quinta-feira, 22 de julho de 2021

ACEITAÇÃO DO CORPO E A IDADE

 Desde miúda que gosto de ler revistas e sempre li que muitas mulheres gostam mais do seu corpo aos 30 ou 40, do que aos 20, mesmo que pesem mais ou tenham mais celulite.

Ora isto era algo que me fazia muita confusão lá nos meus 16, 17, 18 anos.

Se eu praticava desporto e fazia trinta por uma linha, achava-me sempre gorda e com mil defeitos, como poderia aos 30 ou 40 sentir-me melhor mesmo que aumentasse de peso?

A verdade é que desde essas idades, em que já não era criança, mas ainda tinha muito a aprender, apesar de achar que sabia tudo, tentei sempre cuidar-me bem dentro do que me era possível, para que a idade não fosse um fardo.

Agora, a um mês de completar 40 anos,  vejo que realmente é verdade. No geral, claro, a idade traz-nos confiança, aceitação, leveza para nos sentirmos bem independente do peso ou da celulite. 

E o pior, é que nem éramos gordas e feias como achávamos. 

Há dias estivemos na casa dos meus pais a ver fotos. Vi muitas da minha adolescência e achei-me tão elegante. Tinha borbulhas, em muitas fotos tinha mesmo muito acne (que me deu muitas dores de cabeça), mas não era feia e gorda como me achei tantas vezes. Que parvoíce!

Agora quando ouço a minha sobrinha com 19 anos a dizer que não usa determinada roupa porque a "engorda",  ou que só vai comprar rouoa nova quando emagrecer, penso mesmo que não vale a pena. Desperdiçamos ótimos anos das nossas vidas à procura duma perfeição que não existe. Apetece-me chucalha-la quando diz estas coisas, mas é um processo dela, não meu. 

Por isso digo, a idade pode mesmo trazer-nos esta leveza necessária para nos aceitarmos. E quando digo aceitar, não digo desistir. Não digo que devemos deixar de praticar exercício fisico, ou de usar cremes, ou de ir ao cabeleireiro, ou de comprar roupa nova, ou o que for.

Aceitar é continuar a cuidar, independentemente do peso ou das rugas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário