sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

JANEIRO - MÊS DE GASTAR MENOS

 Há uns aninhos, acho que por influência de algum blogue, defini que Janeiro é mês de poupar. (Depois de pesquisar no blogue, vi que a primeira vez que fiz foi em Fevereiro de 2013. Podem ler aqui, se vos interessar.)

Como temos as festas em Dezembro, onde se costuma gastar muito dinheiro, acho bom equilibrar as coisas em Janeiro. 

Para isso, basta-me fazer um inventário do que temos em casa, e definir que vamos usar tudo até ao fim antes de comprar novamente. 

Ou seja, vamos limpar tudo o que está no frigorífico, congelador e despensa, usar todos os produtos de limpeza que temos em casa, tal como todos os produtos de beleza.

Claro que temos sempre de comprar coisas (muitas coisas) mas a ideia é gastar o que temos e só comprar mesmo o que faz falta.

Hoje foi dia de compras de supermercado e o que comprei, mais o que temos (em termos de alimentação) dará para várias refeições bem planeadas. 

Portanto, de grosso modo o que comprei hoje em termos de alimentação, foi:

- Charcutaria, queijo, manteiga,

- Bebidas vegetais e leite,

- Iogurtes,

- Maçãs, bananas, tomates e cebolas,

- Choco limpo congelado,

- Pescada congelada para cozer,

- Pescada congelada para fritar,

- 1 embalagem de nuggets de frango,

- 1 embalagem (600g) de vaca para jardineira,

Além disto, tínhamos no congelador:

- 1 embalagem de croquetes de carne,

- 4 lombos de salmão, 

- 1 lombo de bacalhau,

- 2 postas de bacalhau (daquela zona mais fininha),

- 1/2 frango caseiro (com o respetivo sangue)

- 1 aba de piano de porco,

- 6 coxas pequenas de frango,

- 2 salsichas frescas,

- 3 ou 4 bifanas de porco,

- 1 peito de frango,

- 2 farinheiras e 2 chouriços,

- 1/3 embalagem de frutos vermelhos,

Ainda temos alimentos prontos:

- 2 doses de arroz de frango no forno,

- 1 dose de rojões com molho,

- Feijão manteiga refogado com chouriço (gostamos para acompanhar refeições de carne), 

- 6 fatias de bolo de chocolate com nozes,

No frigorífico temos brócolos e couve flor da horta dos meus pais, cenouras, abóbora, tomates cherry e tomates em rama e, morangos que o Gonçalo adora. Ainda hoje foi o seu pequeno-almoço.

Dos meus pais trago sempre laranjas e tangeras (ontem esqueci-me) e de momento têm bastante agrião, que nós adoramos na sopa e na salada. Durante o fim-de-semana terei de ir abastecer-me destes produtinhos.

No despenseiro temos 10 embalagens de atum (comemos muito atum e aproveito sempre as promoções, recuso-me a comprar atum acima de 1€ a embalagem), 1 embalagem de anchovas (que o meu marido gosta), massas, tortlhas, arroz, feijão, ervas aromáticas, temperos, etc.

Depois de ver o que tínhamos em casa, de ter feito uma limpeza (acreditam que tinha uma embalagem de quinoa cujo prazo terminou em 2020?!) e de ter feito compras, foi altura de me sentar com calma, com um cafézinho (já vou bebendo de vez em quando) e pensar nas refeições. Com tantos ingredientes, o que posso fazer?

Vale a pena dizer, que fazemos os 3 as refeições principais em casa. Só o Gonçalo é que almoça nos avós 3 dias por semana. 

- Feijoada de choco (foi hoje o nosso almoço)

- Pescada cozida com legumes e ovo cozido (geralmente também comemos com feijão frade ou grão, o Gonçalo gosta muito),

- Pescada frita com arroz de tomate,

- Lombos de salmão no forno com legumes (será para várias refeições minhas, já que os homens agora não gostam de salmão...),

- Posta de bacalhau- arroz de bacalhau ou bacalhau à Brás,

- Postas de bacalhau fininhas - pastéis de bacalhau,

- Frango caseiro - uma parte é para o meu marido fazer arroz de cabidela para ele. Eu e o Gonçalo não gostamos, portanto a outra parte, é para estufar para nós. 

- 6 coxas de frango - cozer e desfiar para tomatada de frango e/ou frango à Brás.

- Piano - Grelhado ou no tacho, com os devidos acompanhamentos.

- Bifanas - Estufadas no tacho de barro. Provavelmente vão complementar uma sopinha. 

- Farinheiras - Farinheira com ovos mexidos (adoooro) e hambúrguer de Farinheira com camarão (uma receita que o meu marido quer fazer, nunca comemos. Para tal teremos de comprar camarão, porque de momento não temos).

- Carne de vaca - jardineira e esparguete com carne e ervilhas.

- Tortilhas de atum.

- Sopas.

Temos mais de 15 refeições com estes ingredientes. Ainda temos as refeições prontas no congelador, e algumas coisas com as quais não sei o que fazer (por exemplo 1 peito de frango e 2 salsichas frescas). De certeza que conseguirei inventar mais qualquer coisa e, no limite, posso sempre fazer uma quiche ou um arroz de tudo. Os croquetes e os nuggets são coisas para safar aqueles dias em que não preparei nada, ou só para acompanhar uma sopa.

A minha ideia é não ir ao super mercado nos próximos 10 dias, pelo menos, e a ir, será para comprar charcutaria, fruta e legumes.

Em termos de produtos de beleza, da minha parte não pretendo comprar nada. No mês passado comprei champô e máscara para o cabelo (embalagens grandes, que dão bem para 3 meses, pelo menos) tenho 2 óleos de cabelo a meio, 2 ativadores de caracóis, espuma e gel e ainda um spray tipo gel. A minha irmã alisou o cabelo e deu-me os produtos que tinha para caracóis, fiquei com tudo a dobrar. Tenho cremes de corpo, de rosto, protetores solares, desodorizantes... Durante 3 ou 4 meses não vou precisar de comprar nada, se for rigorosa a usar tudo até ao fim. 

Lembro-me que no primeiro ano que fiz este "desafio", estive 6 meses sem comprar produtos de higiene e beleza, tal não era a quantidade de coisas que tinha. Foi nesta altura que comecei a ser menos consumista.

A nível de detergentes, precisava de detergente de roupa e de loiça e, de amaciador. Comprei-os hoje no Lidl (comprei cápsulas de detergente de roupa, mas não sei se foi boa ideia... depois explico). De outro tipo de detergentes, não precisávamos. Temos de tudo um pouco e confesso que já são demais. Tenho uma caixa onde arrumo os detergentes, quando começo a não ter espaço na caixa é porque já há demasiada coisa. Tenho de gastar tudo e se calhar até vão dar para mais de um mês. 

Posto isto, posso dizer que escrever este post ajudou-me bastante a ver o panorama total. Se formos rigorosos, não vamos precisar de gastar muito dinheiro neste mês, pois temos o principlal em casa. 

Para ajudar, vou fazer uma lista com o que temos no frigorífico/congelador e colocar na porta do frigorífico, para vermos o que temos e o que vamos usando, tal como as refeições que podemos fazer. 

O que vos parece este tipo de desafio? Fazem alguma coisa do género?

Ontem vi um vídeo num canal português que gosto muito (Carla's Budget) onde a autora fala dos desafios que fez em 2021 e das poupanças e conquistas que fez. Eu fico sempre inspirada com este tipo de vídeo. Não tenho tanta motivação, e já fui mais organizada e disciplinada neste aspeto. Mas nunca é tarde para começar ou para voltar ao caminho.

Este tipo de gestão, eu podia fazer mensalmente, e nos últimos anos só tenho feito em Janeiro. 

E agora que me debrucei sobre o assunto, percebi que é um pequeno esforço que valerá a pena e poderá fazer muita diferença durante todo o ano, não acham?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário