Como partilhei neste post, escolhi três livros para iniciar as leituras de 2021.
Li dois em janeiro e iniciei o terceiro em fevereiro, mas devido aos acontecimentos desse mês, acabei por não avançar muito na leitura e coloquei-o, para já, de parte. De momento não é um tema que me interesse ler.
Portanto em janeiro li "Mude de horário, mude de vida" e "Casa organizada, vida feliz". Em março li um livro que foi sugerido pela Sónia Brito num dos podcast com a Inês Pimentel, que partilhei neste post.
O livro chama-se "Muitas vidas, muitos mestres", e até foi engraçado, pois procurei no site da Bertrand pelo livro, mas não o encomendei. Nesse mesmo dia vi que alguém o colocara à venda num dos grupos de facebook que sigo e, onde já comprei vários livros em segunda mão. Não hesitei e fiz logo negócio!
Mas voltemos ao inicio, o primeiro livro do ano:
. MUDE DE HORÁRIO, MUDE DE VIDA
Deixo-vos o índice para terem uma ideia do que faz parte do livro.
Este livro fala da importância e dos benefícios de respeitarmos os ritmos circadianos (os ciclos biológicos determinados por variações de luz e temperatura).
Apresenta várias dicas para se ter um estilo de vida saudável e explica como com pequenas alterações (umas mais fáceis que outras, dependendo da pessoa, claro) podemos emagrecer, ter mais energia, ter um sono verdadeiramente reparador e ter uma vida mais calma.
Achei o livro muito interessante, mas destaco a sugestão do Dia Ayurvédico, onde se divide o dia em seis partes em função das necessidades do corpo. Aqui o autor, além de explicar como seria este dia, ainda dá a sugestão do mínimo que se pode fazer diariamente (que me agradou muito):
"- Deite-se a uma hora certa todas as noites, idealmente por volta das dez e meia.
- Faça a refeição mais substancial do dia ao meio-dia.
- Faça exercício ao acordar."
"Adote estas três medidas ao longo de sete dias consecutivos e o beneficio no seu bem-estar geral será por demais evidente."
O livro tem alguns testes, cada um com um objetivo, que me agradaram muito.
O primeiro é sobre o sono e com ele podemos descobrir, caso ainda não o saibamos, se somos pessoas de sono leve, pessoas de sono variável ou pessoas de sono pesado. Eu sou uma pessoa de sono leve, já o sei há muito tempo, mas foi interessante comprova-lo. São ainda apresentadas sugestões para cada tipo de sono, de forma a melhorarmos nesse aspeto.
É também apresentado um teste para identificarmos o nosso tipo de metabolismo: metabolismo variável, forte ou lento. Sempre com a devida "receita" para melhorar cada um deles. Como não podia deixar de ser, o meu metabolismo nesta fase da minha vida é lento, como eu previa, apesar de ter ficado ali no limite. Os resultados ficaram muito perto uns dos outros.
Por fim, no que diz respeito a testes, temos o teste para descobrirmos o exercício ideal para nós e que tipo de desportistas somos. Neste momento eu sou uma atleta variável (há ainda os atletas intensos e os atletas ligeiros). Noutros tempos as respostas teriam sido muito diferentes, portanto seria outro tipo de desportista.
A piada destes testes é que podem ser feitos ao longo da vida e vamos percebendo em que "pé" estamos.
Gostei também das bebidas que são sugeridas ao longo do livro. A que achei mais interessante foi a Bebida Saborosa de Gengibre. Para já, foi a única que experimentei.
Nesta bebida estão incluídos ingredientes com sabor doce, ácido, salgado, amargo, picante e adstringente. "Por ter um sabor tão complexo, esta bebida ativa as papilas gustativas e isso permite-lhe, num só sorvo, satisfazê-las antes sequer de levar a primeira garfada à boca."
Sugere-se que se tome uma pequena quantidade (1/4 colher de chá) antes de cada refeição e desta forma o paladar vai sendo limpo, por assim dizer.
A receita é a seguinte:
2 c.chá de gengibre acabado de ralar
4-5 c.chá de mel, açúcar de cana integral ou açúcar de tâmara (eu fiz com mel)
1/4 c.chá de sal dos himalais (usei sal grosso)
1/4 c.chá de pimenta preta
2 c. chá de sumo de limão
Mistura-se tudo num frasco e guarda-se no frigorífico. Dará para cerca de um mês.
A primeira vez que experimentei, detestei. Achei super picante, só me soube a pimenta. O que é incrível, já que o mel é o ingrediente em maior quantidade. O que significa que o meu paladar estava muito habituado ao doce e pouco ao picante. Agora já sinto doce, o amargo do limão... sal, acho que ainda não identifico, o que também tem a sua piada.
Há ainda alguns chás indicados para beber em alturas especificas do ano. Ainda não experimentei nenhum, mas pretendo fazer o da Primavera. Partilharei quando o fizer.
Considero o bom livro para ter, ler, reler e ir consultando ao longo da vida.
. CASA ORGANIZADA, VIDA FELIZ
Quando comecei a ler este livro, achei um bocadinho mais do mesmo. Já li vários livros sobre organização da casa, tenho alguns, e de inicio este não me pareceu ter nada de novo.
Mas depois mudei de ideias. É um livro simples, muito bem organizado e de fácil consulta. É ótimo para quem está a iniciar-se na organização, ou para quem não sabe muito bem por onde começar. Tem mesmo muitas dicas e todas elas fantásticas. Para não falar das fotos, que achei muito giras e inspiradoras.
Emprestei-o à minha mãe assim que o terminei. Por ser uma leitura leve, fácil, achei que seria bom para a distrair dos problemas. A minha mãe é dona de casa há uma vida, dificilmente o livro teria algo que ela não soubesse. Mas ela disse-me que a entusiasmou, deu-lhe motivação para destralhar uma serie de coisas lá em casa e para reorganizar vários armários.
Portanto, apesar de ser um livro com "mais do mesmo", como na minha primeira impressão, pode ser também o impulsionador que às vezes nos falta.
. MUITAS VIDAS, MUITOS MESTRES
Este livro foi escrito por um psiquiatra e nele estão relatados episódios de consultas com uma doente especifica.
A doente tinha vários problemas para os quais não encontrava justificação e depois de tentarem outras abordagens, o médico resolveu experimentar a hipnose.
Foi um livro difícil de ler, demorei imenso tempo, apesar de ser muito pequeno. Não é um tema que domine, ou onde esteja particularmente à vontade. Tive de ir lendo e ir digerindo.
O livro fala de regressão a vidas passadas e de conselhos de espíritos mestres, que vão aparecendo nas regressões e falando com o psiquiatra através da doente.
Devo dizer que tive dificuldade em acreditar em tudo. Em certas alturas lia como se fosse um romance qualquer, sem base cientifica. Não é um livro para todos! Gostei, despertou-me para outras coisas, mas como disse, ainda estou a digeri-lo.
Estas foram as minhas leituras do primeiro trimestre de 2021. Não é muito, mas é melhor que nada e o que interessa é ir lendo. A seu tempo voltarei a ler resmas de livros! :)
Já leram algum destes livros? Ficaram com vontade de ler algum?
Sem comentários:
Enviar um comentário