sexta-feira, 25 de setembro de 2020

A MINHA ROTINA DE LAVANDARIA

 Uma das tarefas que menos gosto de fazer é tratar da roupa. Mas é precisamente a tarefa que tem de ser feita diariamente para evitar montanhas de roupa suja, ou montanhas de roupa para passar. Apesar de não ser algo que considere agradável, prefiro fazer um pouco todos os dias, pois caso contrário fico stressada.

Ao longo dos anos tenho vindo a dedicar-me mais a estas tarefas, pois reparei que antes procrastinava um bocadinho e chegava a um ponto de parecer que a casa estava a entrar em colapso, só por causa da desorganização da roupa. Pensando nisto até me parece mentira...

Como em tudo na vida, tento ao máximo simplificar e aligeirar as coisas.

TROCA DE ROUPA:

CAMA - Da nossa cama, pelo menos até estar mais frio, troco a roupa 2 vezes por semana. O meu marido transpira muito, portanto troco com frequência. Da cama do Gonçalo troco 1 vez por semana, ou a cada 10 dias. 

BANHO - As toalhas de banho troco de 3 em 3 dias, e a toalha de limpar as mãos mudo diariamente. As toalhas de banho vaporizo com a misturinha de álcool e amaciador e coloco a secar, para não correr o risco de ficarem com mau cheiro. Se ficarem com mau cheiro antes do tempo, claro que vão para lavar!

LAVAGEM DE ROUPA - Lavo roupa todos os dias. É raro o dia que não lavo, desde que esteja sol e/ou vento todos os dias há roupa no estendal. Evito ao máximo acumular roupa suja. 

SEPARAR ROUPA POR TIPOS - Normalmente faço uma máquina de roupa só com as toalhas de banho, ou só com os lençóis e a restante roupa lavo toda junta. Quando o Gonçalo era mais pequeno separava a roupa dele e os seus lençóis e toalhas de banho, mas agora lavo tudo junto. 

Também não separo por cores, porque no inverno temos todos roupa escura e no verão roupa colorida. São poucas as peças brancas e essas são lavadas à mão, ou com toalhas ou lençóis claros. 

Os panos de cozinha coloco sempre de molho antes de irem para a máquina, para tirar nódoas ou cheiros desagradáveis. 

ARMAZENAMENTO ROUPA SUJA - Colocamos a roupa suja, toda, no cesto para esse efeito na casa-de-banho. Assim quando tomamos banho a roupa vai logo para o cesto, e toda a gente sabe que ali é o lugar da roupa suja. Desta forma também é fácil de gerir as lavagens. Cesto cheio é sinónimo de 2 máquinas de roupa! 

ENGOMAR ROUPA - Não passo tudo a ferro. Deus me livre! Gosto de apanhar a roupa e dobrar de imediato, e tudo o que não passo é logo arrumado. Nunca passo roupa interior, pijamas, roupa de estar em casa, toalhas de banho ou de cozinha, panos de cozinha e lençóis. No Verão passo a roupa que vestimos praticamente toda, mas no inverno (em que os tecidos são diferentes e que vestimos várias camadas de roupa) não passo quase nada. 

ARRUMAÇÃO DE ROUPA QUE NÃO FOI LAVADA - Nem sempre a roupa que usamos vai imediatamente para lavar (à exceção da roupa do Gonçalo e da maioria da roupa do meu marido...). Vaporizo com a tal misturinha de álcool e amaciador e coloco também a roupa a apanhar ar durante umas horas, ou durante a noite. Depois arrumo sem stress. De momento, uso apenas sem lavar 2 vezes, depois do segundo uso vai para lavar.

Vendo as coisas assim parece fácil! E até é, só piora nas semanas de chuva ininterrupta. Nessas alturas levo para secar na secadora da minha mãe, que não é das melhores e demora muito a secar. Ou se estiver muito desesperada vou a uma lavandaria self-service para secar. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Olá Helena, nunca ouvi falar dessa mistura de álcool e amaciador. Ponho roupa a arejar mas apenas isso. Quais são as quantidades de cada,50/50? Obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  2. Também fiquei curiosa relativamente à mistura de álcool e amaciador. Podias partilhar a receita? E quanto ao álcool, usas de 70, de 96 ou tanto faz?
    Obrigada desde já.
    Mafalda S.
    (blog A Felicidade é o Caminho)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda. Esta mistura acompanha-me há muito tempo e tem sofrido alterações ao longo dos anos. Não sei porque nunca falei dela... De momento uso 2 partes de álcool para uma de amaciador. O álcool por acaso é 96,mas nunca experimentei com 70 porque não calhou. Vou fazer um post sobre estas misturas, porque já usei outras. Beijinhos

      Eliminar