quinta-feira, 9 de setembro de 2021

BOLO CASEIRO PARA DIAS DE CHUVA

 


(Post escrito na quarta, dia 8)

Hoje tem estado um típico dia de início de Outono. Ora chove, ora faz sol.

Como tinha muitos ovos em casa, ontem combinei com o meu filho que hoje depois de almoço faríamos um bolo.

Para além de entretê-lo, era também uma forma de usar alguns ingredientes que tinha em casa a precisar de despachar.

Um resto de farinha para bolos, flocos de aveia, maçãs que trouxe dos meus pais (têm tantas que até tenho distribuído pelos vizinhos).

Procurei na minha biblioteca de receitas do pinterest e a tarefa foi rapidíssima.

A receita original é a seguinte:

- 1 banana 

- 2 maçãs picadas para a massa, e 2 maçãs fatiadas para enfeitar o bolo

- 1 chávena de chá de farinha de aveia

- 1/2 chávena de chá de farinha com fermento 

- 2 ovos

- 1 c.s. de fermento

- canela em pó qd

No liquidificador misturam-se os ovos com as maçãs e a banana. À parte misturam-se as farinhas com a canela e o fermento, junta-se a mistura do liquidificador e coloca-se na forma untada. Por cima colocam-se as maçãs fatiadas e polvilha-se com canela. 

Eu, como sempre, fiz algumas alterações.  Porque faço sempre, e porque não tinha todos os ingredientes e ainda porque achei que faltava qualquer coisa.

Portanto, não tinha banana, por isso acrescentei 1/2 chávena de chá de açúcar amarelo. Não tinha farinha de aveia, triturei os flocos de aveia no liquidificador, acrescentei 2 colheres de sopa de margarina, 1 colher de sopa de vinho do porto e uma pitada de gengibre ralado. Acrescentei ainda 4 ovos aos 2 da receita. Os meus ovos eram pequenos, caseiros mas pequenos, e ovo num bolo nunca é demais.

Primeiro triturei as maçãs no liquidificador e depois acrescentei os restantes ingredientes, bati tudo até ficar uma massa bem homogénea, no fim só envolvi o fermento sem bater (dizem que não se deve bater, não sei...).

Coloquei papel vegetal na forma retangular, despejei a massa, enfeitei com as fatias de maçã e polvilhei com canela. Levei ao forno pré-aquecido durante 40 minutos em fogo baixo e pronto.

Durante este tempo, o Gonçalo perguntou-me várias vezes pelo bolo e quando ficou pronto e arrefeceu, lá fomos comer uma fatia cada um. 

No fim, depois de comer a fatia toda, o meu filho diz-me com tom de repreensão: Mãe... o bolo 'tá picante!

E está um bocadinho... é do gengibre. O meu marido diz que não acha! E picante ou não, não deve estar mau porque quase que já não há. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário