Há muito que quero voltar a praticar Yoga regularmente. Tenho feito algumas tentativas, aguento-me durante uns tempos mas depois volto a procrastinar. Não tem sido fácil!
Há duas semanas estive a refletir no assunto (muito reflito eu...) e fiz uma lista onde respondo às perguntas :
- Porque é importante para mim praticar exercício regularmente?
- Qual o melhor horário para praticar?
- Porquê praticar de manhã?
- Porquê diariamente?
- É importante praticar exercício regularmente porque sinto-me melhor, fico mais ágil, mais forte, mais magra, mais saudável, baixa o colesterol, ajuda-me a focar mais.
- A prática de manhã tem a vantagem de estar "sozinha" já que os homens estão a dormir, tenho mais tempo, fico com o assunto despachado, é uma forma de ter um tempo só para mim.
- Pretendo praticar diariamente para ter uma rotina, para voltar a estar em forma, para diminuir as dores nas costas e melhorar a postura, para evitar procrastinar (se não faço num dia provavelmente procrastino mais).
O meu objectivo era levantar-me todos os dias às 7 (ao fim de semana pode ser às 8) para fazer 40 minutos de yoga/pilates, tomar um banho e estar pronta à hora habitual.
Ora bem, na primeira semana, o entusiasmo era muito, correu muito bem. Fiz exercícios simples de Yoga, a pensar na minha coluna. O objetivo era fazer exercícios para fortalecer esta zona, já que tenho tido muitas dores e noto a minha postura mais torta. Não queria fazer nada para ficar muito cansada, pois sei que neste momento isso iria desmotivar-me.
As dores, numa semana, melhoraram muito e todos os dias via que já era menos difícil fazer certas posturas.
Depois na segunda semana a coisa já correu pior (está a correr, pois estou na segunda semana).
Tenho andado mais cansada e de manhã não me apetece levantar. O que é estúpido, porque depois nem durmo e ao fim de 40 minutos tenho de me levantar... 😏
E é nisto que tenho de pensar quando não me apetece levantar de manhã. Esses 40/50 minutos a mais na cama não fazem diferença e se eu tivesse um compromisso com alguém, teria de me levantar. O compromisso é comigo, é para meu bem, portanto tenho de me focar nisso. E sei que depois fico a sentir-me lindamente, não tenho sono durante o dia e a longo prazo terei bons resultados, tanto fisica como psicologicamente.
Amanhã é um novo dia e estou com esperança que vou levantar-me, com ou sem vontade, para a minha prática de Yoga.
Com pequenos passos, fé e foco, a coisa vai! 😊
Sem comentários:
Enviar um comentário