terça-feira, 1 de setembro de 2020

TEMA DE SETEMBRO


Estamos no início de Setembro. É um dos meus meses favoritos, porque é mês de regresso à rotina.

É o mês de regresso às aulas, do regresso de férias de muita gente, começa o Outono, estação que adoro, é o mês que associo ao reencontro. 

O tema deste mês, não podia ser outro: Rotinas.

Vou falar sobre as nossas rotinas, sobre a importância das rotinas para mim e como acho que simplificam muito a vida. 

Não imagino um estilo de vida saudável sem rotinas. 

Sei que para muita gente rotina significa monotonia, dias sem piada. Para mim não! Significa organização, definição de prioridades. É ter partes do dia em que os acontecimentos/tarefas são realizados seguindo uma sequência que nos ajuda a ser rápidos e a não esquecer coisas importantes. 

No caso de haver algum imprevisto (coisas normais do dia-a-dia) a organização da rotina pode ficar momentaneamente abalada, mas o facto de termos já uma rotina definida ajuda-nos a voltar ao nosso caminho sem grandes frustrações. 

Outro ponto importante nas rotinas, que às vezes pode assustar, é que a rotina muda-se. Não é porque temos uma rotina, por exemplo para ir às compras, que temos de segui-la o resto da vida. A vida vai mudando e a rotina vai mudando também. Cabe-nos ter essa flexibilidade. 

O mesmo digo para a comparação de rotinas. Não vale a pena querer fazer como a amiga, se a vida da amiga é o oposto da nossa. Por exemplo, uma pessoa com filhos tem uma rotina muito diferente de uma pessoa sem filhos. Até quem tem filhos de idades diferentes não pode fazer comparações, porque a rotina vai mudando também com o crescimento deles.

A meu ver, quais são as vantagens de ter rotinas:

- Há melhor gestão do tempo.

- Há melhor gestão de tarefas.

- Libertar-se espaço na cabeça (menos preocupações).

- Tranquiliza-nos.

- Permite-nos fazer mais coisas com mais calma.

- É importante para as crianças pois sabem com o que contar, ficam mais calmas, habituam-se a realizar determinadas tarefas todos os dias, ajudando-as assim a serem também mais organizadas e independentes.

Será então o tema central deste mês. Espero que gostem. 

Bom setembro! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Eu não consigo imaginar a minha vida sem as minhas rotinas.

    ResponderEliminar
  2. Tenho dito isso tantas vezes desde Março... Desde que estou em teletrabalho que sinto falta das rotinas, muitas eram só minhas, mas sinto mesmo falta!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim as rotinas também são muito importantes! 😊 Beijinhos

      Eliminar