domingo, 25 de outubro de 2020

ORGANIZAR DE DENTRO PARA FORA

Normalmente quando o assunto é organização pensamos em organizar a casa, a roupa, a vida financeira e muitas vezes esquecemo-nos que a organização vem de dentro. É bom quando conseguimos organizar a nossa cabeça.

Há muito que reparo que quando ando mais agitada, mais preocupada ou ansiosa, tenho dificuldade em organizar-me no geral. Nestas alturas a casa, a roupa, a comida, são tarefas que me parecem mais difíceis de gerir.

É aqui que reparo que algo não anda bem e que preciso de dar mais atenção à minha desorganização interior.

Quais são as minhas ferramentas para me ajudarem nesta tarefa de organizar de dentro para fora? 

- MEDITAR - Parar uns minutos, 5 que sejam, a tomar consciência da respiração, a acalmar a mente, ajudam bastante a ultrapassar alturas mais agitadas. À noite gosto de fazer meditação guiada. Já na cama escolho um vídeo de 10 minutos (mais do que isso não, porque sei que vou adormecer antes de terminar, e não é o meu objetivo) e deitada, quente, confortável, ouço-o. Há vários, mas gosto muito das meditações de ho'oponopono!

- ESCREVER /JOURNALING - Gosto muito de escrever e regra geral a escrita ajuda-me a trazer clareza. Passar para o papel torna os pensamentos mais óbvios, mais fortes, e não raras vezes, ajuda-me a relativizar certos "problemas". 

- DIÁRIO DA GRATIDÃO - Escrever coisas pelas quais sou grata, ajuda-me imenso. Não só escrever, como reler coisas que escrevi há mais tempo. Às vezes acontecem-nos coisas muito importantes e que valorizamos na altura, mas depois começam a fazer parte da nossa vida e acabamos por esquecer um pouco o que conquistámos. Reler o diário da gratidão ajudar-me tanto como escrever nele! 

- YOGA E YOGA NIDRA - A prática de Yoga ajuda-me muito a vários níveis. Yoga é vida! Mas ultimamente, quando me sinto mais cansada ou preocupada e com dificuldade em concentrar-me, gosto do Yoga Nidra. É um relaxamento profundo, em que 30 minutos desta prática equivalem a umas horinhas de sono. Costumo fazer 20 minutos na minha hora de almoço, parece que dormi sem dormir, fico muito relaxada mas sem ficar mole e sinto-me revitalizada. 

- LER ALGO QUE ME INSPIRE - Pode ser um blogue, um livro ou até uma frase ou afirmação positiva. Tenho uma pasta no Pinterest só com frases inspiradoras para me ajudar nos dias menos bons! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário