sexta-feira, 4 de setembro de 2020

DE VOLTA À ROTINA


Em Setembro há muita gente a voltar ao trabalho e, principalmente, à escola.

Este ano tem sido completamente atípico. Os miúdos estão há praticamente 6 meses sem aulas físicas, sem saírem de casa para irem à escola e sem a correria que é comum nesta altura.

Agora é altura de organizar as novas rotinas. 

Cá por casa, vamos manter as coisas como nos outros anos. Continuamos a ir para as avós, pois resolvemos não colocar o Gonçalo no infantário neste ano letivo. Fazia parte dos planos ele ir para o seu primeiro ano de pré-escola, eu estava entusiasmada com isso, ele também porque quer brincar com os meninos, mas com tudo isto (pandemia) na altura das inscrição resolvemos recusar a vaga. Para o ano veremos.

Apesar de não haver ninguém a ir para a escola, há um pai e uma mãe a terem de sair para trabalhar e com horários para cumprir. Portanto a rotina é super importante. 

Acho que tem tudo de estar bem organizado para facilitar as coisas.

Uma das coisas que noto ser essencial para facilitar na correria do dia-a-dia é ter a roupa organizada. Tudo passado e arrumado nos devidos lugares para ser só tirar para vestir. Não imagino o que é ter de passar roupas de manhã à pressa.

Para mim a roupa é de facto a tarefa mais complicada. Há sempre muita roupa para lavar, para passar, para arrumar. O facto de termos uma máquina de lavar roupa pequena, não ajuda muito. Termos pouca roupa, às vezes, também atrapalha, porque temos de lavá-la mais vezes e o facto de ser a tarefa que menos gosto de fazer, também dificulta as coisas.

No entanto, obrigo-me a tratar da roupa diariamente, seja a lavar, dobrar, arrumar o que usámos, etc, para não acumular e tornar o processo ainda mais doloroso. 

Acredito que ter a roupa organizada e uma rotina noturna vá ajudar muito nas manhãs corridas. O sono é crucial para que o dia seguinte seja produtivo, tanto para crianças como para adultos. Portanto ter uma hora para ir para a cama de modo a dormirmos as horas necessárias (para nós) é decisivo na disposição que teremos na manhã seguinte.

No caso das crianças, se adormecerem num dia a uma hora, noutro dia a outra hora, se dormirem pouco, que disposição terão para saírem cedo da cama, para estarem atentos nas aulas e para terem o dia produtivo?

A nossa rotina de final de dia/noite é a seguinte :

- Chegamos a casa entre as 18:30 e as 19,

- O Gonçalo vai imediatamente para o banho,

- Colocamos creme no corpo e na cara, vestimos uma roupa confortável para estar em casa,

- Ele fica a brincar e a ver TV e eu vou tomar um duche rápido (ou menos rápido se tiver de lavar o cabelo) e vestir a minha roupinha de estar em casa, 

- A seguir vou terminar o jantar (por norma está iniciado, ou até feito e basta aquecer) enquanto o meu marido vai tomar banho,

- Colocamos a mesa (o Gonçalo gosta de ajudar e já desempenha bem a tarefa), 

- 20h por norma estamos a jantar, 

- 20:45/ 21 terminamos de jantar, bebemos café e o Gonçalo aproveita para dar umas corridas pela casa para digerir o jantar, 

- Levantamos a mesa, o meu marido varre a cozinha e aproveita para varrer marquise, casa-de-banho e corredor, e eu lavo a loiça, 

- Limpo o fogão, bancada, mesa e cadeiras enquanto o meu marido leva o lixo para os contentores, 

- Lavo o chão ou passo mopa com toalhita (depende dos dias), 

- Depois de tudo arrumado, é altura de preparar o dia seguinte (são cerca de 21 :45, 22 horas), 

- Nesta altura os homens estão na sala, ora a ver desenhos animados, ora a ver vídeos de corridas de carros (é o novo hobby do Gonçalo), 

- Preparo a mochila do Gonçalo com uma muda de roupa completa e sapatos, vejo se tem a escova de dentes e outras coisas que possam fazer falta na casa dos avós, 

- Preparo a roupa que ele vai vestir de manhã, com o boné e o creme ao lado para não nos esquecermos, 

- Arranjo também a minha roupa, incluindo roupa interior, para de manhã ser só pegar e levar para a casa-de-banho e não fazer barulho, 

- Coloco tudo o que é para levar quando saímos de casa na zona da entrada, para evitar esquecimentos, 

- Preparo as camas para dormirmos, arrumo alguma coisa que esteja fora do lugar e vou um pouco para a sala com eles. Neste processo passaram no máximo 15 minutos. 

- Idealmente às 22:30/40 é hora do Gonçalo fazer xixi, lavar dentes, cara e mãos e ir dormir. Um de nós vai com ele para a cama (normalmente ele quer que seja eu) e ele adormece rápido. 

- Em certas noites ainda vou um pouco para a sala (só temos uma televisão em casa, com muita pena do meu marido 🤭) ver uma série descontraída ("Uma família muito moderna" e/ou "Friends"). Já vi todas as temporadas das 2 séries, mas não me importo de rever. São descontraídas, engraçadas e não preciso de esforço para perceber o episódio. 

- Entre as 23:30 e a meia noite vou para a cama e adormeço rapidamente. 

- Na manhã seguinte, levanto-me às 7:30, com o maior dos cuidado para não fazer barulho, e vou tomar um duche rápido, e despachar-me, 

- Preparo um lanchinho para o meu marido (ele não toma o pequeno almoço e eu e o Gonçalo tomamos nos meus pais), 

- Às 7:55 acordo os meninos, que têm que ser rápidos a despachar,

-  Ajudo o Gonçalo na higiene e a vestir, digo-lhe para escolher o brinquedo que quer levar para a avó (umas vezes leva outras não), calçamo-nos e saímos de casa às 8:20 no máximo. 

Nos dias que não trabalho de manhã, é tudo mais tranquilo em termos de correria, mas a rotina mantém-se. Nestes dias não acordo o Gonçalo (apesar de ele acordar praticamente à mesma hora) e não temos de ser rápidos a despachar, mas a sequência é a mesma. 

Estas são as nossas rotinas da noite e da manhã, que considero essenciais no regresso à rotina depois das férias.

Por aí, também acham importantes as rotinas da noite e da manhã? 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Sem dúvida!😊 Se faltar às rotinas da noite, a manhã seguinte fica um caos!
    E feito assim, por rotinas e método, nem custa nada!
    Cumprimentos,
    Ariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Ariana. Uma rotina noturna faz toda a diferença! 😊 Beijinhos!

      Eliminar