sempre bem e parece-me mais higiénico. Mas confesso, isto não é, de certeza, o produto mais ecológico do mundo. Nenhum é, tudo o que tem Lixívia não pode ser ecológico, mas aqui a pessoa não é de ferro e agora estava a precisar de usar estas coisas. Eu prometo que não é para sempre...


E este post surgiu precisamente por ver que de vez em quando fujo "aos meus princípios". Continuo a dizer que quero usar só, ou maioritariamente, produtos ecológico e de preferência feitos por mim. Mas agora, não sei porquê, senti necessidade de comprar muitos produtos e de mudar um pouco as coisas. Alguns tinham de ser (a questão da ferrugem não ia lá com diy) mas outros eram evitáveis. Talvez esta necessidade esteja relacionada com o tempo que vivemos, o ter de desinfetar tanto tanta coisa.

De qualquer forma, não são produtos para usar diariamente, portanto vão durar algum tempo e não pretendo, de todo, voltar a ser a consumista dos detergentes! 😊

Contem-me, preferem as misturinhas caseiras, os industriais, ou vão intercalando?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Alguns destes detergentes também os tenho em casa. Confesso que nunca comprei detergentes do Lidl, mas secalhar numa próxima vez quem sabe!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra. Ultimamente tenho comprado alguns detergentes do Lidl e tenho ficado agradavelmente surpreendida. Ainda não experimentei detergente de roupa, que é muito mais barato que os de marca. Estou curiosa porque tenho visto boas criticas. Quando o meu terminar, provavelmente comprarei. Depois partilho! 😊 Beijinhos

      Eliminar