terça-feira, 2 de março de 2021

MOMENTOS MAUS - COMO TENTO ULTRAPASSAR

 Três semanas depois do meu tio falecer, faleceu a minha avó. Não chegamos a dizer-lhe que tinha perdido outro filho. Foram vários os motivos para esta decisão, mas o facto de vermos o seu estado de saúde a piorar de dia para dia, foi o principal.

Estas três semanas foram extremamente difíceis. O facto de sabermos que a minha avó não iria recuperar (o médico preparou-nos para tal) e de todos os dias sabermos que estava um pouco pior, levou-nos muito abaixo.

E nesta alturas há sempre pessoas que se revelam. Umas para o bem e outras para o mal. Cada um dá o que tem dentro de si, não é?

Foi uma fase muito turbolenta a nível familiar. E talvez não tenha ficado por aqui... Veremos! 

Eu, que andava em baixo há algum tempo, tive de arranjar forças, por mim e pela minha mãe. As coisas simples podem realmente fazer diferença e foi por onde comecei:

- CHORAR - Sempre que senti necessidade chorei. Chorei muito, mas desabafei e libertei-me de muito peso através do choro.

- MEDITAR - Meditar faz bem à alma. Ajuda-me muito, já me ajudou noutras fases difíceis, portanto é algo prioritário quando me sinto triste.

- HO' OPONOPONO - Há um mês que faço pelo menos uma vez por dia a oração original de ho'oponopono. Tem-me ajudado muito e já a ensinei à minha mãe.

Deixo-vos dois links de vídeos com essa oração, e na descrição de cada vídeo explica o objetivo da oração, tal como a sua origem. Poderei fazer um post sobre isso. Gostavam? 

Regina Tavares-https://youtu.be/O_Z08RAjIos

Camila Zen-https://youtu.be/BWoMshyQBeM

A oração é igual em ambos os vídeos, mas como são vídeos de autoras diferentes, podem preferir um ou outro. 

- OUVIR PODCASTS INSPIRADORES - Gosto muito do podcast da Inês Nunes Pimentel e nestas semanas ouvi os que mais me tocaram, inspiraram e fizeram sentido. Deixo-vos os links caso queiram ouvir.

Vidas passadas e evolução da alma, com Sónia Brito

Astrologia para 2021, com Sónia Brito

Compreender astrológicamente a fase da pandemia é preparação para nova era

 Como trabalhar a energia da nossa casa e alinhá-la à nossa essência, com Inês Viana

Alimentação como medicina, com Ana Garcez

- LER SOBRE ESPIRITUALIDADE - Cuidar da nossa espiritualidade ajuda-nos a seguir um caminho mais calmo, sereno e por consequência mais feliz. É um assunto delicado, mas espiritualidade engloba muita coisa e cada um de nós deve encontrar aquilo que faz mais sentido para si. Aquilo que tenho lido tem-me ajudado a aceitar melhor a morte. Já perdi muitas pessoas queridas, mas era mais nova, talvez menos atenta, e foram perdas com espaço entre si. Houve tempo para o luto de cada uma delas. Agora não tem sido fácil, ainda não recuperámos de uma perda já estamos a viver outra. Portanto, tenho procurado ler coisas que me ajudem a aceitar. Continua a haver dor e tristeza, mas há mais serenidade em todo o processo.

VOLTAR ÀS ROTINAS - O facto destes últimos acontecimentos terem sido durante o confinamento, piorou a situação. A rotina é diferente agora, e eu vi-me sem motivação para nada. Como referi várias vezes, essa desmotivação já vinha desde o final de 2020 e foi sempre piorando. Tentei sempre fazer o mínimo, mas também me dei tempo para voltar ao meu normal, e tentei não dramatizar. No entanto fui sempre tentando voltar às minhas rotinas, mesmo com as alterações necessárias.

 Trabalhar em casa, on-line, não é a mesma coisa, mas é melhor do que não trabalhar, por exemplo. Trabalho menos horas, mas ter obrigações a cumprir ajudou-me a recuperar.

Cuidar da casa, por exemplo, foi algo que esteve adormecido. Fazia o mínimo diário, mas sentia que estava a ser insuficiente e que a casa precisava de uma grande limpeza e organização. Ontem consegui fazer uma grande limpeza geral, e ver a casa limpa dá outro ânimo.

Fiquem bem! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Querida Helena...
    Muita, muita força nesta fase menos simpática... espero que tudo vá encaixando a seu tempo. Beijocas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carla! Têm sido dias difíceis, mas sairemos daqui mais fortes! Acredito que a seu tempo tudo melhore, sim! Beijinhos e muito obrigada pelo apoio! 😘

      Eliminar