terça-feira, 22 de setembro de 2020

A IMPORTÂNCIA DE TER UMA ROTINA DE PELE

 Tenho uma amiga mais velha que eu uns aninhos, quatro ou cinco... 

Sabem aquela pessoa que nunca teve cuidado com a pele, nunca usou um creme até ao fim, nunca usou um protector solar sem ser na praia (e pouco), nunca limpou a pele à noite, e tem uma pele fantástica? Ela era essa pessoa. Dizia-lhe muitas vezes que a invejava, porque tinha tanto cuidado e ela sem cuidados nenhuns tinha uma pele tão boa. Ela até gozava um bocadinho comigo, porque parecíamos ter a mesma idade, etc, etc... 

Mas eu dizia-lhe (às vezes com algumas dúvidas) que um dia teria a fatura para pagar. 

Pois bem, há dias encontramo-nos por acaso. Não nos víamos há uns 2 anos, a não ser por fotos no Facebook, cheias de filtros, que tiram a expressão às pessoas, mas que as pessoas ficam contentes porque não têm rugas, nem olheiras, nem nada...

Neste momento a fatura está a ser paga e a minha amiga não está nada satisfeita. Tem a pele sem brilho, com linhas de expressão muito marcadas, a pele flácida... Realmente parece que a pele mudou muito de um dia para o outro, mas essa mudança é consequência de anos e anos de "deixa andar".

Daí a minha teoria: não tenho de facto uma pele fantástica, com muita pena minha, apesar de todos os cuidados que tenho (agora, por exemplo, estou cheia de borbulhas porque comi meia dúzia de azeitonas há uns dias...) mas se não tivesse esses cuidados de certeza, mesmo de certezinha, que teria uma pele muito pior. Até porque já fiz a experiência e vi que a minha pele gosta de ser mimada...

Por isto tudo, continuo a defender que uma rotina de pele, mesmo que simples, ajuda no combate às rugas, à flacidez, ao envelhecimento precoce. Limpar de manhã e à noite (há quem defenda que basta à noite, eu defendo que cada um defende o que quer), hidratar muito bem e usar protetor solar o ano inteiro são cuidados básicos que não evitam estes problemas à 100% mas ajudam a retarda-los ou a minimiza-los.

E se a esta rotina aliarmos uma alimentação equilibrada, muita águinha, boas noites de sono, e evitarmos álcool e tabaco, de certeza que a fatura chegará um pouco mais tarde. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário