terça-feira, 17 de novembro de 2020

BONS HÁBITOS PARA UMA CASA PEQUENA E SAUDÁVEL

 


Vivo num casa pequena há 11 anos. Na verdade vivi numa durante 5 anos e na atual vivo há 6!

A casa dos meus pais é grande e a falta de espaço nunca foi uma preocupação enquanto lá vivi. Conseguia guardar tudo o que já não precisava, toda a tralha, roupa que não me servia mas que podia vir a servir, etc...

Quando vi o meu espaço bastante reduzido, vi que tinha de ser mais seletiva e organizada. 

Não foi fácil, porque tinha muita dificuldade em desfazer-me de coisas que não usava por ter medo de voltar a precisar. 

Achava que podia manter tudo, independentemente de usar ou não, e "organizava" dentro de caixas e armários. É se pensarmos, essa ideia é-nos vendida por marcas como a Ikea, por exemplo. Muitas prateleiras com caixas organizadoras. Pode ser realmente uma boa solução, mas não quer dizer que o facto de termos tudo dentro de caixas que esteja tudo bem organizado, ou que tudo faça falta na nossa vida. 

Com o tempo fui percebendo várias coisas:

- o problema não era a falta de espaço, mas sim o excesso de coisas,

- não vale a pena guardarmos coisas que não usamos, 

- é bom desfazermo-nos de coisas que não usamos para arranjarmos espaço para coisas novas, ou simplesmente para termos espaço vazio,

- espaço vazio é melhor que espaço atulhado,

- a tralha não se organiza, só acumula pó, dificulta a boa limpeza, atrai má energia e faz criação, pois tralha atrai tralha,

- destralhar com frequência ajudar-nos a poupar tempo,

- é importante que em casa tudo tenha a sua casa,

- ter pouca decoração ajuda a manter a casa mais limpa e o visual mais leve,

- quando entra um novo, sai um velho, 

- não temos de guardar presentes, ou recordações, que não gostamos, 

- uma casa arrumada e "suja", parece que está limpa, uma casa limpa e desarrumada, parece que está suja,

- ter uma rotina diária é muitas vezes o suficiente para manter tudo em ordem,

- a nossa casa tem de responder às nossas necessidades, seja a nível estético, como a nível de espaço.

Na verdade acho que são bons hábitos para qualquer casa, independentemente do seu tamanho. Desejo ter uma casa maior, mas não demasiado grande, mas o meu principal objectivo é ter só o que preciso, nem mais nem menos. Desta forma o espaço, ou a falta dele, nunca será um problema (ou pelo menos um grande problema)! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Eu tenho imensa dificuldade em gerir tralha em casa. Tal como escrevestes, receio que possa vir a precisar. Mas como em breve vou vender a casa, ando a tomar coragem para destralhar muita coisa... só quero levar o importante para a nova casa(algumas recordações que ficarão sempre).
    Mas está a ser difícil, sou capaz de "mexer" na garagem... e hoje vejo uma peça que quero guardar, noutro dia, afinal já não a quero e deito fora ;) não sei como vou gerir isto, mas tenho de "arrumar" muita coisa.
    Beijocas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que quando temos espaço para guardar, é mais difícil gerir. Quando o espaço é diminuto, temos de aprender a destralhar, a não ser que não nos incomode a tralha. Para mim tem sido libertador, e acho que no meio de tanto destralhe não me arrenpi de nada que desapeguei. Já viste a série da Marie Kondo na Netflix? Aconselho! Pode ser que te ajude. Também gosto de um blogue que fala disso, o So happy with Less. Pode ser que te ajude a mudar a "frequência" e te ajude nos destralhe que vais ter de fazer. 😉 Beijinhos!

      Eliminar
    2. Bigadas... já andei a espreitar o blog, gostei. Vou ter de me dedicar mais um pouco ;)
      Beijocas

      Eliminar