terça-feira, 1 de dezembro de 2020

GESTÃO FINANCEIRA

 Longe vão os tempos em que eu me dedicava de corpo e alma a apontar todos os gastos mensais e a planear a nossa vida financeira!

Com o tempo fui fazendo as coisas "de cabeça", sem escrever, sem planear a fundo e achava que a coisa estava controlada.

No entanto, de mês para mês noto que gastamos mais dinheiro e comecei a perceber que ter tudo na cabeça já não era o suficiente, nem era eficiente!

Aproveitei o mês de Novembro para voltar ao hábito do controlo financeiro. Fiz uma tabela onde dividi todas as nossas despesas mensais. Não chego ao pormenor de escrever quanto gastamos (e onde) por dia, porque para mim não faz sentido. É-me suficiente saber que gastei 20€ numa semana e que o meu marido gastou outros tantos. Esse dinheiro gasta-se nas pequenas coisas, cafés, revistas, pastilhas, garrafas de água... Coisas do género.

Mas registei tudo o que gastámos em supermercado, mercearia, farmácia, gasóleo, etc. 

Hoje foi dia de fazer contas e de ficar de boca aberta com o que gastámos em supermercado e mercearia. Foram as fatias maiores!

Apesar do choque, é bom ter noção do que realmente se gasta e onde. Em Dezembro vou continuar com este registo de despesas, para que em Janeiro comece a fazer uma coisa mais elaborada e com outros objetivos definidos (poupança, por exemplo)!

Hoje iniciamos o último mês do ano, e eu fiquei com alguns posts iniciados em Outubro e Novembro por terminar e publicar. Provavelmente irei trazê-los neste mês. Para já a disponibilidade não é muita, e pelo menos até dia 10 estarei muito ocupada. É natural que apareça pouco por aqui. Não pensei em nenhum tema para este mês, mas falarei sobre isso noutro post. 

Para já desejo-vos um Feliz Dezembro! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Gasto muito dinheiro em superemrcado.. é o nosso grande "problema".
    Tenho de fazer o mesmo, definnir objetivos de gastos e poupanças, mas vou começar já :)

    Beijinhos

    celine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também Celine. Acho que não gastamos mal gasto, mas está tudo caríssimo. A teoria do meu marido é que se gastamos é porque temos, infelizmente há quem não tenha! Mas custa saber que os bens essenciais estão tão caros! Beijinhos!

      Eliminar
  2. Cá por casa também já tenho essa técnica... ele gasta-se na mesma, mas no final tenho uma noção das despesas e posso tentar ajustar sempre para melhores resultados...
    Penso que é uma ferramenta útil, para se conseguir perceber para onde vão os €€€.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também acho importante sabermos para onde voa o dinheiro, para irmos melhorando aqui e ali. Mesmo sabendo que ele há-de gastar-se sempre em qualquer coisa! 😌 Beijinhos!

      Eliminar