sábado, 7 de novembro de 2020

O HÁBITO DE FAZER A CAMA TODOS OS DIAS

 Em tempos, e não foi há muito tempo, eu não tinha o hábito de fazer a cama todos os dias. (E acreditem que até me faz uma certa confusão como é que isso acontecia...) 

Na casa dos mês pais, fazia sempre. Levantava-me, abria um pouco a janela, ia tomar banho e quando regressava ao quarto fazia a cama.

Depois de casar a coisa alterou um pouco. Uns dias porque não dava tempo antes de ir trabalhar, outros porque não achava importante, outros porque deixava para depois e acabava por passar o dia e só antes de dormir é que ajeitava a cama.

Quando via vídeos onde falavam de bons hábitos diários e referiam a importância de fazer a cama todos os dias de manhã, eu não concordava plenamente. 

Os benefícios apontados eram sempre:

- começar bem o dia, 

- ter o quarto arrumado ajuda a manter a casa arrumada, 

- entrar no quarto durante o dia e ver a cama desarrumada influencia-nos negativamente, 

- ajuda-nos a organizar mentalmente. 

Um dia ouvi que devíamos fazer a cama todos os dias porque se não o fizermos o nosso anjo da guarda fica a dormir o dia todo e não nos protege! 😊 Achei muita piada a este raciocínio! 

A minha teoria era que tinha o quarto arrumado e a cama só não estava feita, mas também não estava "bagunçada".  O facto de entrar no quarto não era problema, porque raramente entrava no quarto. O facto de poder aparecer alguém de surpresa, coisa que adoro, também não me incomodava porque ninguém tem nada que ir ao meu quarto, além de que a porta estaria fechada. 

E como a porta estava sempre fechada, realmente não me incomodava muito. 

Por outro lado, a cama do Gonçalo, pelo menos desde que dorme no seu quarto, era sempre feita. Eu via que era muito diferente o clima do quarto dele e o clima do nosso. A porta do quarto dele estava sempre aberta e ver que o quarto estava arrumado e a cama feita fazia realmente diferença. 

Quando começou a quarentena em março, comecei a fazer também a nossa cama tooodos os dias. Tornou-se um hábito e confesso que até tenho uma certa vergonha de admitir que a cama não era feita todos os dias. Realmente dá um ar de desleixo ao ambiente, e inconscientemente estamos a dizer que não nos importamos, que para nós é indiferente estar arrumado ou não. O nosso espírito fica preguiçoso (li isto no livro "Manual de um Monge Budista para limpar a casa e a mente"). 

Não faço as camas antes de sair de casa, porque nem sempre tenho tempo, e gosto que apanhem ar. Mas antes de almoço faço sempre, vaporizo com a minha mistura de álcool e amaciador para ficar cheirosa, e a noite quando nos deitamos ainda cheira bem! 

Abro as cortinas para o sol entrar nos quartos, principalmente no meu, que está virado a nascente e nas trazeiras da casa. Ver o quarto todo arrumado (e não basta fazer a cama, é preciso arrumar roupa que há sempre por arrumar), com claridade e luz natural, ajuda realmente a ter a casa com melhor energia. 

É um ótimo hábito! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário