segunda-feira, 29 de março de 2021

ORGANIZAÇÃO DAS TAREFAS DOMÉSTICAS (NOVAMENTE...)

 A organização das tarefas domésticas em sido uma luta, mas vamos lá porque para a frente é que é o caminho.

Desde que o Gonçalo nasceu (antes também, mas vamos fazer de conta que é algo recente) que tenho fases difíceis no que toca à organização das tarefas domésticas.

Fazer um pouco diariamente é o meu lema. Há muito que coloquei de parte a ideia de que sábado é dia de limpezas gerais. No entanto, o ir fazendo um pouco todos os dias tem as suas desvantagens. Há sempre coisas que ficam por fazer e chega o dia que parece que por muito que se limpe, nada brilha.

Pessoalmente, gosto de fazer o seguinte:

- Todos os dias faço o mínimo necessário: fazer camas, lavar, apanhar e dobrar roupa, arrumar objetos fora do lugar, cozinhar, lavar louça, varrer divisões mais usadas, lavar chão das divisões mais usadas (neste caso não é diariamente, mas dia sim, dia não costuma ser) limpar bancada, mesa e cadeiras da cozinha, jogar lixos fora...nada de mais, portanto, pouquíssima coisa! Algumas tarefas são realizadas pelo meu marido.

- Um dia por semana, além do mínimo decretado por mim, aspiro a casa toda (incluindo o pó dos móveis, das janelas, as teias de aranha nos tetos, etc) e lavo o chão da casa toda. Parece simples, mas faz toda a diferença na manutenção da casa. Esta tarefa tem sido mais difícil agora no confinamento!

- De duas em duas semanas fazemos então uma limpeza mais profunda na casa toda. Aquela limpeza que nos dá a sensação de recomeço, de novo... Limpamos moveis com um produto especifico e cheiroso, desviamos moveis para aspirar tudo bem, limpam-se quadros e candeeiros, vidros e por aí.

 O bom deste sistema é que a limpeza de duas em duas semanas não chega a ser desgastante porque vamos mantendo as coisas em ordem até lá. O mau, é que devido às tarefas diárias, tenho a sensação que estou sempre a fazer o mesmo.

Por exemplo no tratamento da roupa, no inverno vai dependendo do tempo. Se tivermos uma semana de chuva, não lavo roupa, mas quando está sol, a máquina não para. Agora, como tem estado bom tempo, tenho optado por lavar dia sim dia não, duas maquinas. A minha maquina é de 5 kg, muito pequena para uma família de 3 pessoas (pessoas que estejam a "montar" casa agora, lembrem-se que os eletrodomésticos podem durar e a família entretanto aumentar), portanto é raro ter roupa apenas para uma máquina. Antes, lavava todos os dias uma maquina, mas estar todos os dias a estender, apanhar, dobrar, chateava-me e achava que perdia muito tempo. Assim, lavo 2 máquinas a cada 2 dias, mas tenho umas folgas pelo meio. Acho mais vantajoso.

Recentemente pensei em alterar um pouco a rotina. Pensei em colocar em pratica alguns pontos do Sistema Fly Lady (já falei deste sistema há uns aninhos neste post). Algumas coisas, eu já faço. Por exemplo, os Hot Spots, a rotina da manhã e a rotina da noite. Mas pensei em começar a cuidar de uma divisão em cada semana do mês.

Podem ler sobre este sistema aqui.

Até dividi a minha casa e seria algo assim:

1ªsemana - Hall e quarto do Gonçalo

2ªsemana - Casa-de-banho e quarto de casal

3º Semana - Sala 

4ª semana - Cozinha e lavandaria 

E cada divisão teria as 1001 tarefas correspondentes, que poderiam ser realizadas todas as semanas ou não. Por exemplo, limpar o interior das gavetas. Não me parece que seja necessário realizar esta tarefa semanalmente, mas o facto de estar numa lista de tarefas de uma divisão permitiria que não fosse esquecida.

Acontece que pensei nestas alterações em janeiro. Adiei para fevereiro, em fevereiro adiei para março e neste momento acho que tanto adiamento significa que no fundo não é disto que estou a precisar neste momento.

É possível que seja por estarmos muito tempo em casa. Talvez em abril, com o regresso à rotina, que volte a sentir necessidade de fazer algumas alterações. Mas por enquanto vou manter as coisas assim: 

- O mínimo diário, limpeza do chão todo uma vez por semana e limpeza profunda de 2 em 2 semanas.

Claro que há outras tarefas que têm de ser realizadas com frequência, por exemplo mudar a roupa das camas ou lavar a casa-de-banho. São coisas que vou fazendo no dia-a-dia. Não tenho um dia certo, faço consoante a necessidade. A roupa de cama costumo mudar ao fim-de-semana, mas pode ser a sexta ou à segunda... a casa-de-banho vai sendo limpa diariamente e a limpeza profunda é feita num dia com menos afazeres, ou do dia da limpeza completa do chão.

Quero ter uma rotina bem organizada de forma a ter a casa em ordem, no verdadeiro sentido da palavra, sem ter um esgotamento por ter tanta coisa para fazer. 

Vida de dona de casa não é fácil, não acham?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário